quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escrito sobre o "Jornalismo escandaloso!" de Mundo Botafogo

.

Mauro Axlace
Aqipossa
http://aqipossa.blogspot.com

Boicote só não adianta. Não comprem o FLAnce, botafoguenses, vascaínos e tricolores. Nem o FlaGlobo e nem outros jornais tendenciosos. Vá aos estádios, torcedor, não assista aos jogos na TV. O motivo é a forma como se faz esse jornalismo esportivo. Não se trata de perseguição apenas, é muito mais uma forma de se mostrar a diferença entre o CRF e os demais. Basta a oportunidade aparecer.

Uma maneira de engrandecer um lado é contar mentiras a favor dele, outra é não contar os podres, mas também há a que está fazendo a imprensa Cathartiforme: (sempre uso letra maiúscula devido à ave e não ao clube) Simplesmente se diminui com quem se está rivalizando. Pormenoriza-se tudo de um lado e supervaloriza-se do outro. Infelizmente a imprensa será vermelhinha demais para nossos gostos. Não há previsão de mudar. A não ser que a Globo vá definitivamente à falência.

O que se deveria fazer é conscientizar o torcedor, não só o alvinegro, mas os outros não urubulescos, pois ocorre que dos outros times, só se sabe o que é mentira ou verdade, dos próprios times. Um alvinegro pode acreditar numa mentira sobre o Vasco, o Tricolor acreditaria numa contra o Botafogo e assim vai. Se fizermos apenas para nós mesmos, estaremos dando murro em ponta de faca.

As leis federais deveriam impedir certas formas de jornalismo esportivo. Deveria ser proibida a descrição do jogo sob aspecto pessoal, sendo possível apenas o relato do jogo, como os scouts, dados estatísticos, como cruzamentos, faltas, chutes a gol, defesas, essas coisas. Relatos, apenas sem formação de opinião. Mas isso é demais para eu imaginar que nesta vida ainda presencie isso.

A idéia de que o torcedor deve enxergar a má intenção das reportagens, deveria ser explorada ao máximo. Mas como fazer isso sem a interferência do pensamento exclusivo de um único clube? Se um site, blog, jornal ou coisa que o valha for declarado torcedor de um clube, todas as vezes que se mostrar a maldade dos meios de comunicação vermelhos (e pretos), vai dar infalivelmente a oportunidade deles se defenderem com as acusações de "teoria da conspiração de perdedores" e qualquer outra que convenha para desacreditar informações que não a deles. Não se deve esquecer que há anos eles fazem isso. Não se pode negar que eles têm experiência suficiente para reverter qualquer tipo de ataque contra o próprio atacante.

Mas nada impede que o AQIPOSSA faça o que já faz. Não é propaganda, é só um lembrete do que se pode fazer. O AQIPOSSA não tem time, pois falo bem dos 3 times do Rio. Sou contra a imprensa vermelhinha e ao próprio vermelhinho. Faço muitas vezes o que eles mesmos fazem. Mas ao contrário. Tudo de ruim que mostro é deles. Pormenorizo eles. Supervalorizo os outros.

Não deixo passar nenhuma oportunidade, lembre-se do “Parabéns Franguinho”, do “Império do Amor... Ao álcool”, da seção “Jogos para Sempre” e a “Você sabia”, onde conto tudo que se sabe sem esconder nada nem inventar. Apenas é mostrado às claras o que se trata de deixar no escuro para ninguém saber ou ninguém perguntar...

Copa Toyota, Taça de bolinhas de isopor, 5 TRIs que são 4, Papeletas Amarelas, HexaPenta e tudo o mais que se puder investigar. Não faço por ódio ao Cathartiforme, mas por amor a verdade. E essa verdade abrilhanta o Botafogo tanto quanto sua própria Estrela Solitária. Esclarecer a todos que me rodeiam (e cada um deveria fazer o mesmo), que eu não sou idiota em acreditar nessas falsas propagandas, nessas absurdas reportagens contra os que são adversários do mais protegido, nessas falsas crenças de que haja um passado glorioso onde nunca existiu, é que me faz mais forte como botafoguense em busca de tirar da imagem do Alvinegro, essa gosma fantasmagórica de um vampiro que necessita tanto ser grande, mas de tão pequeno só consegue aparecer diminuindo os outros.

Quando se esclarece algo, se põe às claras, se chama à luz, tratam de se defender com as já famosas frases de efeito de que "é inveja", e assim o imbecil torcedor (não são todos) vai pensando no mínimo, que é picuinha entre torcedores, provocações que ficam no nível da “conversa de botequim”, quando na verdade são muitas vezes, verdades incontestáveis.

