No Rio de Janeiro fez-se uma réplica da estátua, que foi inaugurada em 1922 em frente à sede do Mourisco. Mais tarde roubaram e destruíram a estátua, mas foi construída outra réplica, actualmente exposta em frente da sede social do Botafogo. A irreverente figura passou a estar associada ao Botafogo quando, em 1948, um torcedor vestiu a estátua com a camisa do alvinegro. Porém, a tradição havia de ser consagrada por Didi, após a famosa goleada do Botafogo sobre o Fluminense na decisão do campeonato do Rio, quando, durante a prometida caminhada do Maracanã para casa a pé (se fosse campeão), o 'Príncipe Etíope' tornou a vestir o Manequinho ao passar pela praia de Botafogo – onde a estátua estava à época.

A mascote constitui mais um símbolo de irreverência do Botafogo. E sempre que o Botafogo é campeão a estátua torna a ser vestida de preto e banco. A estátua é uma fonte da qual alguns torcedores bebem da água para comemorar.
A visita virtual à estátua do Manneken Pis pode ser realizada através do seguinte endereço, incluindo os cem disfarces que constituem o guarda-roupa do ‘Manequinho’: http://www.ilotsacre.be/images/virtualvisit/manneken_pis.htm
Fontes principais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manneken_Pis
http://www.botafogonocoracao.com.br/historia/d_index.asp?idn=616
http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas#Mascotes
1 comentário:
Demais, estou reunindo todo material sobre a história do nosso FOGÃO e até agora só coisa boa, pra entender melhor cmo o clube surgiu, suas façanhas e frustações, saudações Alvi-Negras.
Enviar um comentário