· RECORDE DE GOLS. O Botafogo é o clube que, além de possuir a melhor média de gols em 1910, detém o recorde de golos em Campeonatos Estaduais: fez 91 gols em 1940.
· ESCUDO SEM INICIAIS. O Botafogo é um dos poucos clubes do mundo que inclui no seu hino o verbo perder – “não podes perder, perder p’ra ninguém” – e que não possui as suas iniciais nem no escudo nem na bandeira, predominando assim a Estrela Solitária desde 1942.
· GOL DE HELENO. Mário Filho descreve do seguinte modo um gol de Heleno de Freitas contra o Flamengo: “Heleno estava na linha da chamada grande área, de costas para o gol. Parou com a bola no peito, virou-se, com ela ainda no peito, e viu a área cheia de flamengos, o gol lá no fundo. Se deixasse cair a bola no cão teria de travar combate com vários adversários, que já o cercavam, esperando justamente que ele fizesse o que qualquer um faria. Heleno de Freitas, então, curvou-se um pouco para trás, empinando o peito, deixando a bola onde estava e avançou assim, com ela no peito. Ninguém podia fazer nada contra ele. Se lhe quisessem tirar a bola, pará-lo, travá-lo, era pênalti. Perto do gol, Heleno de Freitas deixou a bola cair e fuzilou o quíper do Flamengo”.
· RECORDE DE SELECCIONADOS. O Botafogo teve nove jogadores seleccionados para o campeonato sul-americano de 1949, vencido pelo Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário