domingo, 13 de fevereiro de 2011

Botafogo sem chama

Algumas notas, aparentemente soltas, e quiçá aparentemente contraditórias:

1. Na verdade, continuo considerando o campeonato carioca como joio e não trigo, e a nossa preparação e visão deviam estar viradas para o restante ano, designadamente a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e, provavelmente, a Copa Sul-Americana. Ganhar o estadual não faria mal se porventura as circunstâncias ocorressem, mas é tempo de querermos tornar a ser mais Gloriosos e menos ‘Estaduosos’.

2. É completamente indiferente que numa semifinal esteja o Boavista, o time dos cathartiformes ou o Tabajara, porque o essencial é chegar à final e ganhar – como bem disse Luiz Mendes quando afirmou que o Botafogo tinha que virar o resultado contra o Macaé ou ganhar aos cathartiformes na semifinal, calando o narrador desportivo da Globo.

3. Este time não percebe a importância de ‘momentos históricos’, no caso, ter ganho ao campeão brasileiro e ficar em 1º lugar no grupo para estimular o torcedor e dar ânimo para apoiar e fazer a publicitação da ‘fortaleza’ do Glorioso a cada esquina.

4. Mantém-se o que sempre digo: esperem grandes jogos do Botafogo contra equipas grandes e mediocridade contra equipas pequenas.

5. A gestão do clubismo é cada vez mais espantosamente ineficiente e o Botafogo é um desses exemplos de flutuação de objetivos, de resultados, de profissionalismo, que imperam nos clubes geridos amadoramente.

6. O Botafogo indolente da primeira parte do jogo de hoje é um excelente exemplo de como não ser profissional a tempo inteiro, e o posicionamento tático de Alessandro é outro exemplo das aberrações que os treinadores inventam consecutivamente, desde Muricy Ramalho a Paulo César Gusmão.

7. Botafogo do céu ao inferno não podia ser melhor título de livro, já que a realidade é mesmo essa: exaltação num dia e vontade de inumação de uns quantos uns dias depois. Considero ridícula a exibição de hoje tendo nomes como Jefferson, Herrera, Caio, Renato Cajá, Arévalo, Márcio Azevedo, Antônio Carlos, etc. e sabendo quanto era importante para o torcedor que o Botafogo chegasse em 1º lugar.

8. Como prometi a mim mesmo não mais assistir, não ver, não ouvir, seja o que for sobre os execráveis Cathartiformes e Cia. do Apito, as minhas próximas notas críticas ficarão guardadas para o jogo da final Botafogo x Boavista...

PS: Ao contrário de um grande leque de torcedores que considera o América a sua segunda opção de torcida, nunca gostei desse clube - faz este ano cem anos que não gosto deles... - e saúdo o Vasco da Gama pela goleada de 9x0 que impôs ao adversário e se tornou o placar recorde entre os dois contendores [se fossem os cathartiformes os autores de tal goleada a imprensa não se calaria durante muito tempo].

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Macaé
» Gols: Renato Cajá 48’ (Botafogo); Robson 38’ (Macaé)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 13.02.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
» Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez; auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
» Disciplina: cartão amarelo – Bruno Tiago e João Felipe (Botafogo); Romário, Lugão e Ciro (Macaé)
» Botafogo: Jefferson, Márcio Rosário (Caio), Antônio Carlos e João Felipe; Alessandro (Lucas), Arévalo (Everton), Renato Cajá, Bruno e Márcio Azevedo; Herrera e Alex. Técnico: Joel Santana.
» Macaé: Lugão; Marcos Tamandaré, Ciro, Eduardo Luiz e Bill; Gedeil, Osmar, Rincón (Romário) e Danilo; Luís Mário e Robson (Hyantony). Técnico: Marcelo Buarque.

29 comentários:

Geraldo disse...

Rui
Acabei de escrever no blog do Rodrigo, se já conseguimos derrubar um presidente da republica. Vamos criar caras pintadas para derrubar o Joel Satanás (O Proprio), criaram a "lenda" e nós vamos criar nosso herói para derrubar a esta maldita lenda.
E os torcedores serão estes herois pois a nação da estrela solitária não pde ficar na mão de um ser maligno como o Sr. Joel Satanás.
Geraldo Camargo Filho

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Meu pequeno texto do dia:

O Botafogo não fez uma boa partida diante do Macaé, neste Domingo, no Engenhão. Com exceção da boa atuação de Renato Cajá e do lateral-esquerdo Márcio Azevedo, a equipe se mostrou cansada diante do calor e um tanto afobada, demonstrando novamente sua dependência do volante Marcelo Mattos. Sem ele, está mais do que evidente que o Glorioso não joga bem. Arévalo Rios ainda não encontrou seu ritmo perfeito de jogo e Herrera teve poucas oportunidades. Alex, substituto de Loco Abreu, teve uma atuação mediana e Caio também não esteve em um bom dia.



