terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sua Bola, sua Vida, nossa Vila...


por Fernando Lôpo

Como é carnaval, nada melhor do que lembrar uma história que mistura samba e Botafogo, ou, mais precisamente, samba e nosso Nílton Santos.

Em 2002, para voltar ao grupo especial, a Vila Isabel levou à avenida um enredo que não poderia ser melhor: “O Glorioso Nilton Santos... Sua Bola, sua Vida, nossa Vila...”

Tentativas anteriores de unir samba e um clube de futebol não deram certo, curiosamente de duas escolas também daqui da região da Grande Tijuca. A Estácio fez enredo do flamengo e a Unidos da Tijuca foi rebaixada com o enredo sobre o Vasco da Gama.

Mas Nílton Santos não é Vasco nem é flamengo. Por isso, a Vila Isabel fez um desfile perfeito. Perfeito mesmo, pois todos os jurados consideraram que a escola merecia nota 10. Eu disse todos. Mas ficou em segundo. Por quê? Uma jurada errou as notas. No espaço da nota da Vila ela escreveu na justificativa que “estava perfeita”, mas deu nota 9,3. Na justificativa da Santa Cruz, apontava alguns errinhos e dava nota 10.

A jurada simplesmente errou os campos das notas e inverteu as notas de Vila Isabel e Santa Cruz. Com isso, a Vila de Noel somou 199,3 pontos e a Santa Cruz 199,4 pontos, quando o correto seria a Vila ter impecáveis 200 pontos e a Santa Cruz 198,7 pontos.

Mesmo com a jurada reconhecendo o erro, não foi retificado o resultado e a Vila teve de acatar o 2º lugar. Como subia apenas uma escola, a Vila continuou no grupo de Acesso. O desfile foi perfeito como Nílton Santos, mas a escola prejudicada por uma jurada, coisa que já conhecemos nos campos.

Eis a letra do samba:

Compositores: Leonel / Serginho 20 / Si / Leno Dias / Ivan da Wanda

"Alma e paixão popular
A coroa a girar “é show de bola”
No futebol, "escola" da vida
Ou quando entro na avenida
Busco a glória da vitória
Sob o manto azul e branco
“Gol de placa” é Nilton Santos
“Falta” pouco pra gritar é campeão
Esse jogo veio lá da Inglaterra
Espalhou-se pela Terra, está em cada coração

“Tem peixe na rede” e um menino atrás da bola
Talento, simplicidade e raça
Vira artista do gramado, para sempre idolatrado
Explode em grito de gol a massa

Glorioso, estrela a brilhar
“Enciclopédia” a irradiar
No Maracanã OU pelo mundo inteiro
Vestia o orgulho de ser brasileiro
Tantos sonham ser Nilton Santos
“Santificado” nos campos
Lenda viva do esporte mundial
A taça é nossa, a gente segue o seu exemplo
Eterniza em nosso "templo"
Sua história “em forma” de Carnaval

Bate palma, “bate-bola”, bate junto bateria
Igualzinho ao Nilton Santos, “toca com categoria”
É o gingado da baiana, é futebol, samba no pé
“A galera já delira”, minha Vila “dando olé”.”

O único sítio onde achei o áudio desse samba foi no fim dessa página: http://www.sambariocarnaval.com/download3.htm

12 comentários:

Ricky_cord disse...

Amigo Rui obrigado pela distinção, mas eu também já tinha indicado o seu anteriormente. Pode conferir aqui http://futebol-bonito.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html. Abraço

Ruy Moura disse...

Pois já, só que com esta coisa de andar de país em país e de projecto em projecto há coisas às quais perco 'o fio à meada'. Como não copiei a sua indicação na altura, perdi o rasto dela. Desculpe-me, amigo. Gosto muito do seu blogue.

Abraços Gloriosos e Leoninos!

Anónimo disse...

Querido amigo, eu não tinha essa música. Já salvei, obrigada:-)
Ontem levei o técnico Ney Franco à clínica paravê-lo foi ótimo. Levamos sorvetes, chocolates.. ele falou pouco, mas o Ney disse que levará a faixa da TG para ele vestí-la. Que asism seja, né? beijosss
pam

Ruy Moura disse...

rsrsrs... Pam, o que o Ney tem de bom é o otimismo!... Ele que ganhe a semifinal porque a final logo se verá...

