quinta-feira, 30 de abril de 2009

Destino: Feijoada em Humaitá

.

Era feriado e o apelo ao lazer não se fez esperar. Então, os amigos combinaram comigo uma feijoada em Humaitá. Um quarteto magnífico: Maurélio, Mazolinha, Patinhas e Tony Queiroga.


Os quatro estão na foto. O único problema é decidir se a foto foi feita por mim no final do almoço ou se eles estavam vendo se achavam o Sobrinho para iniciar o almoço. Estão com ar de quê?... De esfomeados?... Ou de gente com a barriga cheia?... Quem adivinha?...

Mas o melhor mesmo é vermos outras fotos:


Eu e o Mazolinha. Apesar de muita correspondência ‘virtual’, apenas nos conhecemos pessoalmente neste almoço. A nossa amizade começou muito curiosamente através da troca de veementes ideias em 2007: Mazolinha defendia estoicamente o Cuca e eu atacava bravamente o Cuca. E a amizade nasceu de ideias contrárias…


Eu e o Patinhas. Conhecemo-nos antes da final da Taça Rio, durante um almoço no Planeta do Chope. O Patinhas não obtivera bilhete para a final da Taça Rio, mas fez questão de estar no almoço que precedeu o jogo. O mais curioso é que nos encontrámos pela primeira vez na rua a caminhar em sentido contrário e reconhecemo-nos imediatamente, trocando o primeiro abraço em frente à UERJ.


Entre o Maurélio e o Tony, eu. Conheci o Maurélio pessoalmente neste almoço, após uma prolongada amizade ‘virtual’. É uma figuraça fantástica tal como eu imaginava. O Tony conheci em Lisboa quando ele foi a minha casa jantar e assistir a um jogo do Botafogo na televisão.


O Maurélio ao lado Tony explicando a tática para a final. Ele só não previu que o Emerson se tornasse o maior artilheiro das decisões de 2009… Mais umas semanas de campeonato e talvez o zagueiro ‘cracaço’ ameaçasse a artilharia de Maicosuel…

Finalmente, o Tony decidiu tirar umas fotos suplementares ao Maurélio, ao Mazolinha, ao Patinhas e a mim.



Foi mais uma tarde memorável com botafoguenses de primeira água.

30 de Abril


No dia 30 de Abril de 1950 o Botafogo realizou uma façanha absolutamente notável: goleou a Selecção da Venezuela por… 11x0 !!!

Fonte
Acervo de Rui Moura

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Destino: Nilton Santos

.
A minha querida amiga Pamella convidou-me a visitar o nosso eterno craque Nilton Santos.

Pelo caminho fiquei a saber qe o ‘nosso’ Nilton é gulosíssimo de gelados e chocolates. Juntamente com a esposa Célia, comprámos essas guloseimas para ele, que ficou muito feliz.

Encontrei-o num excelente apartamento de um hospital da zona sul do Rio de Janeiro, rodeado de todos os cuidados clínicos e familiares. A ‘Enciclopédia do Futebol’ mantém uma boa robustez, conserva a memória e conversámos sobre coisas desde os anos quarenta do século passado até ao fim da sua carreira futebolística – e ele lembra-se de tudo.

O excelente espaço que Nilton Santos ocupa está pejado de Botafogo em todas as paredes e em todos os móveis. São fotos, livros, homenagens, bandeiras, medalhas, enfim, o espólio de um craque que chegou ao topo do mundo futebolístico.


Tirei duas fotos com o Nilton. Na segunda, o craque envergou um cachecol botafoguense que a minha querida e gentil amiga Pamella me ofereceu e que eu ainda não conseguira adquirir.


Nilton Santos ofereceu-me um autógrafo feito na hora sobre uma das suas fotos com a camisa d’O Glorioso.


Eu, a Pamella e a esposa Célia ficámos a tarde inteira com o Nilton. Durante o jantar do nosso craque aproveitei para tirar fotos com a Pamella.


Na segunda foto falávamos do Botafogo, como não podia deixar de acontecer.


A despedida do casal foi muito bonita e amorosa. Célia é uma excelente esposa que trata de Nilton Santos ao pormenor, não deixando que lhe falte seja o que for no dia-a-dia. Confiram a ternura do casal:


Que dia feliz!