Quis o destino que o Botafogo enfrentasse o Flamengo na semifinal da semana que vem. Com a volta de Loco Abreu, o time de General Severiano deverá abusar das jogadas aéreas, já que a equipe da Gávea possui um fraco sistema defensivo. É verdade que o Flamengo teve 100% de aproveitamento no grupo A, mas por outro lado teve vitórias minguadas, com poucos gols ou vencendo adversários como Nova Iguaçu e Boavista no sufoco, quase perdendo. Ronaldinho Gaúcho ainda não brilhou e se enfrentar um bom volante pela frente, como Marcelo Mattos, provavelmente terá menos espaço. O maior teste do Flamengo foi diante de um Vasco que ainda estava em má fase e mesmo assim o time rubro-negro sofreu para derrotar a equipe até então capitaneada em campo por Carlos Alberto. Enfim, se quiser passar para final, o Botafogo terá que ter a calma e a garra que demonstrou contra o Fluminense, ou seja, a torcida alvinegra pode esperar uma boa exibição e a classificação.
No outro embate para a definição do finalista da Taça Guanabara, o Fluminense enfrenta o Boavista, que está com um time extremamente organizado. Pela teoria e pela lógica, o time do excêntrico Rafael Moura passará para a final. Na prática, o Sobrenatural de Almeida pode dar uma passada no Engenhão.

Recomendo a você um vídeo da semifinal do ano passado, que mostra como devemos jogar para vencer o time do mal e que deveria ser passado aos jogadores várias vezes durante esta semana:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SYn1p9Q70l4

Leonel disse...

Rui, concordo com a tendência que você também percebeu no seu ítem "4"!
Quanto à falta de movimentação das duas equipes no início do jogo, eu até aceito, pois naquela hora, a temperatura estava a mais de 42 graus! O problema é que perdemos gols demais!
Até tivemos sorte de não termos sido castigados, pois "quem não faz, leva" e isso eu já vi acontecer uma porção de vezes!

Ruy Moura disse...

Geraldo, se assegurarmos para treinador Muricy Ramalho ou Adílson Batista ou Dorival Júnior, faço já campanha contra Joel Santana. Se não, não vale a pena. Os demais são piores que o Joel.

Hélio dos Anjos? Ney Franco? Mário Sérgio? Geninho? Cuca? Renato Gaúcho? Celso Roth? Etc.?... Todos piores, com muitos anos de função de treinador e praticamente sem ganharem títulos.

Apesar de eu não gostar do perfil pessoal e profissional de Joel Santana, tenho que admitir que tem o melhor aproveitamento anual de toda a década e a sua saída não faz sentido objetivo - a não ser pelas razões que assistem a uma parte de botafoguenses - a maioria afeta a Cuca - que se bateu sucessivamente pela queda de Mário Sérgio, Geninho, Ney Franco, Estevam Soares e agora Joel Santana, na vã esperança (espero que seja vã) de regresso do Cuca e do seu 'espião' Cuquinha.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Aurélio, cansaço e calor não são só para um lado, são para os dois. Profissionais são profissionais. Que resolvessem o assunto logo na primeira parte e gerissem a segunda. É assim que as equipas poderosas fazem perante adversários mais fracos, especialmente quando jogam em casa.

De resto, concordo inteiramente com as suas observações. Sem M. Mattos a equipa desorienta-se, sem Loco Abreu perde a personalidade.

Quanto aos cathartiformes também estou de acordo. Até agora não mostraram nada, não metem medo a ninguém. Os juizes ajudaram uma vez amis aos 100% de aproveitamento. A mídia luta para dizer que BFR e FFC querem fugir deles, mas é só propaganda. Quem quiser ser campeão tem que ganhar os dois jogos. E ponto final.

Vamos assistir à final Botafogo x Boavista?

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, a pouca movimentação não me parece muito aceitável, a não ser que a defesa não claudicasse e entrassemos no segundo tempo de rompante. Não sucedeu nem no 1º nem no 2º tempo. Acomodação, falta de profissionalismo, incapacidade de jogarem sem o M. Mattos. Jogadores vulgares, sem capacidade de concentração, sem denodo profissional e sem um pensador na equipa fazem disto...

Nunca mais chega o dia da plena forma simultânea de Maicosuel, Arévalo, Marcelo Mattos e Renato Cajá...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

É, Rui.

Juntando Geraldo, Jornalisticamente falando e o Leonel, poderia dizer que nossa lenda não é a que a mídia diz, mas sim Loco Abreu. E este, já faz nossa nação se sentir como heróis.

O tal medo que a FlaPress anda dizendo que Botafogo e Fluminense tem do Flamengo, é pura ilusão. Vitórias minguadas e dentro do grupo mais fraco do Carioca.

O time realmente não jogou bem. Mas deveria, já que sabemos que "coisas" estranhas acontecem. Caio levou tantas faltas e o juiz não marcou nada e a partir dos 40 do segundo tempo, nada mais que prejudicasse o Macaé foi marcado, até a falta em Caio (finalmente) que Cajá desperdiçou ao rolar pro Herrera. Essas "coisas" devem ser sempre pensadas como fatos concretos quando jogamos. Devemos entrar pensando que estamos perdendo no placar para não termos problemas. Tanto com a arbitragem quanto com a "quem não faz, leva" de Leonel.

Eu não tenho medo do Flamengo. Mas não poderei ir ao Engenhão assistir Botafogo e Boa Vista. Assistirei na TV.

Aliás, Medo de que???

http://aqipossa.blogspot.com/2011/02/medo-de-que.html

Mauro Axlace

Ruy Moura disse...

Mauro, Joel Santana é um treinador vulgar. Só pode ser chamado de 'lenda' porque ganhou oito cariocas enquanto os outros técnicos, à exceção de Muricy, pouco têm. Mas sendo vulgar não significa ser desastre, e isso nós bem sabemos devido ao que já ganhou pelo Botafogo,

Loco Abreu é de outro nível de personalidade. Atleta também vulgar e satimbancos como Joel, andando de clube em clube, distingue-se claramente pela sua inteligência e oportunidade.

Mas a grande diferença entre um e outro é que se a 'lenda' saísse ninguém teria saudades, mas se Loco saísse, a nossa moral, o nosso orgulho e a nossa repercussão pública diminuiriam drasticamente.

Loco é indiscutível.

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Compartilho do mesmo sentimento quanto ao América.
Quanto ao BFR, só posso dizer que o time sente muito a falta de um líder (do LÍDER, do ídolo) e do Marcelo Mattos.

Ruy Moura disse...

É exatamnente isso, Chackal. Assino em baixo.

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Rui, se você esbarrar com o Nani pelas ruas do Velho Continente parabenize-o pelo gol no estilo sinuca e pelo passe "com a mão" para a pintura que o Rooney assinou.

Ruy Moura disse...

Sempre disse que, embora com características diferentes, o Nani é tão bom quanto o RC7 e iria surpreender. Às vezes gosto até mais do nani. Ambos foram revelados pela Academia do Sporting.

O Sporting está entre as três nmelhores academias do mundo e entre as piores diretorias de clubes profissionais. Diretoria frouxa que teve que se demitir.

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Após a saída do Ronaldo, imaginei que seu futebol, juntamente com o do Rooney, poderia crescer. Mas ele está me surpreendendo positivamente. Fez uma belíssima partida sábado, uma partida completa.
Sobre o Ronaldo, especificamente, confesso ter uma grande repulsa pelo gajo, pois penso que ele tenta aparecer além do necessário. E menos, às vezes, é mais, principalmente no futebol.

Ruy Moura disse...

Chackal, embora possa não parecer, o 'miúdo' CR7 é um garoto simples. E analisado imparcialmente é um dos melhores jogadores de sempre do futebol, quiçá o maior de todos após o desenvolvimento que está a fazer no Real Madrid. Ele joga um 'bolão'. Se fosse brasileiro, os brasileiros diriam que estavam perante o novo Pelé, mas como é português num país com 100.000 km2e 10 milhões de pessoas...

Pela mesma razão alguns não reconhecem que Mourinho será já o maior treinador de todos os tempos. Mas as entidades oficiais e os jornalistas de todo o mundo estão atentos e galardoam 'CR7' e 'Mou' (como já fizeram com Eusébio e Figo) com inúmeros e importantes prémios mundiais.

