

Os autores da ‘estranha’ goleada de 14 tentos foram Pascoal (6 gols), Perácio (3 gols), Carvalho Leite (1 gol) e Álvaro (1 gol). A equipa botafoguense alinhou com Aymoré Moreira, Bibi e Lino; Zezé Moreira, Martim e Canalli; Álvaro, Carvalho Leite, Pascoal, Perácio e Patesko.
Em homenagem ao simpático rival aqui se anota uma breve resenha do Madureira Esporte Clube. O clube esteve desde sempre ligado ao comércio local, tendo sido fundado em 16 de Fevereiro de 1933 o Madureira Atlético Clube, que diluiu os clubes Fidalgo Madureira Atlético Clube e Magno Futebol Clube. Foi assumida a data de 8 de Agosto de 1914, data da fundação do Fidalgo, como a data da fundação do Madureira. No dia 12 de Outubro 1971 foi criado o Madureira Esporte Clube, resultante da fusão do Madureira Atlético Clube, do Madureira Tênis Clube e do Imperial Basquete Clube.
Os principais títulos e colocações do Madureira em futebol foram os seguintes: campeão da Taça Rio [2006]; vice-campeão carioca [1936, 2006]; vice-campeão da Taça Cidade Maravilhosa [1996]; campeão do Torneio Início [1939, 1957]; campeão estadual júnior em 1974; campeão estadual infantil [1997, 2000]; campeão estadual juvenil [1998, 2001, 2005].
Hino [autoria de Lamartine Babo]:
"Nosso ideal é lutar / Lutar por ti Madureira / Queremos ver tua bandeira / Tremular pelo ar / E assim queridos, unidos, / Seremos dez, vinte mil, / Em cada Glória que temos, / Daremos pujança ao esporte do Brasil / És Madureira, nosso castelo, / A nossa Catedral, ideal / O sol de muitos anos, / Dos tricolores suburbanos."
Fontes principais
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão e Rui Moura
Castro, Alceu Mendes de Oliveira (1951), O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro: Gráfica Milone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madureira_Esporte_Clube
http://www.madureiraec.com.br/site2007/index.htm
4 comentários:
Que goleada heim. Pascoal arrebentou nesse jogo.
Valeu e até mais.
saulobotafogo.blogspot.com
Agora sim entendi a etiqueta, "anuário histórico"... só não vá publicar tudo em 2009, hein! Vou ver se consigo ajudar!
Há alguns dias, estava me queixando sobre o acervo de vídeos das décadas de 70, 80 e 90 do site Globo.com... em cada década, o máximo que existem de vídeos livres sobre o Botafogo, são de 15 a 20. Quer dizer... de umas 50 partidas realizadas por ano, 500 por década, eles divulgam apenas 15 a 20? Antes de 70, eles não possuem absolutamente nada! Só se for copiado do Canal 100, que, segundo o Rafael Casé, não divulgou todo seu acervo de vídeos sobre os craques, Garrincha, Quarentinha, Didi entre outros. Enfim, o que podemos fazer, né!? Só uma observação, todos os lances que vemos de Garrincha hoje(na internet), só podem ser em clássicos, finais e jogos de seleção... eu só imagino o que ele fazia com os times menores!
Abs!
Saulo, naqueles tempos os 'grandes' não tinham mesmo misericórdia dos 'pequenos'... Que grandes goleadas!... E havia sempre jogadores a marcar 5,6,7 gols... Que fartote!...
Abraço forte de 2009!
Vinícius, todos os dias eu coloco uma data nessa etiqueta, quer haja ou não matéria para encher a data. Porque se não a etiqueta não fica sequencial. Quando se encontrar matéria e se preencher datas que ficaram sem notícia, eu farei uma chamada de 1ª página para os leitores irem ler a notícia.
Obrigado pela disponibilidade em colaborar!
Forte abraço 2009!
Enviar um comentário