29 de Abril



No dia 29 de Abril de 1917: o Botafogo conquistou a Taça Ypiranga, em jogo único, vencendo o Fluminense por 2x1,com gols de Aluízio e Menezes.
.
O Botafogo alinhou com Casusa; Americano e Osny; Pino, Rolando e Jones; Menezes, Aluízio, Vadinho, Serra e Léo.

No dia 29 de Abril de 1973 Ferretti foi a estrela de uma das maiores viradas do Botafogo, vencendo o América por 4x3, com quatro gols de Ferretti.

Eis a evolução do placar: Sérgio Lima 7’ (0x1), Ferretti 14’ (1x1), Sérgio Lima 16’ (1x2), Antônio Carlos 21’ (1x3); Ferretti 63’ (2x3), Ferretti 64’ (3x3) e Ferretti 84’ (4x3).

O Botafogo alinhou com Wendell, Waltencir, Scala (Edmílson), Osmar e Ademir Vicente; Marinho Chagas, Nei Conceição e Dirceu; Roberto Carlos, Fischer e Ferretti. O técnico foi Sebastião Leônidas.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

terça-feira, 28 de abril de 2009

Destino: Mané Garrincha!

.


Presto a minha mais profunda admiração e singela homenagem a Mané Garrincha, na campa rasa do Cemitério de Raiz da Serra onde “descansa em paz aquele que foi a Alegria do Povo” – o maior futebolista do universo.

"Garrincha, de que planeta vienes?" – Jornal El Mercurio, Chile, 1962.

Insignificância e talento

.

A situação ocorrida entre o craque Maicosuel e o execrável atleta Juan foi narrada assim em O Globo:

“Depois que Maicosuel passou o pé sobre a bola e lhe aplicou belo drible, Juan chutou o espírito esportivo para bem longe. Tão condenável quanto a falta violenta, foi o gesto que se seguiu. Com o companheiro caído, o lateral rubro-negro debruçou-se sobre ele para lhe condenar o talento”.

Para o assunto ter sido visto dessa forma por um jornal suspeito de favorecimento aos ‘urubus’, digamos que a ocorrência foi mesmo muito grave.

O execrável jogador ‘urubu’, além de ser absolutamente inferior a Maicosuel e não suportar tal inferioridade evidentíssima, fez sobre o nosso craque assédio moral psicologicamente violento, confirmando mais tarde que o ameaçou com nova falta violenta – mas… que não era para cumprir... Será que o jogador é garoto ainda?... Compreenderá que joga futebol profissional e não uma pelada na sua rua?...

Afirma também, do alto da sua arrogante anti-desportividade, que não pede desculpa porque não magoou ninguém. Como se a violência psicológica não coagisse, não intimidasse, não magoasse…

Os botafoguenses não querem desculpas de tão execrável atleta; o que querem é uma punição definitivamente exemplar e uma posição da diretoria botafoguense junto das entidades oficiais com a exigência de punição, seguramente votada por todos os botafoguenses e pelos verdadeiros desportistas que condenam a atitude de um atleta indesejável que não se comporta com dignidade face à superioridade do atleta adversário.

O juiz da ‘renovação’ nem sequer colocou a ocorrência na súmula, mas exige-se ao STJD que denuncie a coacção sobre o botafoguense e que Juan seja punido severamente. Bola muito negra para ele.

Que o 'urubu' algoz tenha um talento insignificante, sabe-se; mas que condene o notável talento dos outros é condenável e, no caso vertente, punível com prolongada suspensão dos campos de futebol.

O PUDOR TEM QUE REGRESSAR À VIDA SOCIAL DA HUMANIDADE!

Foto: O Globo

28 de Abril

.

No dia 28 de Abril de 1901 o poeta botafoguense Olavo Bilac baptizou o prodigioso barco ‘Salamina’, uma das grandes glórias do remo botafoguense na viragem do século XIX.

Ler sobre as épicas narrações do remo em
http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/club-de-regatas-botafogo-os-primeiros.html

Foto: Acervo do BFR

Fonte
Acervo de Rui Moura

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Campeonato carioca é piada…

.

