quinta-feira, 3 de março de 2011

Noite inesquecível de 1997


A noite do dia 26 de março de 1997 foi absolutamente inesquecível para todos os botafoguenses. Na última rodada, com o Botafogo já classificado para a final do 1º turno, Joel Santana escalou um time inteiro de reservas contra o supertime do Flamengo, que se apresentou escalado com a sua força máxima.

O glorioso Botafogo venceu o Flamengo por 1x0, gol de Renato. O jogo foi válido pela Taça Guanabara, cujo título foi conquistado com 12 vitórias em 12 jogos.

Nesse jogo em que os reservas ganharam ao Flamengo, até o técnico era ‘reserva’. Na verdade, Joel acompanhou o jogo das cabines e foi o seu auxiliar, Valinhos, que ocupou o banco à beira do campo. O Flamengo, dirigido por Júnior, precisava apenas do empate para chegar à decisão contra o próprio Botafogo.

O outro interessado no jogo era o Vasco da Gama, que deveria torcer pelo Botafogo para ficar com a vaga na final do 1º turno. Porém, face à escalação de Joel Santana, em São Januário ninguém acreditava que os flamenguistas não ganhassem. Os próprios botafoguenses não acreditavam no jogo, apresentando-se apenas dois mil adeptos contra quinze mil do Flamengo, que partilhavam uma grande certeza de o clube ser finalista.

O técnico botafoguense foi alvo de muitas críticas dos dirigentes do Vasco da Gama e os jogadores vascaínos ganharam folga...

No entanto, o Botafogo entrou em campo bem armado e o Flamengo jogava pateticamente. Por entre a apatia do clube da Gávea, a equipa botafoguense evoluía da direita para a esquerda e vice-versa com incrível facilidade. E foi com naturalidade que o gol surgiu aos 25 minutos: Serginho tocou para Renato que, de fora da área, aninhou a bola no ângulo direito de Fábio Noronha.


Da apatia o Flamengo passou à intranquilidade e a equipa errava consecutivamente os passes, até que Mancuso deu uma cotovelada em Zé Carlos e foi expulso, já que tinha sido advertido com cartão amarelo antes, por ofender o árbitro.

Todos aguardavam que o Flamengo empatasse no 2º tempo para se classificar à final, mas os da Gávea permaneceram confusos, sem meio campo nem laterais esclarecidos. Aliás, a melhor oportunidade do adversário em todo o jogo ocorreu apenas aos 89 minutos quando Romário entrou na área e chutou à direita de Alex.

Consta que depois deste banho de bola os flamenguistas nem sequer utilizaram os chuveiros…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Flamengo
» Gol: Renato Carioca, aos 25’ do 1° tempo
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 26 / 03 / 1997
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
» Disciplina: cartão vermelho – Renato Carioca (Botafogo) e Mancuso (Flamengo)
» Público: 17.024 pagantes
» Renda: Cr$ 176.560,00
» Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino).
» Flamengo: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Mancuso, Bruno Quadros, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marcos Aurélio); Sávio e Romário. Técnico: Júnior ‘Capacete’.
Fontes: Botafogo FR e Rádio Globo.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

18 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

Haha

Vou roubar sua postagem e colocar na minha seção "Jogos para sempre".

Não preciso lembrar que essa seção fala dos jogos inesquecíveis do Urubu. Inesquecíveis para os adversários...

Saudações.

Júlio disse...

Olhando a escalação eu me pergunto: como é que um time como o do BFR consegue ganhar do CRF? Não dá para entender...

Ruy Moura disse...

Estou a ser roubado! Estou a ser roubado! O Mauro virou flamenguista! Estou a ser roubado! (rs)

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Dá, Júlio. A camisa conta muito. Sempre contou muito. Agora é que parece que conta pouco. Ainda assim, vamos tendo camisa: veja quem era a nossa equipa e quem era a equipa do Flamengo quando conquistamos o Campeonato Carioca 2010. Ganhou a camisa...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

E ademais o excesso de confiança sempre foi mau conselheiro, seja para quem for. Por isso ganhamos o que todo o mundo pensava que perderíamos e costumamos perder o que parece estar garantido. Excesso de confiança no futebol funciona como os amantes: nos primeiros tempos os amantes receiam ser descobertos e tomam todas as precauções; com o passar do tempo ganham confiança, baixam a guarda, descuidam-se e... são descobertos!

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Julio,

Não entendo é como o Botafogo consegue perder para qualquer time que o Flamengo tenha.

Rui, não estou roubando. Não é para falar bem deles!! Bom, isso vc já sabia...

E por falar em roubar, acho que já descobri como o Botafogo consegue perder para qualquer time que o Flamengo tenha. Entendeu, Julio?

Rui, estamos quites. Um disse que vc tinha virado Cathartifortista. Mas eu estava meio bêbado naquela ocasião.

HAHAHAHA

SSA (Saudações Sóbrias Alvinegras)

Ruy Moura disse...

Mauro, se você não está roubando, então é porque não é flamenguista... (rs)

Nesse caso, acho que está pedindo emprestado e... eu empresto! (rs)

Abraços Gloriosos!

NRA disse...

Só para ficar mais claro, se não me engano o regulamento daquela TG previa a disputa do título entre aqueles que terminassem em primeiro e o segundo colocados na diputa, após todos os times terem jogado todos os 11 jogos (12 clubes --> 11 jogos). O jogo contra o Fla foi o último e 11o. jogo do Bota na TG. Se não me engano, o Botafogo, que ganhou todos os 11 jogos, ficou uns 8 pontos à frente do Vasco, segundo colocado. E mesmo assim, foi obrigado a decidir o título num jogo extra, no qual tinha o direito do empate, mas acabou ganhando, tornando-se esse o 12o. jogo ao qual se refere o cartaz. Mas vejam como o regulamento era mal feito: mesmo ficando atrás do Bota uns 8 pontos, se o Vasco ganha esse único jogo, ele era o campeão da TG. Nossos dirigentes nunca souberam fazer um bom regulamento.