Quando eu for velhinho quero ir para essa clínica para que a minha queridíssima Pam me leve uns sorvetes e uns chocolatinhos... rsrsrs...

Te adoro, garota linda!

Beijos Estrelados!

Vinícius Barros disse...

Boa sorte ao Sporting amanhã, contra o Bayern e é claro, muita sorte ao Botafogo com sua retranca e zaga desordenada!

Saulo disse...

A jurada era flamenguista ou era contratada pela CBF.

Fernando Lôpo disse...

Provavelmente o sobrenome da jurada era Beltrami, Lima Henrique, Moutinho ou Calábria. O presidente do fluminense, o suíno Horcades, era jurado do grupo Especial. Há anos que as notas deixaram de ter intervalos de 0,5 ponto (10; 9,5; 9,0; 8,5...) e passou a ter como intervalo 0,1 (10,0; 9,9; 9,8...). Pois bem, o cidadão aplicou suas notas apenas com intervalos de 0,5, prejudicando bastante algumas escolas. Alegou que "não sabia da mudança de regulamento", coisa que já valia fazia tempo. Lamentável.

Anos atrás o sistema de pontuação era muito mais justo. Eram 5 notas por quesito, sendo que a maior e menor eram descartadas e valiam as 3 do meio. Isso era bom, pois anulava certos desvios de nota meio esquisitos (tem escola que ganha 10 10 10 9,0 e outras que ganham 8,5 9,0 8,5 e 10, o que mostra que uma nota está destoando) e evitava que um jurado mal intencionado prejudicasse ou beneficiasse alguém. Mudaram para 4 notas todas valendo direto, o que permite erros como esse que prejudicou a Vila Isabel. Fosse no sistema antigo e a Vila venceria.

Indico essa página para quem quiser saber mais ou mesmo baixar raridades:

http://www.sambariocarnaval.com/

Eles comentam todos os LPs desde 1968, com bastante rigor crítico e sempre mais de um analista por LP, várias vezes discordando. Analisam aspectos de melodia e letra, além de não perdoar clichês. Um dos melhores discos é o do emblemático ano de 1976, que tem pérolas como esse que o Império Serrano reeditou neste ano e o samba dos sambas Os Sertões. Quem não conhece, vale a pena conferir. É de uma escola chamada Em Cima da Hora, que foi rebaixada nesse ano mas estará sempre na história por esse samba antológico baseado no livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Além disso, 1976 marca as chegadas de Joãozinho 30, Laíla e Neguinho na Beija-flor, num desfile que modificou para sempre o modo de fazer carnaval, cada vez mais grandiosos, luxuosos e caros.

Laíla e João 30 também foram os pioneiros (ainda no Salgueiro) na polêmica prática de fundir dois sambas em disputa para criar o samba que vai pra avenida. Um "frankstein", em que pegam a primeira parte de um e a segunda do outro. De fato, muitos sambas tem uma primeira ótima e segunda ruim ou vice-versa. Muitas vezes quando olhamos uma ficha técnica e vemos que o samba tem 8 ou 10 compositores, há grandes chances de ser resultado de fusão.

Muita gente especialista no assunto considera que essa quebra na autonomia da ala dos compositores foi o início de uma certa decadência das escolas, de uma comercialização crescente, que culminou com péssimos sambas nos anos 1990. De fato, basta ver quantos nomes de peso foram se afastando da Portela a partir dos anos 1970, culminando com o racha de 1984.

Pena que Candeia tenha subido tão cedo, com apenas 43 anos, pois com ele foi-se também a Quilombo, escola fundada por ele e que era um manifesto de resistência contra a descaracterização das escolas de samba.

Ruy Moura disse...

Vinícius, os jogos com Bayern e alaranjados são difíceis, mas a esperança é sempre um factor decisivo para vivermos com a crença de um futuro bom.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Certeza, certezinha, Saulo!.. Ela era 'urubu'... ou 'laranjinha'... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estou torcendo muito pelo 'meu' Salgueiro, Fernando!... Eu gostava muito do João Trinta...

Abraços Gloriosos!

Pamella Lima disse...

Querido Rui. ele é otimista sim! Quero que venha ao Rio sim, e claro que levaria sorvete e doces para você.

Beijos estrelados tbm.....

Ruy Moura disse...

Muitos beijos, querida. E muito boa sorte para hoje, contra os laranjinhas...

Beijos Estrelados!...

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...