sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Biriba, homenageado por cem mil

Mascote do Botafogo redesenhada por Ziraldo, sem adoção oficial

Biriba foi um cachorro nascido em 1945 numa esquina de Copacabana, nas imediações da Rua Miguel Lemos, filho de uma fox terrier e de pai desconhecido, tendo sobrevivido nas calçadas até ser adotado pelo zagueiro Macaé.

Em 1948 consagrou-se como a mascote do Botafogo no título de 1948, sob o patrocínio de Carlos Martins Rocha, o ‘Carlito’, então presidente do Clube e o mais supersticioso de todos os torcedores botafoguenses.

O cachorro entrou no gramado durante o jogo do Botafogo driblou todos os que o pretendiam capturar até que, cansado, acabou nas mãos de Carlito Rocha para se consagrar como mascote do Glorioso da Estrela Solitária em partidas no Rio de Janeiro, pelo Brasil e no exterior.

O seu nome não constitui um acaso, já que foi inspirado no jogo de cartas em que os atletas apostavam a dinheiro durante as concentrações antes dos jogos.

A sua morte ocorreu no dia 11 de agosto de 1958. Biriba apareceu ao mundo no ano de 1948 quando o Botafogo se sagrou campeão carioca e desapareceu no ano em que o Botafogo tornou a sagrar-se novamente campeão carioca.

Nesse ano de 1957, quando o Botafogo goleou o Fluminense por 6x2 na decisão estadual, a torcida gritou o seu nome nas arquibancadas do estádio do Maracanã. Nessa espécie de requiem, 100 mil pagantes ovacionaram Biriba, não havendo memória, em nenhuma parte do mundo, que um cachorro tenha sido alvo de tamanha homenagem.

4 comentários:

Sergio disse...

Só mesmo a torcida do Botafogo. Ela é realmente fantástica, não há torcida como a nossa. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Verdade, Sergio! Torcida original e criativa está aí! Pelo menos no Rio de Janeiro não há igual. Talvez mesmo no Brasil não haja igual. Provavelmente, pelo mundo fora, em termos de criação, só torcidas do tipo do St. Pauli rivalizam com a nossa em criatividade.

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

Pq será q o Botafogo não traz esse mascote novamente,um cachorro,do mesmo jeito que o Benfica faz com a aguia antes dos jogos.
Vc acha que poderia ocorrer uma perda dessa "mística" entorno desse mascote????
A torcida do Botafogo é apaixonada a tudo que se refere ao Botafogo,Ruy!!!

Ruy Moura disse...

A ideia agrada-me muito. Aliás, há poucos anos descobriu-se um cachorro beagle com uma estrela igual à nossa no dorso e o Clube não o aproveitou para mascote viva durante os jogos. Uma pena.

Abraços Gloriosos.

8.000.000 DE VISITAS