sábado, 18 de setembro de 2010

Botafogo 2x2 Cruzeiro

.

Foi um grande jogo. Confesso que o que mais me irrita no futebol brasileiro é a fragilidade das defesas e as súbitas viradas de placar quando tudo parece tranquilo para quem vence. Todavia, é precisamente por essa razão que os jogos são mais emocionantes, ricos de acontecimentos e impróprios para cardíacos.

O placar foi justo. Porém, Joel ia perdendo o jogo com a substituição errada de Caio, a qual muito contribuiu para a virada de placar, e com as entradas tardias de Edno e Herrera. Por mim, Herrera teria jogado desde o início, porque dá força ao lado de Loco Abreu, que é muito lento e precisa de companheiro com quem se entenda – e esse companheiro não é o Caio.

Por outro lado, o Cruzeiro merecia ter perdido nos últimos minutos devido à covardia de Cuca ao colocar mais um zagueiro e recuar até à entrada da sua área, apenas com um atacante à frente. Foi assim que Cuca perdeu muitos jogos no Botafogo e, em especial, o jogo contra o River Plate. Ganhando por 2x1 nessa ocasião, fez substituições para gerir o jogo e tomou três gols que nos eliminaram. Perdeu esse e muitos jogos por essa razão. Foi pena não ter perdido mais uma vez com o recuo após o empate.

Parece-me que Jefferson caiu de produção e continua a sair mal do gol, enquanto Maicosuel melhorou o seu desempenho, e até poderia ter feito um gol. Somália é indispensável e sente-se, jogo após jogo, um buracão deixado por Jobson. Que falta nos faz!

Uma última referência individual a Loco Abreu, cuja estrela da sorte continua e fez o 4º gol em quatro jogos – e pouco mais, diga-se.

O resultado do jogo, apesar de não ser uma maravilha, mantém o Botafogo entre as seis equipas concorrentes ao G4. Contudo, não creio que tenhamos equipa para conquistar o Brasileirão: (1) porque não temos padrão de jogo com boa saída de bola, erramos passes em excesso e abusamos do chutão para cima e para a frente; (2) porque Jobson e Marcelo Mattos fazem uma falta imensa e o banco mostrou-se insuficiente, como seria de esperar devido ao desequilíbrio entre os três setores.

Para que – ou a quem – serviram as contratações de Márcio Rosário, Araruama e Elizeu? Se tivéssemos alguém competente a contratar jogadores teríamos um plantel menor e muito mais forte. Aí poderíamos disputar a ponta do Brasileirão.

Claro que continuo muitíssimo mais contente do que na angústia terrível que todos vivemos o ano passado, mas o que me mói é saber que poderíamos ser campeões. Esta semana José Mourinho disse que o sucesso do seu trabalho assenta em muito planeamento, muita organização, metodologia atualizada, preparação física e muito treino tático.

Se nós fizéssemos tudo isso à medida das nossas possibilidades, até poderíamos errar algumas escalações e substituições, e seríamos campeões na mesma, porque na verdade, até agora, e apesar das justas reclamações que eu e outros botafoguenses fazem, estamos a concretizar o nosso melhor campeonato do século XXI.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Cruzeiro
» Gols: Alessandro 4' e Loco Abreu 75' (pen) (Botafogo); Montillo 56' e 70’ (Cruzeiro)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 18.09.2010
» Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR); Altemir Hausmann (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
» Público: 12.128 pagantes e 16.259 presentes
» Renda: R$ 305.080,00
» Disciplina: cartões amarelos para Caio e Leandro Guerreiro (Botafogo) e Léo e Diego Renan (Cruzeiro)
» Botafogo: Jefferson; Antônio Carlos, Danny Morais (Caio, 38') (Herrera, 27') e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Renato Cajá (Edno), Maicosuel e » Somália; Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Fabrício (Fabinho, 36'), Henrique, Roger e Walter Montillo; Thiago Ribeiro (Gil, 36') e Ernesto Farías (Wallyson). Técnico: Cuca.

Texto de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Foto: O Dia

15 comentários:

Saulo disse...

Foi um grande jogo e o empate era mesmo esperado pela maioria.

Diego Lins disse...

Concordo contigo e principalmente reforço a opnião q comelamos a perder o jogo com a entrada de caio no lugar do Dani Moraes, porém, creio q ainda temos sim, chance ao título, esse campeonato ainda vai virar umas duas vezes e como o Botafogo, o cruzeiro tb cairá de produtividade, bom, eu ainda espero. Abraços e S.A. amigo Rui

Rodrigo Federman disse...

