sábado, 22 de dezembro de 2007

Carlito Rocha e os tónicos

Enquanto foi presidente do Botafogo, Carlito Rocha teve épocas que, em General Severiano, dava mel na boca dos jogadores para os tornar mais fortes. Noutras épocas, Carlito optava por dar-lhes gemada também para os fortificar.

Mas uma das mais sofisticadas estratégias de Carlito refere-se à tentativa de evitar que os jogadores tomassem bebidas alcoólicas.

Treinando a Selecção Carioca, Carlito descobriu que os atletas tomavam doses cavalares de cachaça num botequim próximo do local de treino. Então, apareceu com um punhado de mangas, rosadas e carnudas, dizendo aos jogadores que comessem à vontade, porque faziam bem à saúde e aumentavam a resistência física.

Depois da comilança fez apenas uma recomendação, ao mesmo tempo que derramava cachaça sobre um pedaço da fruta, a qual escureceu imediatamente: “A fruta faz bem, mas não esqueçam que, se misturada com cachaça, faz um mal terrível. Vejam só com que cor esta ficou”.

Carlito inspirou-se, quase seguramente, na conversa dos senhores de escravos que, outrora, para os controlarem diziam que “manga com cachaça seria morte certa”. Porém, no dia seguinte, ninguém tocou nas frutas.

Fonte principal
http://fotolog.terra.com.br/luizd:354
http://www.futebolimaginario.com.br/index.php?sec=historiaFutebol&opc=historiasPitorescas
http://www.gargantadaserpente.com/veneno/ivanicunha/02.shtml

2 comentários:

Carlos Mendes disse...

Caro Rui,

descobri o seu blogue há muito pouco tempo.

Também sou adepto do Botafogo em Lisboa e costumo escrever para o Vestiário Alvinegro e para o blogue do Roberto Porto.

Talvez queira combinar um café para um destes dias. Mando-lhe um e-mail, mais tarde.

abraço,

Leonel Jesus

PS - escrevo através da conta de um amigo, por andar, nesta altura, com problemas técnicos

Ruy Moura disse...

Amigo Leonel, há bastante tempo que oiço falar do seu nome e tenho lido algumas coisas suas. Tenho muitíssimo gosto em tomar um café consigo. A distância do "meu" Botafogo às vezes custa-me, mas já fui ao Engenhão ver o jogo com o River. Poder vir a ter um amigo botafoguense, e poeta, em Lisboa, é uma prenda de Natal maravilhosa!

Tenha um bom Natal, Leonel! E escreva depressa! - ABRAÇOS.

Retrospecto recente Botafogo x Palmeiras

Créditos: Elson Souto. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo NO PERÍODO DE VIDA DO MUNDO BOTAFOGO (2007-2025) No período de vida do M...