sábado, 15 de dezembro de 2007

Complexo Esportivo do Maracanã

.

Embora não seja pertença do Botafogo, no Complexo Esportivo do Maracanã ocorreram os maiores acontecimentos desportivos do Rio de Janeiro, tendo o Botafogo conquistado grandes títulos e obtido grandes glórias nas mais diversas modalidades.

O nome ‘Maracanã’ tem origem num tipo de papagaio conhecido na Região Norte do Brasil como ‘Maracanã-guaçu’. No entanto, a designação do estádio é devida ao rio Maracanã que cruzava a Tijuca e São Cristóvão, desaguando nas águas da baía de Guanabara.

O estádio designa-se oficialmente “Mário Filho”, jornalista fundador do Jornal dos Sports, que muito contribuiu para a concretização do maior estádio do mundo. Foi construído para albergar a Copa do Mundo de 1950, na qual o Brasil perdeu a final para o Uruguai por 2x1 perante quase duzentos mil brasileiros.

Inaugurado em 1954, o ginásio do Maracanãzinho ficou destinado a grandes emoções. Foi aí que o técnico Kanela comandou a selecção brasileira na conquista do bicampeonato mundial de basquetebol, em 1963. Vinte anos mais tarde, a torcida viajou até as estrelas com a selecção no Mundialito de voleibol masculino.

Nos anos da década de 1960 os Festivais da Canção fizeram o Maracanãzinho entrar para a história da música popular brasileira. Os artistas e a população do Rio de Janeiro transformaram as arquibancadas numa tribuna de resistência contra o arbítrio da ditadura.

Estiveram presentes nos palcos do Maracanãzinho, Milton Nascimento, Circo de Moscou, Disney on Ice, Holiday on Ice, Gênesis, Dione Warwick, Midght Oil, Jackson Five, The Police, Peter Franpton, Cindy Lauper, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Rita Lee, Legião Urbana, companhias internacionais de Dança Clássica, Folclórica e Contemporâneas, como o Ballet Bolshoi, Studgart e Maurice Bejart.

O Complexo Esportivo do Maracanã ficou completo em Setembro de 1978 com a inauguração do Parque Aquático Júlio Delamare, que inclui três piscinas – uma olímpica, uma para saltos e uma para aquecimento.

Durante mais de dez anos, o Júlio Delamare foi ponto de referência para os esportes aquáticos no Brasil, mas após 1991 deixou de ter condições para receber competições de níveis nacionais e internacionais. Actualmente o Júlio Delamare está restaurado e recebe muitas competições, tais como o Troféu Brasil de Natação.

Fontes principais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas#Sedes_e_est.C3.A1dios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracanã
http://www.botafogonocoracao.com.br/
http://www.netvasco.com.br/mauroprais/futrio/maracana.html

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...