O CR7 é completíssimo. Como ídolo não é o meu preferido, mas que é completíssimo, não tenho dúvida nenhuma. E se o critério 'completíssimo' for válido - para 'infelicidade' do nosso Garrincha - o CR7, o Pelé, o Maradona, o Di Stéfano, o Bechenbauer e outros que vi jogar, são, em meu critério, os melhores do mundo. Não os mais imprevisíveis, como o imarcável e inimitável Garrincha, mas os mais completos.

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Está certo, Rui. Se você me permite dizer, admiro sua admiração. Entretanto, ainda não consigo enxergar o Ronaldo como algo tão grande.

Diego Louzada disse...

é impressionante a dificuldade do Fogão contra times pequenos no Estadual. Acaba vencendo a maioria, mas poderia ser tudo bem mais fácil.
Como o time cresce nos clássicos, aposto em uma vitória sobre aquele timeco, calando essa imprensa besta, que sequer deu a capa dos jornais para a goleada histórica do Vasco no último sábado.
Boa sorte ao Fogão!

Peço desculpas pela demora em vir ao blog e também em postar no meu, mas esse fim de semana sequer cheguei perto de um computador.

Abraço e sds cruzmaltinas!

Ruy Moura disse...

Chackal, não sou fã do CR7. Fui fã do Figo, por exemplo. Portanto, não fala um fã do CR7, mas um avaliador tanto quanto possível objetivo. Por exemplo, o troféu de melhor do mundo do CR7 penso que foi justo, a seguir o do Messi também foi justo, mas já o bi do Messi eu diria que devia ser entregue ao Iniesta.

E acho que o Messi e o Ronaldo têm muitas possibilidades de repetir esse título na carreira. E há outros a caminho...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui:

Não acho que o BOTAFOGO tenha empatado por motivos táticos ou técnicos. O motivo deste tropeço divino é um só: a ausência de Marcelo Mattos. Digo divino porque os deuses, que nem eu, preferem jogar contra o Flamengo, com a nossa torcida a nosso favor, do que contra o Boavista, com a nossa torcida contra. Já havia manifestado antes este meu desejo.

Desde que esse cara chegou, o que aconteceu foi o seguinte:

Com ele: 17 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota; 44 gols pró e 11 contra (saldo de 33).
Sem ele: 1 vitória, 10 empates e 4 derrotas; 17 gols pró e 23 contra (déficit de 6).

Domingo tem Marcelo Mattos. Domingo tem vitória.

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Mais uma coisa, Chackal: não sou fã dos que considero que foram os melhores do mundo, como Di Stéfano, Maradona, Pelé, etc., porque para eu ser fã de alguém é preciso muita coisa.

Apenas considero que esses são jogadores completos e que talvez esse seja o melhor critério pde avaliação - embora eu não seja fã dos jogadores 'completos'. Na verdade sou muito mais fã de Puskas, Didi, Garrincha, Figo; na atualidade, por exemplo, gosto muito das peripécias de Nani, Ganso e Hulk.

Claro que as minhas preferências são sempre as da 'minha casa': são sempre opções luso-brasileiras, não hispânicas nem britânicas. Tenho a certeza que artisticamente os portugueses e os brasileiros são os melhores.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Em tempo, Rui:

Também detesto o América desde 1911. Será rebaixado novamente este ano. Com Romário e tudo. E caberá a nós, na última rodada, a doce e santa missão de mandar o falso Diabo para o seu devido lugar: o INFERNO!

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Diego, 9x0 é demais!!! (rsrsrs)

Notável!!!

O PC Gusmão ia dando cabo do time, e a opção preferencial do Dinamite, que era Carlos Queiroz, acabaria com o time de vez. Queiroz é um treinador péssimo e um homem de fugir a 7 pés - vaidoso e incapaz.

Abraços Alvinegros!

Ruy Moura disse...

Marcelão, é esse o meu sentimento. Exatamente esse. Sem MM não jogamos. Mas o problema é também esse: não temos estratégia nem tática para superar uma falta. E o MM nem sequer é craque, muito longe disso.