Ruy Moura disse...

NRA, é como diz. Os regulamentos são geralmente maus, em particular do RJ. Faz-me lembrar uma grande frase popular: "se podemos fazer o comllicado, porque é que haveríamos de simplificar?"

Muitos equívocos nascem desses regulamentos absurdos. O campeonato de 1997 teve 3 turnos!!! O BFR ganhou o 1º e o 2º e depois foi disputar a final com o Vasco, que ganhou o 3º turno. Não faz sentido. Nem faz sentido o bicampeonato do Flamengo num só ano, nem faz sentido a confusão de 1987, nem faz sentido a subida do Fluminense da 3ª para a 1ª divisão. Etc., etc., etc. Enfim...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

[Taça Guanabara]

1.Botafogo-------33 Pontos
2.Vasco da Gama--25 Pontos
3.Flamengo-------24 Pontos
4.Madureira------18 Pontos
5.Bangu----------16 Pontos
6.Fluminense-----15 Pontos
7.Americano------13 Pontos
8.Volta Redonda--12 Pontos
9.América--------09 Pontos
10.Itaperuna-----07 Pontos
11.Olaria--------07 Pontos
12.Barreira------05 Pontos

Os jogos:

Botafogo 1-0 Madureira
Botafogo 2-1 Olaria
Botafogo 6-2 Barreira
Botafogo 4-1 Fluminense
Botafogo 5-0 Bangu
Botafogo 4-2 Itaperuna
Botafogo 1-0 Volta Redonda
Botafogo 1-0 Americano
Botafogo 2-1 Vasco
Botafogo 2-1 America
Botafogo 1-0 Flamengo

Final da Taça Guanabara

Botafogo 1-0 Vasco
Data – 30 de março de 1997
Local – Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro – Carlos Elias Pimentel
Renda – R$ 912.915,00
Público – 88.404

Gol – Gonçalves, aos 32 minutos do 2° tempo

Botafogo – Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson;
Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho, Sorato (Dimba).
Técnico: Joel Santana.

Vasco – Carlos Germano, Pimentel, Tinho, João Luís e Felipe; Luisinho
(Pedrinho), Fabrício, Juninho e Ramon; Almir (Mauricinho) e Edmundo.
Técnico: Antônio Lopes.

Ruy Moura disse...

Aqipossa falou, tá falado...

Abraços Gloriosos!

NRA disse...

Rui


Isso mesmo, foram 3 turnos, sendo que o primeiro foi disputado pelos 12 clubes, o segundo por 8 (se não me engano) e o terceiro por 6, mais uma esquisitice do regulamento daquele ano.

Ruy Moura disse...

Com a smodernices de hoje na partilha de títulos, acho que o Botafogo devia reclamar um bicampeonato nesse ano. Porque foi o que ganhou mais decisões de turno e depois foi campeão carioca ainda noutra decisão (rs).

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Boa noite.

Quem seriam Alex e Cidiclei?

Será Renato Gaúcho o autor do gol?

Jéferson.

Ruy Moura disse...

Jéferson, esse tal de Gaúcho a que se refere saiu do Botafogo em 1992 após comemorar com o Flamengo num churrasco a vitória que os cathartiformes obtiveram sobre o clube de Gaúcho à época, o Botafogo. Deve-se referir que nesse jogo de 1992, alegadamente a defesa do Botafogo 'facilitou' o ataque do Flamengo. Também não se sabe se Gaúcho terá dificultado seriamente a defesa adversária...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Boa tarde.

Organizando o Bota:

BOTAFOGO 1 x 0 FLAMENGO
Data: 26 / 03 / 1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Competição: Campeonato Carioca
Gol: Renato Carioca, aos 25’ do 1° tempo
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino)
Flamengo: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Mancuso, Bruno Quadros, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marcos Aurélio); Sávio e Romário. Técnico: Júnior “Capacete”
Obs: 1. Renato Carioca e Mancuso foram expulsos; 2. O Botafogo atuou com seus reservas. Sensacional vitória!
Fontes: Botafogo FR e Rádio Globo.

Alex Guimarães da Silva (goleiro).

Sidicley Bernardo Nunes (meio-campo.)

Laércio da Silva Vieira Canil "Renato Carioca" (meio-campo).


Saudações Alvinegras,
Jéferson (Jefferson).

Anónimo disse...

Boa tarde.

Organizando o Bota:

BOTAFOGO 1 x 0 FLAMENGO
Data: 26 / 03 / 1997
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira
Competição: Campeonato Carioca
Gol: Renato Carioca, aos 25’ do 1° tempo
Botafogo: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino)
Flamengo: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Mancuso, Bruno Quadros, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marcos Aurélio); Sávio e Romário. Técnico: Júnior “Capacete”
Obs: 1. Renato Carioca e Mancuso foram expulsos; 2. O Botafogo atuou com seus reservas. Sensacional vitória!
Fontes: Botafogo FR e Rádio Globo.

Alex Guimarães da Silva (goleiro).

Sidicley Bernardo Nunes (meio-campo).

Laércio da Silva Vieira Canil "Renato Carioca" (meio-campo).


Saudações Alvinegras,
Jéferson (Jefferson).

Ruy Moura disse...

Obrigado.

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...