Vale lembrar a postagem do “Ódio que não é Gratuito” em http://mundobotafogo.blogspot.com/2010/03/odio-que-nao-e-gratuito.html e que por coincidência foi colocada recentemente no Aqipossa em 21 de Setembro em http://aqipossa.blogspot.com/2010/09/um-esculacho-de-verdade-parte-ii.html

Se cada um fizesse a sua parte, se cada um fosse capaz de mostrar a verdade e “blindar” as mentes dos recém-esclarecidos, o mundo do futebol no Brasil seria como o Mundo Botafogo: feito por gente que quer o bem e o engrandecimento da história e da atualidade dos clubes de futebol. Verdade nua e crua, doa a quem doer. Imparcial e total.

6 comentários:

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Hoje é feriado na minha cidade e pude iniciar cedo a preparação para assistir ao clássico de hoje à noite, visitando o Mundo Botafogo. Encontrar no blog reflexões abalizadas como esta felizmente é uma constante. Mesmo considerando-a suficientemente esclarecedora arrisco um comentário.
A flaglobo faz clara opção por massificação do que não presta. Programas péssimos, imbecilizantes, de domingo a domingo; novelas ridículas, cheias de violência e outros maus exemplos em doses diárias e não homeopáticas, mas cavalares; promoção de músicas alienadas e alienantes, coletâneas "musicais" do que temos de pior são anunciadas a cada intervalo da programação sofrível - telejornais, programas infantis, filmes, etc.
Diante desse quadro o que poderíamos esperar do jornalismo esportivo? Claro, o que existe de pior: jogo do flamengo quase toda quarta e domingo.
Triste conclusão: o flamengo é hoje utilizado como a música ruim, novela deseducadora, o programa televisivo sem graça. Tudo com o único objetivo - alienar as pessoas estruturando o círculo vicioso - mediocridade e audiência.
Romper isso equivaleria a uma revolução cultural no país.
Saudação botafoguense!

Ruy Moura disse...

É muito interessante a nossa coincidência d eopiniões. Assino por baixo.

Quando o diretor de programas da Globo foi demitido a intenção era mesmo essa - substituir os programas de qualidae pelos imbecilizantes. Mas creio que a Globo foi coerente: o topo flamenguista da Globo nunca desapoiou a ditadura, propôs-se inventar um Flamengo total no RJ e, nos últimos anos, aproveitando a imbecilidade que tomou conta do Planeta Terra com a consagração do neo-liberalismo anti-valores históricos da nossa humanidade, demitiu o diretor de programas e instalou a imbecilidade absoluta. Em vez de educar e divertir, propôs-se imbecilizar estritamente aliada ao poder político que defende com unhas e dentes para se manter na hegemonia. Quem perde é um país que ganha 'iletrados cívicos' aos milhões.

O Flamengo é usado - e deixa-se usar a troco dos títulos e dos patrocínios - para fomentar esses iletrados cívicos. Aconteceu coisa parecida (um pouco menos 'imbecil', talvez)com o Benfica de Lisboa ou o Steaua de Bucareste. As maiorias nunca se conquistam com os intelectuais, mas com os iletrados - iletrados de civismo e de saber.

A revolução cultural teria que romper com tudo isto, sim. Mas essa está a décadas de distância do país. Por isso, vamo-nos mantendo na 'elite pensante' e desmascarando...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

É disso que eu falo.

O Cathartiforme é a cachaça da embriagues da massa NÃO pensante.

A Globo é a garrafa.

Mauro Alxace

Ruy Moura disse...

Bem pensado, Mauro. Bem pensado.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

É. É. É. Mas assim como Roma ruiu. Constantinopla enfraqueceu. Galileu venceu -ma que gira, gira-.
Ditaduras cairam. Ghandí venceu chupando manga. Osdvaldo Cruz quase foi assassinado mas saneou o Rio de Janeiro. As procissões fracassaram. As vacinas imunizam. a nanotecnologia química está chegando. Por que não crer que as imbecilidades diminuirão? Mesmo que a velocidade não seja a desejada por nós. Mauro meu caro. Vou te citar: A Globo vai falir, o Flamengo vai cair e eu vou morrer de rir. Abraços glorioso. Loris
PS. Tinha um amigo que dizia: "sei que não vou corrigir o mundo mas procurarei sempre ser um imbecil a menos".

Aqipossa Informativo disse...

Loris, Loris, Loris...

Estou citado.

Não acredito que as imbecilidades irão diminuir. Mas se quem as utiliza para proveito próprio fosse às ruínas, já estaria resolvido. Mas daí viriam outros, como a própria história já mostrou.

Sigo de fora. É mais saudável. Mas não ficarei à parte se prejudicam a imagem do nosso Botafogo ou de minha integridade.

Ano que vem, já não haverá mais o monopólio da FlaGlobo nas transmissões. Será o começo?

E o Globorínthians, hein? Será que é a vez deles se aproveitarem da poderosa manipuladora de idéias?

Mauro

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...