quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mundo Botafogo cita as fontes


Caros leitores, para os devidos efeitos informo que o blogue Mundo Botafogo cita as fontes de pesquisa e, além disso, tem produção própria, como todos sabemos. Ao longo de quase três anos são fornecidos artigos diários sem repetição.

Por razões desconhecidas, o sítio da torcida Botachopp publica muitos artigos deste blogue ignorando completamente a fonte. Alertei para o assunto, mas a ‘saga’ continua indiferente à ética da citação e da menção da fonte.

Por exemplo, no artigo recente sobre o Botafogo ser recordista de gols no escrete canarinho, o sítio da torcida Botachopp teve o cuidado de suprimir as duas últimas linhas que informavam o seguinte: "Texto de Rui Moura, Mundo Botafogo / Pesquisa realizada por Leonardo Devezas, Sítio Campeões do Futebol".
.
Serve a presente para assegurar aos leitores que todos os artigos que surjam no sítio da torcida Botachopp iguais aos do blogue Mundo Botafogo, são cópia deles sem fonte, e não cópia do Mundo Botafogo, o qual tem formalmente o hábito ético e intelectual de citar as fontes e os autores.
.

12 comentários:

Guilherme disse...

Rui, não citar seu blog como fonte além de profunda falta de respeito é um completo desserviço à nação botafoguense, que deixa de conhecer um dos maiores acervos da história do nosso clube.

Igor T. disse...

O flamenguismo chegou a um bom número de botafoguenses. Uma lástima.

Botachopp disse...

Caro amigo.
O Blog da Botachopp é uma ferramenta ao qual se propõe a divulgar todas as noticias vinculadas ao Botafogo e assuntos gerais, servindo também para divulgarmos os trabalhos dos nossos amigos botafoguenses.
Sobre o seu lamentável comentário, peço para que se dê o trabalho de ler a noticia publicada em nosso blog, no dia 13 de julho de 2010, e veja que as fontes de pesquisa foram devidamente colocadas dentro do texto.

Segue o post: http://www.botachopp.blog.br/botafogo-recordista-de-gols-na-selecao/

Hoje contamos com aproximadamente ( em média ) 4.500 visitas diárias em nosso blog que, como todos sabem, tem pouco tempo de vida. Não precisamos DE FORMA ALGUMA se aproveitar de matérias e artigos publicados em seu blog. Nossa real intenção é divulgar noticias sobre o Botafogo, o maior motivo de nossa existencia.
Para evitarmos problemas, a Botachopp não publicará mais artigos do seu blog.
Pra finalizar, JAMAIS tivemos a intenção de se aproveitar de suas noticias.

Agradecido pela atenção.

Thiago Ribeiro
Dep. Marketing Botachopp

hangman disse...

É a sensação de ser roubado na saída do trabalho, após o pagamento...
Ética, zero; Frustação, dez!

Ruy Moura disse...

Caros amigos Guilherme, Igor e Hangman, obrigado pela solidariedade. É comum isto acontecer. No sítio oficial do Botachopp tem acontecido com frequência: umas notícias referem no fim a fonte, do tipo Lancenet, Globoesporte, etc., mas muitas outras fontes não são citadas. Creio que teremos que aprender que os Internet de Internet devem ser citados como em qualquer outra publicação.

Eu aviso sempre, e geralmente as pessoas pedem desculpa e passam a citar a fonte. Mas há muitíssimos casos destes por aí, de sítios que não citam os outros.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Caro botafoguense Thiago Ribeiro
Diretor de Marketing Botachopp

O motivo da existência de Mundo Botafogo é também o Botafogo, obviamente. Sei que o blogue Botachopp é uma ferramenta de divulgação de notícias publicadas noutros locais e saúdo-o pelo conjunto de visitas diárias ao blogue no cumprimento da sua missão, o que significa que os botafoguenses estão atentos aos seus espaços de divulgação e que o blogue é bem aceite.

