sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Geraldo Romualdo da Silva, Glorioso patrimônio jornalístico

Geraldo Romualdo da Silva nasceu a 16 de março de 1916, em Conceição do Turvo, distrito de Piranga, estado de Minas Gerais, e faleceu a 16 de janeiro de 1996, no Rio de Janeiro. Filho de Franklin Romualdo da Silva e de ____, casou com Rachel e foi um dos mais destacados jornalistas botafoguenses do seu tempo, tendo convivido com todos os grandes jornalistas adeptos do Clube da Estrela Solitária, sobretudo nas décadas de 1940 a 1970.

Geraldo Romualdo estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde foi colega de João Baptista Figueiredo (futuro general-presidente do Brasil), e formou-se no Curso de Direito.

Foi um brilhante repórter e cronista esportivo, tendo ingressado na primeira administração do Jornal dos Sports (1931-1936), sob a direção de Argemiro Bulcão. Posteriormente trabalhou n’O Globo (1936 a 1958), O Jornal, A Manhã, Manchete, O Globo Esportivo. Em 1958 tornou-se chefe de reportagem no Jornal dos Sports (até 1994, aos 78 anos) e na revista O Cruzeiro também ocupou o importante cargo de Secretário de Redação.

Foi também comentarista da Rádio Globo e TV Rio e em 1958 foi convidado pela UFA para narrar o filme sobre a Copa do Mundo na Suécia. Em 1962 publicou o Guia da Copa do Mundo.

Geraldo Romualdo foi agraciado em diversas ocasiões: em 1953 recebeu o Prêmio de ‘Maior Repórter do Ano’; em 1974 recebeu a ‘Bola de Ouro do Esporte Brasileiro’ como repórter destaque de 1973, tornando a ser premiado com a mesma ‘Bola de Ouro’ em 1983.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro elegeu-o como o ‘Melhor Jornalista Esportivo de 1980 e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro atribuiu o seu nome a um logradouro do município em 1988.


Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo); Fontes principais: Facebook; https://www.ludopedio.com.br

4 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Nem sabia que ele era Botafoguense,confesso que só tinha ouvido falar,mas deve ter sido uma maravilha essa galera botafoguense da imprensa convivendo entre si,só gênios...
Assim como é o clube,embora passe umas porcarias por lá,esse clube só aceita "craques" fazendo história e que historia,hein Ruy...
E eu se tivesse influencia em GS,antes do jogador assinar o contrato,eu ia levar para conhecer o clube verdadeiramente e falar sobre os craques da posição que ele joga e que passaram por lá,se ainda o craque antigo tiver vivo,melhor ainda...
Suponhamos que eu queira contatar um lateral esquerdo,antes dele assinar contrato,assim como outros do elenco também,eu ja ia chegar falando e mostrando e pricipalmente diria:
"Rapaz,depois do que foi mostrado aqui,um clube que já teve na lateral esquerda,Nilton Santos,Rildo e Marinho Chagas por exemplo,a torcida não vai aceitar um futebol abaixo desse nível para a posição que voce joga e a cobrança vai ser forte, e aí,vai querer assinar ou não???"
Queria ver a reação de cada um lá,Ruy!!!
Isso não é para intimidar ninguém,é simplismente para mostrar que eles não estão jogando em um "clubeco" como a midia insiste em nos tratar.
Ia mostrar a realidade,já que temos HISTÓRIA vamos usa-la a nosso favor
E isso faria o jogador chegar com os pezinhos no chão,principalmente.
Mas nossos dirigentes são meros fantasmas...fazer o que,né
Saudações!!!

Ruy Moura disse...

Concordo inteiramente com a ideia, Carlos Eduardo, mas... em minha opinião todos eles iriam logo embora porque não há jogador no futebol brasileiro atual ao nível dos craques que tivemos. Na verdade, o único grande craque brasileiro da atualidade seria Neymar, e ainda assim jogando fora do Brasil, mas Neymar tem feito da sua vida profissional aquilo que todos nós podemos assistir. E que não é de pessoa-craque, mas de pessoa-medíocre. Uma pena.

Aliás, há muitos outros craques que atiraram pela janela fora a sua carreira, ou perderam a possibilidade de brilharem muito alto anos a fio. Ainda hoje estou convencido que o mais habilidoso jogador que vi atuar foi Ronaldinho Gaúcho, um verdadeiro fenômeno artístico que poderia ter sido o melhor futebolista de todos os tempos, mas a quem as noitadas fizeram dele apenas mais um craque igual a tantos outros - e não mais do que isso. Longe das brilhantes carreiras de Pelé, CR7 ou Messi.

Abraços Gloriosos.

Marcel Aoki disse...

Por favor, você teria o contato do familiar que ficou com os arquivos desse jornalista?

Ruy Moura disse...

Lamento, Marcel, mas não sei informá-lo sobre quem ficou com os arquivos de Geraldo Romualdo.
Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...