sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Originalidades, Botafogo versus Selefogo


“Aquela estrela no peito é uma predestinação, símbolo ao mesmo tempo de fulgor e solidão” – Luiz Fernando Veríssimo

· RECORDE DE SELECCIONADOS. O Botafogo foi o clube que mais jogadores cedeu à selecção brasileira de futebol durante o século XX, totalizando 92 jogadores.

· RECORDE DE SELECCIONADOS DE UMA VEZ. O Botafogo é recordista no número de jogadores cedidos de uma só vez à selecção nacional. Em 1934 o clube cedeu os seguintes nove jogadores: Pedrosa, Germano, Martim, Canalli, Octacílio, Ariel, Waldyr, Carvalho Leite, Áttila.

· SELEFOGO. Botafogo é co-recordista, com o Santos, na cedência do maior número de jogadores de uma só vez num jogo como titulares do seleccionado nacional (oito) no famoso “jogo do olé”, realizado no Maracanã a 7 de Agosto de 1968, quando o Brasil venceu a Argentina por 4x1 com gols de Roberto Miranda, Valtencir, Paulo César e Jairzinho. O Brasil, ou a ’selefogo’, conforme foi designada a fabulosa equipa alvinegra, colocou os adversários na roda e ficaram batendo bola durante vários minutos, aplicando um olé de 53 passes que terminou com o quarto gol, apontado por Jairzinho, sob o delírio da torcida. A ‘selefogo’ alinhou com: Félix; Moreira (BFR), Brito, Leônidas (BFR) e Valtencir; (BFR) Carlos Roberto (BFR) e Gérson (BFR); Jairzinho (BFR), Roberto Miranda (BFR), Paulo César "Caju" (BFR) e Nado. O treinador era o botafoguense Mário Zagallo.

· A QUINTESSÊNCIA. O Botafogo foi a quintessência dos campeonatos mundiais conquistados pelo Brasil na Suécia (1958), no Chile (1962) e no México (1970). Suécia: Nílton Santos, Didi, Garrincha e ainda o preparador físico Paulo Amaral; Chile: Nílton Santos e todo o ataque brasileiro composto por Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo [Garrincha e Amarildo foram os artilheiros com 4 gols cada], além de Paulo Amaral como preparador físico; México: Jairzinho – o Furacão da Copa [artilheiro com 7 gols], Paulo César Caju, Roberto Miranda e Rogério, além do técnico Mário Lobo Zagallo, do preparador físico Admildo Chirol e do médico Lídio de Toledo – que conquistaram em definitivo a Taça Jules Rimet.

· TETRACAMPEÃO. Zagallo é o único tetracampeão mundial pela Selecção Brasileira e um dos maiores nomes da história do Botafogo. Bicampeão carioca como jogador em 1961/1962, Zagallo iniciou a sua carreira de treinador no alvinegro, conquistando outro bicampeonato em 1967/1968.

· RECORDE A DIRIGIR A SELECÇÃO. Zagallo foi o técnico que mais tempo esteve à frente da Selecção Brasileira de Futebol (2668 dias no século XX) e que mais partidas disputou (124), com um saldo positivo de 89 vitórias, 25 empates e apenas 10 derrotas.

· RECORDE DE COLABORADORES. No século XX o Botafogo estabeleceu o recorde de colaborações com a selecção brasileira ao contribuir, no conjunto, com 728 botafoguenses nos mais diversos cargos.

5 comentários:

ali reslan disse...

caro RUY, nós sabemos que o fato do botafogo ter conquistado todos os titulos internacionais que ele conquistou na europa e na america do sul ao longo de sua historia fizeram com que o clube ficasse conhecido mundialmente. mas hoje o botafogo é reconhecido mundialmente tambem pelo fato do clube ter esses recordes que foram citados aí no blog, e tambem, por ele ter sido base da seleçao brasileira nos anos 50 e 60.eu acho que isso contribuiu muito para que ele se tornasse conhecido mundialmente como ele é hoje voce nao acha RUY?

Ruy Moura disse...

Ali, se o Botafogo é conhecido mundialmente, e é, deve-o aos times de 1955 a 1970 que encheram o mundo de bom futebol. Porém, esse 'conhecimento' não é acompanhado do prestígio de outrora. Sermos conhecidos é uma coisa; sermos reconhecidos é outra.

Hoje, nenhum clube brasileiro é 'reconhecido' no mundo. Veja que até o Santos do endeusado Neymar, tomou 4x0 do Barcelona sem que os catalães forçassem coisa nenhuma. Se forçassem era 8x0. E veja que estavam lá o melhor jogador do Brasil (Neymar) e o melhor treinador do Brasil (Muricy).

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

é verdade RUY, se tivessem forçada seria uma goleada historica mesmo, e na verdade achei bom viu para abaixar um pouco a crista deles,e tambem pra imprensa parar com essa historia de comparar o Neymar com o pelé e ficar falando só do santos. abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, nem é preciso ir buscar esa comparação absurda com o 'rei', basta vermos o absurdo de um atleta indisciplinado como Neymar pode ser considerado por alguns brasileiros superior a Cristiano Ronaldo e a Messi. Tão absurdo quanto o Flamengo se tornar um clube ético.

Mesmo que Neymar pudesse, teoricamente (o que não acredito), ser superior a CR7 e a Messi, jamais o conseguiria num clube brasileiro. Na verdade, todos os títulos de 'melhor jogador do mundo' conseguidos por brasileiros desde que a FIFA instituiu o prémio, foram obtidos enquanto atletas de clubes europeus e não de clubes brasileiros ou sul-americanos: 1994 - Romário, Barcelona; 1999 - Rivaldo, Barcelona; 2002 - Ronaldo, Real Madrid; 2004 e 2005 - Ronaldinho Gaúcho, Barcelona; 2007 - Kaká, Milan.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

concordo plenamente amigo RUY.braços gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...