Por diversas vezes o blogue Botachopp publicou artigos do blogue Mundo Botafogo e NUNCA citou a fonte. É muito estranho que, de repente, e tendo eu feito referência ao desaparecimento das duas últimas linhas, elas apareçam, subitamente, no meio (!) do texto. Até porque aparecendo no meio do um texto a referência, o leitor julga que tudo o que está para trás é da autoria do blogue e não da fonte, como deve saber no âmbito de conhecimentos gerais acerca do aparelho percetivo dos humanos.

De resto, parece-me que o mais simples, que é o que geralmente as pessoas fazem, é pedir desculpa pelo lapso e recolocar as duas linhas no fim do artigo. Porque quando se publica uma notícia sem alterações da fonte, cita-se a fonte no final exatamente como estava na origem. Não o fizeram – nunca em nenhum dos artigos de Mundo Botafogo.

Mais fácil é dizer: “Para evitarmos problemas, a Botachopp não publicará mais artigos do seu blog.”

Porque assim não tem que se pedir desculpas por citarem umas fontes e não citarem a de Mundo Botafogo e, ademais, é claro que como eu cito as fontes, o senhor director de marketing do sítio Botachopp pode sempre ir à outra fonte e citá-la, ignorando o Mundo Botafogo, mas aproveitando a referência e, quiçá, as ideias geradas no âmbito do próprio blogue. Neste blogue Mundo Botafogo, até quando faço artigos devido a ideias de amigos, cito o nome do amigo como ‘inspirador’.

Por tudo isso, eu diria que fica muito mal essa sua posição. Diria mesmo, lamentável.

Boa sorte para a missão do blogue Botachopp.

Abraços Gloriosos!

axl disse...

Bem, eu além de ditar, ainda convido para ler "esta e mais outras no MundoBotafogo". Salvo aquela que me esqueci, e justamente ela você deu atenção. Que azar o meu.

Mas além de citar, ainda tem link direto com direito a Banner próprio para o MB.

Peço para não discutirmos mas isso, pois não vai levar a nada mesmo, se quem quer ficar bem informado tem que vir é aqui mesmo.

Esse Mundo basta-nos, pois é completo.

Rui, acho muito mais estranho, dizer que são 4500 diárias se no próprio sitemeter indica 707 de média e 4900 na semana. Basta clicar no ícone lá em baixo...

Acho que é muito chopp.

Lastimável.

Axlace

Ruy Moura disse...

Ah... Meu amigo, Mauro... A resposta ao 'director de marketing' do Botachopp seria outra se ele não fosse botafoguense. Se fosse cathartiforme, bem... Mas não é e nem sequer discuto alguns argumentos, para não agravar. Só acrescento - para ti - que quem tem serenidade e coragem, pede desculpa e assume outro posicionamento no futuro; quem não é corajoso faz a fuga para a frente... ou para trás, sabe-se lá...

Sinto-me muito honrado com a nossa amizade.

Abração Glorioso!

Aqipossa Informativo disse...

A honra é toda minha.

Contei que ganhei de aniversário o 21 depois de 21?

Comecei a lê-lo ontem, mas confesso que embora muito deseje, acredito que não lerei mais que um capítulo por semana.

Tomarei dois "chopp"s verdadeiros sexta-feira. Um pra mim e outro pra você. Mas não deixarei que a distância além mar entre nós, esquente o líquido de sua tulipa. Um gole em cada uma e estará resolvido em 10 minutos.

Saudações Sóbrias Alvinegras. Ou não...

Axlace

Ps. Foi impressão minha, ou o Bota ontem estava fazendo papel de idiota entregando o jogo pro Cathartiforme levantar a moral?

Ruy Moura disse...

Mauro não me tires a honra toda! Combinamos assim: tenho 50% da honra de sermos amigos e tu ficas com outros 50%! (rs)

Agora também leio livros por capítulos, mas quando era jovem nunca li um livro em dias diferentes: era tudo seguido. Durante essas horas eu estava pairando pelo Cosmos e fazendo do mundo aquele livro.

Tomarei outra 'loira suada' também por ti. Especialmente para esquecer a entrega de ontem. Mais uma página desclassificada assinada por desclassificados... Se o João Saldanha fosse vivo...

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

amigo,
lamentável!

forte abraço!

Ruy Moura disse...

Vida que segue, Snoopy...

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...