terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Dia do Goleiro

.

O goleiro é uma personagem muito especial no mundo do futebol. Idolatrado a cada defesa fantástica e execrado a cada falha, o goleiro representa o anti-herói do futebol porque a sua função é impedir o torcedor de fazer a festa – a festa do gol.

A posição ingrata de goleiro é tamanha que se inventou um ditado que diz: “onde goleiro pisa não nasce grama”. É um ditado antigo, do tempo em que os goleiros eram pouco respeitados e não arrastavam milhares de fãs para os estádios, tal como hoje acontece com muitos deles.

Mas na 1ª metade da década de 1970 alguém se lembrou de criar o Dia do Goleiro, em homenagem ao anti-herói. Segundo o relato do jornalista Paulo Guilherme, no livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, o Dia do Goleiro foi uma ideia conjunta do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro.

O Dia do Goleiro foi celebrado pela 1ª vez em 14 de Abril de 1975, no Rio de Janeiro, tendo reunido goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol. Porém, no ano seguinte, em 1976, foi definido como dia oficial a data de 26 de Abril.

Por uma razão muito especial.

Efetivamente, a 26 de Abril de 1937 nasceu em Recife, no estado de Pernambuco, Aílton Correia Arruda, conhecido por ‘Manga’ – o maior goleiro da história do Botafogo de Futebol e Regatas. A data do Dia do Goleiro não poderia ser comemorada noutro dia senão a 26 de abril.
.
Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...