sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Carlito Rocha, superstição pura

Carlito Rocha era paixão pura pelo Botafogo. Enquanto jogador chegou a entrar em campo com 40º de febre à beira de uma tuberculose que quase o matou; enquanto presidente do clube foi o mais aficionado dirigente botafoguense. E também o mais supersticioso como nunca ninguém vira.

Se Carlito entrasse num táxi e o motorista, por qualquer razão, fizesse marcha a ré, pedia para sair e tomava outro táxi. Se, por acaso, em dia de jogo à tarde, o dia amanhecia nublado Carlito praguejava: “Hoje vamos perder. Ele não nos está olhando.”

Entre outras superstições, costumava pedir ao roupeiro Aloísio, outro notável supersticioso que há-de ser referência noutros sítios do blogue, o seguinte: “Aloísio, sopra as nuvens que estão cobrindo o Cristo. Do jeito que está ele não enxerga o nosso Botafogo”.

Por incrível que pareça, Carlito assistia aos jogos do Botafogo sempre com a mesma roupa: terno escuro com o escudo do River Plate e um gigantesco alfinete de fraldas com mais de cinquenta medalhinhas de santo na lapela e um punhado de açúcar no bolso do paletó. Na mão, Carlito levava um rosário para as orações que desfiava durante a partida. E diz-se que sempre que o árbitro entrava em campo, Carlito olhava para o céu e implorava em murmúrio: “Minha Nossa Senhora da Aparecida! Fazei com que este ladrão roube hoje para o nosso lado.”

As superstições de Carlito chegavam a raiar situações de ridículo. João Máximo descreve que Carlito Rocha foi informado, em certa ocasião, por acidente, um jogador urinara no pé de outro antes de entrarem para a segunda parte do jogo. Como o Botafogo virou jogo a seu favor, Carlito meteu na cabeça que o jogador devia urinar no pé do companheiro antes de entrar em campo.

Fontes principais
João Máximo (1996), João Saldanha, Rio de Janeiro: Relume Dumará
http://www.futebolimaginario.com.br/index.php?sec=historiaFutebol&opc=historiasPitorescas

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...