Há muitos modos de se escrever um artigo. Depende do ângulo de observação. Ou dos sentimentos. Ou da revolta. Ou de muitas outras coisas. Pensei seriamente sobre como fazer a análise a este jogo e decidi que não há como fazer análise dada a clareza da situação.

No Rio Grande do Sul o campeão foi claro. Em São Paulo desenha-se um campeão claro. Em Minas Gerais desenha-se outro campeão claro. Só no Rio de Janeiro não há campeão claro. Estranho?... Não… A federação disse que estava em renovação de arbitragem, e pelo que se viu parece claro que teremos por mais vinte anos erros escandalosos favoráveis aos urubus.

Não devemos esquecer que sem os erros de arbitragem durante a Taça Rio o Botafogo seria o vencedor do seu grupo e o Bangu segundo classificado.

Grande penalidade a favor dos urubus?... Claramente inexistente. Duas grandes penalidades a favor do Botafogo?... Claramente ignoradas. Muitas faltas próximas da área do Botafogo?... Inexistentes ou invertidas pela arbitragem. Expulsão de jogadores dos urubus por jogo violento?... Omisso.

Em tempos aprendi que se meia palavra não basta, uma é manifestamente insuficiente, e duas são demais. Quero com isto dizer que os botafoguenses sabem muito bem do que estou falando, porque compreendem meias palavras. Isto é, alguém se encarrega de ‘ferir’ o adversário e os urubus sobrevoam à espera da morte para 'comer' carniça que de outro modo não sabem caçar.

Então, analisar o jogo para quê?...

Creio que o Botafogo devia jogar os próximos vinte campeonatos cariocas para o 3º ou 4 º lugar, enviando os juniores às semifinais e finais para irem treinando para novos voos no campeonato brasileiro. Os títulos cariocas podem ir à vontade para os urubus, e uns quantos para os floridos das laranjeiras.

Por mim apostaria exclusivamente no campeonato brasileiro e na Copa Brasil, bem como nas duas taças sul-americanas. O resto é disputa municipal viciada…

Mas gostei da equipa do Botafogo e do concerto musicado por Maicosuel.

Ah… Ia-me esquecendo de dar nota à arbitragem:


FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Flamengo
Gols: Juninho 37’ e Reinaldo 43’ (Botafogo); Juan 20’ e Willians 39’
Competição: campeonato carioca
Data: 26/04/2009
Local: Estádio do Maracanã
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá; Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Pereira Joia
Cartões amarelos: Juninho, Alessandro, Eduardo (Botafogo); Fábio Luciano, Emerson, Juan, Erick Flores (Flamengo)
Público: 58.711 pagantes (63.061 presentes)
Renda: R$ 1.462.853,00
Botafogo: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Reinaldo) e Eduardo (Gabriel); Reinaldo (Jean Carioca) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Flamengo: Bruno, Welinton (Erick Flores), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Everton Silva), Willians, Kleberson, Ibson e Juan; Zé Roberto (Josiel) e Emerson. Técnico: Cuca.

Foto
Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

27 de Abril

.
Desconhece-se a existência de uma data de 27 de Abril significativa na história do Botafogo. Aceita-se contributo.

domingo, 26 de abril de 2009

26 de Abril

.

No dia 26 de Abril de 1937 nasceu Manga, o maior goleiro da história centenária do Botafogo. Hailton de Arruda nasceu no Recife e jogou no Botafogo entre 1959 e 1968, podendo-se considerar um goleiro arrojado, com excelente colocação, boa saída da baliza e excelente reposição de bola.

O craque foi recordista de títulos no Botafogo (19): Torneio Rio-São Paulo (1962-1964-1966); Campeonato Carioca (1961-1962-1967-1968); Taça Guanabara (1967); Torneio Início (1961-1962); Torneios Pentagonal do México (1962); Torneio de Paris (1963); Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol – La Paz (1964); Torneio Quadrangular do Suriname (1964), Torneio Governador Magalhães Pinto (1964); Taça Círculo de Periódicos Esportivos de Caracas (1966); Taça Carranza de Buenos Aires (1966); Torneio Triangular de Caracas (1967); Torneio Hexagonal do México (1968).