Continuo a pensar que a troca de treinador não seria interessante antes de ele ter à disposição todos os jogadores, incluindo Maicosuel, porque o homem transmite positivismo, mas que o homem não sabe criar, é verdade. Só sabe defender. Na verdade, o BFR sempre se retrancou, mesmo dispondo de Garrincha ou de Túlio Maravilha, mas agora retranca-se sem craques, sem estratégia bem montada de contra-ataque, porque o único craque que tem joga à baliza.

Isso é lamentável. O Joel não sabe o que é 'dinâmica de jogo'. Nem o Muricy sabe. Também é retranqueiro e o Flu não é uma equipa articulada. O Luxemburgo dá-me a sensação que também acabou. Futebol ruim por todo o lado, infelizmente.

A possibilidade de vitória no domingo é grande, porque não somos favoritos e temos a torcida rangendo os dentes, mas... quem é que vai arbitrar?!?!?!?!?!?!?!?!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Marcelão, como nunca simpatizei com Romário, acho que seria uma boa mandarmos o dito senhor e o clube vermelho para o inferno mesmo.

É verdade que todos dizemos muito mal do Flamengo, e com imensa razão, porque são realmente abaixo do 'normal', mas quem começou por odiar o Botafogo foram o Fluminense e o América.

O Bangu só o fazia por rivalidade, e o Flamengo por sentimento de inferioridade.

Por isso gosto do Vasco da Gama, que nunca nos desconsiderou. Nem nós a eles. Em 1923 fomos nós que os apoiamos. Acho que somos gente muito afável entre si.

Abraços Gloriosos!

Júlio disse...

O campeonato começa agora... e que venha o Boa Vista.

Poxa, elogiei o Joel aqui na semana passada e ele dáu uma pisada na bola. Ele deu uma de Muricy, Luxemburgo ou qualquer outro técnico quando o time tropeça: quer escolher a pergunta do réporter. Ora bolas, deixa o cara fazer a pergunta e de se achar que a pergunta é "maldosa" faça como Loco Abreu... mas jamais tente escolher a pergunta que quer responder.

O time de ontem nem se parecia ao que ganhou do Fluminense... mas sem quere mudar o foco: jogar no calor que anda fazendo aqui no Rio não deve ser brincadeira não.

Um abraço e boa semana.

Ruy Moura disse...

Na verdade, Júlio, nenhum desse três técnicos tem a inteligência social do Loco Abreu.

CVada vez mais gosto do Dorival Júnior. Onde chega o time começa a jogar bem e a ganhar, e as suas declarações são cívicas e sérias.

Calor?! É assim todos os anos... Creio não poder servir de desculpa para o empate, porque o calor é para ambos os lados. Certo que ambos joguem menos, mas o BFR tem sempre obrigação de entrar para decidir e depois gerir.

Uma excelente semana!

Abraços Gloriosos!

Papagaio [BFR] disse...

É um paradoxo o que sinto neste momento, estou confiante e pessimista em relação ao próximo jogo.

Me vem à cabeça imagens de ontem e do clássico vovô.

Ruy Moura disse...

Papagaio, eu estou confiante quanto ao plantel. Vamos dispor de Jefferson na baliza, Antônio Carlos a chefiar a defesa, Marcelo Mattos a comandar o meio campo, o Renato cajá a cobrar as faltas e o Loco Abreu a impor respeito.

Tenho receio de alguma invençºão do Joel, mas em clássicos ele não costuma inventar e parece talhado a ganhar as decisões.

A parte pessimista é só uma as arbitragens escandalosamente cathartiformes. Só isso me deixa também a sensação de paradoxo. Apesar de tudo, confio na equipa em jogos grandes; não confio nas arbitragens.

Abraços Gloriosos!

Marcelo Vieira disse...

Não tenho medo do mulambo, a imprensa (tv globo principalmente) esta "apavorando" os demais, só pelo fato do flamengo ter o Ronaldo gaucho, porem esse que não esta em sua melhor forma, também não joga sozinho e o time do mulambo em um todo é totalmente limitado!
gostei do seu post o item 4 tem mesmo de ser comentado..rs
tem coisas que só acontecem aop botafogo...não conseguimos jogar contra os pequenos, mais aceitamos "desafios" com os de maior expressão...
saudações alvinegras

Ruy Moura disse...

Marcelo, a técnica é essa: jogo psicológico para o adversário entrar em pânico. Acho que é exatamente nestes casos que o Joel Santana entra em cena de forma positiva no treino e no vestiário.

E no campo estará lá o Loco Abreu comandando a ousadia.

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...