segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º clássico Botafogo x Flamengo

.

As minhas pesquisas e a colaboração de diversos leitores têm permitido publicar, em primeira mão, uma grande parte da história do Glorioso esquecida na poeira do tempo. Hoje apresento o resultado de uma das minhas pesquisas, que se traduz num texto que considero único na vida do grande clássico Botafogo x Flamengo.

Trata-se de uma pérola da ‘antiguidade’ jornalística, que relata o primeiro jogo oficial disputado entre Botafogo e Flamengo no dia 13 de Maio de 1913, válido para o campeonato carioca de futebol, que teve como convidado de honra o Comodoro C. Bleck, presidente do Club Naval de Lisboa, e toda a comitiva portuguesa.

O Botafogo apresentou-se praticamente com a equipa campeã carioca de 1912 (foto acima), após o abandono do campeonato de 1911 em solidariedade com Abelardo Delamare.

A ortografia usada reproduz rigorosamente o texto original.

SPORTS

FOOTBALL

CAMPEONATO DO RIO DE JANEIRO

O “match”, jogado hontem entre o Botafogo e o Flamengo, causa grande successo. Venceu o Botafogo por 1x0.

Com uma assistencia superior a 3.000 pessoas, realizou-se hontem no campo do Botafogo F.C. o encontro entre este valoroso Club e o sympathica C.R. Flamengo. Desde muito cedo o novo field da rua General Severiano, principiou a encher-se de povo e ás 3 horas da tarde o seu aspecto era encantador. Desde 1910 não tinhamos assistido a um encontro tão sensacional e tão concorrido. As archibancadas estavam repletas de familias e de cavalheiros da nossa melhor sociedade, que, anciosas, aguardavam com impaciencia o início da luta dos primeiros teams. Ao redor do campo uma multidão irrequieta e palradora se acotovelava á procura de logar. Antes de ser iniciado o match, os symphaticos jogadores do C.R. do Flamengo, em grupo, vieram, á frente da archibancada, entoar o seu hymno de guerra e dando hurras ao valoroso Botafogo F.C., no que são correspondidos pela numerosa assistencia, com uma prolongada salva de palmas. Eram 4 horas da tarde, quando o conhecido foot-baller Mario Pernambuco, do Fluminense F.C., faz soar o apito, chamando os jogadores ás suas posições. As equipes estavam assim organizadas:

Botafogo F.C.
Alvaro (baliza)
Pullem – Dutra
Juca – Rolando – Puio
Villaça – Abelardo – Facchine – Mimi
Lauro (ataque)
X
Raul – Dell-Nero – Figueira (ataque)
Borgesth – Bahiano
Gallo – Amarantes – Laurence
Nury – Pindaro
Casusa (baliza)

C.R. Flamengo
.
Uma unissona salva de palmas se fez ouvir e os captains tiram as sortes, cabendo a saida ao Botafogo F.C., que convidou para dar o pontapé inicial o Commodoro Charles Bleck, presidente do Club Naval de Lisboa. Abelardo, passa a bola a Villaça, que, ao recebel-a, perde para Gallo, que por sua vez faz um bom passe ao Borgerth. Este shoota do meio do campo, passando a bola por cima do goal, sob a guarda de Alvaro. Dado o goalkick, a luta recomeça e o jogo mantem-se com bellos lances de parte a parte. Abelardo, a dez jardas, dá um bolkick a goal, dando logar a uma boa defesa de Casusa. Pindaro faz um passe a Filgueiras, que ao shootar em goal obriga Rolando occasionar um cazuer que, bem tirado, é melhor defendido por Pecio. O referee nota um offside de Del-Nero. Tirado a face kick por Pullun, este faz um passe a Lauro, que centra a bola. Facchine shoota e Casusa vigilante defende. Abelardo torna a shootar, mas a bola bate na cabeça de Casusa, que, nesta occasião, estava caído, e Nery salva o seu goal. Rolando, ao tirar a bola de Lawrence, recebe um faul, que o referee não marca. Lauro, escapando, faz um passe a Facchine; este ao shootar o faz mal, pois Mimi estava bem collocado e o referee marca offside. Nery, ao defender um centro de Lauro, occasiona um cazuer, que é bem tirado por Lauro; Facchine escora com a cabeça, Casusa defende; Abelardo torna a shootar e é ainda defendido, quando há uma scrimage na porta ao goal do Flamengo; Mimi, que se achava a pouca distancia, não demora a enviar a bola á rede do Flamengo. Este feito de Mimi foi coroado com uma longa salva de palmas. Tinha o Botafogo F.C. conseguido abrir o score.