No dia 26 de Abril de 1981 o Botafogo foi escandalosamente ‘garfado’ no Morumbi durante o jogo Botafogo 2x3 São Paulo.

Nas semifinais do Brasileirão ganhamos no Rio de Janeiro por 1x0 ao São Paulo, e no Morumbi chegámos a 2x0 no primeiro tempo. Na segunda metade do jogo o soprador do apito fez de tudo, mas o pior foi assinalar uma grande penalidade e inexistente contra o Botafogo. O goleiro defende e o árbitro alega que Paulo Sérgio se adiantara, manda cobrar de novo e o goleiro alvinegro torna a defender num voo felino. Aí acontece o fato mais inusitado que já se presenciou num estádio – a torcida sampaulina toda grita em uma só voz – “REPETE, REPETE, REPETE!!!” Coagido e pusilânime, o juiz alega então uma inexistente invasão de área. Manda bater pela terceira vez e Serginho empata a partida. No placar do Morumbi, letras garrafais anunciavam sem parar a seguinte frase: “FOGO, FOGUINHO, FUMAÇA, ACABOU, PAU NELES”!!!!!!!!!!!!!!”

Ver mais pormenores em: http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/06/anos-de-chumbo-entre-glrias.html

No dia 26 de Abril de 1992 o Estádio Caio Martins recebeu o seu maior público: 13.160 pagantes e cerca de 15.000 espectadores. O Botafogo empatou 2x2 com o Santos.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

Nova conquista do basquete feminino

.

O basquetebol feminino do Botafogo conquistou, em Juiz de Fora, outro torneio em 2009. A equipa arrebatou a Taça Comemorativa do 15º ano do Projeto Basquete Futuro Olímpico, que é a equipa campeão mineira.

Os resultados:

· Botafogo 89x45 PBF Olímpico
· Botafogo 90x38 PBT Olímpico

A cestinha do torneio foi Nathália Lobato, com 43 pontos. Destacaram-se, ainda, Camila, com 30 pontos, Juliana, com 25, e Ana Luiza, com 23. A equipa foi comandada por Orlando Assunção, o ‘Alfinete’.

Fontes
Blogue Esporterio
Sítio oficial do Botafogo

sábado, 25 de abril de 2009

A Revolução dos Cravos

.

A LIBERDADE é o maior bem da humanidade, por isso fui militar de Abril e participei na maravilhosa revolução portuguesa, apenas cinco anos após regressar do Brasil.

Vivi o início da ditadura brasileira e o fim da ditadura portuguesa e considero que a submissão é uma ignomínia!


Liberdade para todos os povos do mundo!
.

Maicosuel – estrela internacional

.

O meu amigo Leonel de Jesus informou-me da última novidade portuguesa: o jornal 'A Bola', que possui a maior tiragem dos jornais desportivos, escolheu ontem Maicosuel na sessão das revelações “Observando as Estrelas”.

É boa e má notícia: boa porque o nosso jogador está sendo reconhecido; má porque fora do Brasil já vão ficar de olho nele…

O Leonel finaliza assim a notícia que me enviou:

– “Premonição feliz? Acho que sim, até eu que sou o menos supersticioso dos alvinegros.”

Destino: Maracanã

.

Na final da Taça Rio o Planeta Chope recebeu uma turma fantástica antes da realização do jogo. Divertimo-nos imenso e ficámos todos imensamente felizes pelos novos encontros das nossas vidas.

Além do César Oliveira que conheço há ano e meio, pude finalmente abraçar a Cristina e o Patinhas, e estar novamente com os novos amigos ‘não virtuais’ Fábio ‘snoopy’, Rodrigo e Gil, além dos irmãos dos dois primeiros.

E, uma vez mais, todo o mundo correspondeu às minhas melhores expectativas. Que gente fantástica!... Não sei se todos os botafoguenses são de elite, mas estes são mesmo!...

Confiram as fotos. Na primeira estão, da esquerda para a direita: Gil, Rafael, Rodrigo, César, Patinhas encoberto pelo César, eu, Cristina, a irmã da Cristina e o filho, o meu primo Fernando e a minha prima Regina.


