terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conservatória é botafoguense

.
Descobri a ‘terra natal’ de adoção para a minha vida! Quando regressar ao Rio de Janeiro lá irei certamente. Num fim-de-semana curtindo os seresteiros e as serenatas.

Conservatória é cidade que fica próximo da Barra do Piraí, no Município de Valença, Rio de Janeiro, e chama-se ‘CONSERVATÓRIA’, considerada a ‘capital mundial das serestas e das serenatas’ e muito apreciada por turistas – que cantam juntamente com os seresteiros para a população.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8Yh-Fsu5s2Q


Quer saber mais sobre Conservatória? Como lá ir? Onde ficar? Que fazer? Então aceda a http://www.feriasbrasil.com.br/rj/conservatoria/. Um dos textos deste sítio conta que:

“A tradição da seresta em Conservatória começou em 1938, quando um grupo de violeiros apaixonados saiu pela madrugada para cantar diante da janela de suas musas. A cantoria agradou não só às moças como a vila inteira - e dura até hoje. As serenatas embalam a cidadezinha nas noites de sexta e de sábado e nas manhãs de domingo, quando músicos e turistas saem pelas ruas emolduradas por prédios coloniais entoando cantigas de amor e recitando poemas. (…)


A turma vai parando de porta em porta para cantar as músicas preferidas dos moradores - em Conservatória, as casas são identificadas não com placas numéricas, mas com o nome da canção preferida dos proprietários. O evento acontece o ano todo, mas duas datas são especiais - o último sábado de maio, quando se comemora o Dia do Seresteiro; e o último sábado de agosto, quando acontece o Encontro de Seresteiros, com artistas de diversas partes do Brasil.

Durante o dia, um dos programas preferidos dos turistas é passear de charrete para apreciar as construções, como a estação de trem de 1883, a Igreja Matriz de Santo Antônio e os espaços culturais dedicados à música. (…)


Antes de voltar para casa – e para o tempo real –, vale circular pelo comércio. Merece atenção o artesanato típico, à base de papel kraft. São vasos de flores, imagens de santos barrocos e estátuas de violeiros que mais parecem de madeira. Na feirinha da Praça Catarina Quaglia, que acontece todo sábado e domingo, o forte são os xales e chapéus de crochê, o doce de goiabada cascão e os licores caseiros.”

Mas ainda há mais, muito mais, se aceder, por exemplo, aos seguintes sítios:

http://www.capitaldaseresta.kit.net/
http://www.conservatoria.com.br/
http://www.seresteiros.com.br/
http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&rlz=1T4TSEH_pt-PT___PT360&q=conservat%C3%B3ria%20rio%20de%20janeiro&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1345&bih=555 (fotos da cidade)

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Fotos: http://www.capitaldaseresta.kit.net/

2 comentários:

Rodrigo Federman disse...

É um paraíso, Rui!
Meus avós comemoraram 50 anos de casados lá e levaram TODA a família (alugaram um pequeno sítio).
Putz, ali vc recarrega todas as energias possíveis!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, eu sabia que o paraíso TINHA QUE SER BOTAFOGUENSE!!!

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...