Recomeçada a luta, esta é titanica, e ao ataque dobram-se de ambas as partes. O referee, nota um laudo de Juca; Lawrence dá o kick, mas Rolando defende com a cabeça. O referee nota mais um offside de Del-Nero.Bahiano, escapando, centra, Pullem tenta defender, porem erra o shoot; Figueira, que se achava a duas jardas, shoota a goal, defendendo Alvaro, que cai; Borgerthshoota e a bola bate na trave superior, voltando para o meio do campo. Mais um ataque do Botafogo F. C. termina o 1º Half-time, com a superioridade do Botafogo F.C. de 1 goal sobre o seu leal adversário.

Após regular descanço, voltaram para o campo os teams. O Flamengo sae e tenta desmanchar o ponto obtido pelo Botafogo, porém nada consegue, por estar sempre attenta a esplendida defesa do Botafogo F.C.

Os dois contedores desenvolvem um jogo belíssimo, dando occasião a que as defesas contrarias apresentam um jogo calmo e seguro, inutilizando por completo os esforços das linhas de forwards, cujos shoots, são rebatidos com perícia. Mimi escapando duas vezes, seguidas, dribla Pindaro, mas quando vae shoota ringoal, cáe e dá tempo a que Nury e Cazuza shootem, livrando o seu goal. Em seguida, Gallo, ao defender um centro de Villaça, faz um corner que não dá resultado.Borgerth dá um bom kick que Alvaro defende, sendo, porém, obrigado a fazer corner. Este, depois ao defender um kick de Borgerth, faz outro corner que é bem tirado e bem escorado, com uma puxada de Figueira. Mas, Alvaro, ainda desta vez, defende o seu posto. Nesta occasião, Facchine, escapando, faz um centro da esquerda, que Abelardo tenta escorar, mas, pega a bola mal e shoota pelo lado do goal. Alvaro tem occasião de defender bons shoots de Borgerth e Bahiano. Juca faz um corner que não dá resultado satisfatório para o Flamengo. Borgerth dá um forte shoot, mas a bola passa rente a trave latteral. Em seguida, Bahiano faz um bom centro, que não é aproveitado pelos seus companheiros de linha. Facchine perde um goal shootando a bola na trave lateral. Lauro faz um otimo centro que é escorado por Abelardo e bem defendido por Cazuza. A equipa do Flamengo nos últimos momentos de jogo, ataca muito o goal do Botafogo, esbarrando-se na defesa deste.

Com mais um centro de Ramo, termina o match, com a victoria do Botafogo, por I goal a zero do Flamengo.

A equipe que o Botafogo F.C. põe em campo, jogou regularmente, notando-se Abelardo, Pino e Mimi, Pullen e Alvaro, os principaes.

Os outros elementos que faziam parte do seu team, são muito bons, via-se a falta de training, em que se encontravam. O team que o sympathico Flamengo apresentou em campo, estava em otimas condições de training, apezar de estar desfalcado de Baena, substituído por Cazuza, que nada ficou a dever-lhe. É um magnifico team.

O referee foi muito bom, concorrendo bastante para o brilhantismo do match.

No match dos segundos teams, saiu vencedor o C.R. Flamengo, por 3x1. Actuou, como referee, o sr. Haroldo Cox.

Durante o half-time, o presidente do Botafogo, fez servir uma taça de champagne ao sr. comodoro C. Bleck, presidente do Club Naval de Lisboa, havendo nesta occasião cordeal troca de saudações.

Abrilhantou o match com a sua presença, a harmoniosissima banda musical do I0º batalhão da Guarda Nacional, que foi alvo dos maiores elogios por parte dos espectadores.

Após o match foi servido ao team do C.R. Flamengo uma taça de champagne.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

2 comentários:

rafael disse...

que sensacional isso!

aonde vc encontra esses textos?

Ruy Moura disse...

Rafael, para um cientista social a investigação jornalística não tem segredos... Ou melhor, é 'segredo profissional'... (rs)

É muito bom que goste, porque eu tenho mais 'velharias' dessas para publicar...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...