Da esquerda para a direita: os meus primos Frederico e Henrique, o Fábio ‘snoopy’, Gil e Rodrigo – note-se a tatuagem do Botafogo no braço do Rodrigo, tal como ele mostra no seu blogue:


Eu e a magnífica Cristina:


O César, o Patinhas e eu, excelentes amigos de há quase dois anos:


O César é sempre surpreendente – uma vez mais mostrou todo o seu carinho e gentileza oferecendo-me uma camisa com o Quarentinha ao peito e com o número 40 nas costas!

Também fiz uma foto com o Gil, o ‘comentarista de serviço’ no meu blogue, no do Rodrigo e no do Fábio ‘snoopy’:


O quarteto dos blogues botafoguenses – Rodrigo, Fábio ‘snoopy’, eu e Gil:


A minha querida família – Fernando, Henrique, Frederico e Regina:


O César Oliveira anunciando que era hora de partir para o Maracanã:


O 'Bandeirão Sagrado':


A torcida que é uma fortaleza:


Vejam quem estava no meio desta torcida fantástica – o Gil, o Fábio ‘snoopy’, o Rodrigo, o Danilo e o Paulo Marcelo:


Um pouco mais ao lado estava a ‘primalhada’ toda – o Fernando, a Regina, o Frederico e o Henrique:

Eu também estava lá – rsrsrs:


Perdemos o jogo, mas jamais me esquecerei deste fim-de-semana maravilhoso entre General Severiano e o Maracanã.

25 de Abril


No dia 25 de Abril de 1954 o Botafogo conquistou o Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro ao vencer o Fluminense por 3x1, com gols de Dino da Costa (2) e Mané Garrincha.
.
Dino da Costa foi o artilheiro do torneio com 6 Gols.
.
O Botafogo alinhou com Amaury (Gílson), Thomé (Orlando Maia) e Floriano; Araty, Bob e Ruarinho (Juvenal); Garrincha, Paulinho (Moacyr Vinhas), Dino, Carlyle (Jayme) e Vinícius (Neyvaldo). Técnico: Gentil Cardoso.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Destino: General Severiano

.

O sábado anterior à final da Taça Rio foi todo passado em General Severiano. À entrada o Manequinho foi o astro maior. Eis os primos Frederico e eu:


E os primos Henrique e eu:


Eu havia marcado encontro com a minha querida amiga Pamella, que conheci finalmente.


Logo a seguir tive a felicidade de conhecer uma figura que sempre admirei pela sua dedicação e competência: Orlando Assunção, conhecido por ‘Alfinete’ (http://mundobotafogo.blogspot.com/2009/03/botafogo-campeao-de-basquetebol-do.html), técnico de basquetebol do Botafogo.


Também tive a suprema alegria de conhecer Sonja Martinelli, a famosa torcedora símbolo do campeonato de 1989, a qual gentilmente acedeu a ficar gravada no blogue neste dia maravilhoso para mim (http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/05/sonja-e-estrela-solitria-lgrimas-e.html):


A Pamella apresentou-me em seguida uma das líderes da torcida Botachopp, a Leila:


A Leila foi super simpática comigo e ofereceu-me uma camisa da Botachopp, a qual não resisti envergar imediatamente:


Conversei igualmente com alguns membros da Com.Fogo e também registei um momento inter-geracional muito interessante com os membros dessa Comunidade Botafoguense:


E eis que, finalmente, conheci o nosso estimado amigo Fábio ‘snoopy’ (à esquerda, que tem o blogue snoopy em preto e branco) e o Paulo Marcelo (à direita, que tem o blogue Arquiba Botafogo):


E a tarde continuou em animadas conversas... .
.




Finalmente acabamos por nos banquetear após chegarem os amigos Rodrigo Federman e Gil. O Rodrigo tem o blogue Cantinho Botafoguense e o Gil é um produtivo comentarista dos nossos blogues. Eis, a iniciar-se à esquerda, o pessoal da foto que se segue: o meu primo Frederico, eu, o Fábio, o Fabrício (irmão do Fábio), o Gil, o Rodrigo, o Rafael (irmão do Rodrigo) e o meu primo Henrique.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...