Rui, pode parecer loucura o que direi, mas acho que sendo o mais lento do time, o Abreu, acredite, é quem mais dá velocidade à equipe.
Calma, explico: Diferente de todos os outros, que precisam dominar, parar, esperar, etc.. ele recebe todas as bolas e toca de primeira.
Por incrível que pareça, hj em dia o Loco tem sido muito mais importante no início das jogadas ofensivas do que Maicosuel, os alas, etc...
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Concordo, Saulo. Mas acho que o Cruzeiro é um pouco mais consistente, apesar do Cuca. A nossa única hipótese seria não ter mais lesões até ao fim do campeonato, o que talvez seja improvável.

Creio que o Cruzeiro pode ser candidato ao título. A minha única dúvida é o fraquejo do treinador deles nas horas decisivas. Pode ser que isso ainda beneficie o BFR. Tomara que sim.

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Totalmente de acordo, Rui. Foi um jogo ótimo de se ver.

Na derrota de 4x1 para o Goiás, também achei que jogamos bem, embora não haja explicação certa para o placar adverso, cheguei a acreditar na vitória até mesmo enquanto estávamos perdendo por 1x0, pois não parecia que estávamos sem 5 titulares e com Fahel em campo.

Contra o Cruzeiro, jogamos sem 3 e mais Fahel, mas não foi Fahel quem atrapalhou dessa vez, foi Caio. Uma pena.

Não tenho tanta raiva assim de Cuca, pois entendo que de uma forma ou de outra, ele nos teria dado um título, não fosse a arbitragem favorável ao Cathartiforme, mas compreendo totalmente seus argumentos, Rui.

Eram 3 pontos importantes que nos colocaria em 3º lugar, mas tudo bem, sabemos que é praticamente impossível esse título vir a GS, mas o G4 não é concreto. Sabemos que se um brasileiro for campeão da Sulamericana, teremos então um G3 e não G4.

É o melhor nacional do século sim, mas por enquanto. Sagrar-se-á como tal, se garantirmos a Libertadores. Sulamericana é sinal de fracasso após tanta luta.

Saudações caninas
Mauro Axlace

Ruy Moura disse...

Diego, eu sei que as equipas cairão d eprodução, mas não temos um time equilibrado para sermos campeões, em minha opinião. Aliás, se ficarmos no G4 é um grande resultado, 14 anos depois.

Se a diretoria souber interpretar tudo isto, talvez ganhe mais juízo e, para o ano, saiba contratar melhor, apesar dos incapazes do departamento de futebol. Não se compreende para que serviu contratar Jean Coral, Vinícius Colombiano, Ararauama, Márcio Rosa´rio, Elizeu e mais um bando que já saíu.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui,

Estou totalmente de acordo.

Patrick Dias

PS: O século é o XXI.

Ruy Moura disse...

Não concordo, amigo Rodrigo. Aliás, acho que quando gostas de um jogador vês muitas virtudes onde ele não tem. Lembro-me do craque que julgavas ser o Caio, e não é. O Loco toca a bola logo para o lado porque não sabe jogar com ela!

Na verdade, o Loco Abreu é um oportunista de área que não tem chutes fantásticos, não cabeceia bem na maior parte dos casos e não sabe levar a bola. Repara que poucos gols ele fez de cabeça, ao contrário do que refere a comunicação social. O que ele sabe fazer é marcar à boca do gol porque tem muita frieza e visão de jogo. Às vezes tem mesmo classe nos toques de bola para gol. Mas nunca faz golaços de cabeça nem chutes fantásticos. São geralmente chutes chochos.

Acho que ele não dá essa tal velocidade à equipa, ao contrário do Maicosuel quando está jogando bem. Penso que se tivessemos todos os titulares seria de optar pelos nossos jogadores velozes, e então Loco Abreu seria reserva, entrando em certos jogos apenas.

No entanto, na medida em que é ídolo e os clubes precisam de ídolos, acho que faz muita falta no plantel - não necessariamente sempre titular. O 'segredo' seria saber utilizá-lo adequadamente, mas, sinceramente, não sei se há algum treinador no Brasil que o saiba fazer. O Joel, o Cuca, o Muricy, etc. não saberiam fazê-lo. Talvez o Dorival...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado pela referência, Patrick. Já emendei para século XXI.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mauro, porque é que perdemos o título em 2007? Na verdade, porque o Cuca leu mal os dois jogos e deixou o Flamengo recuperar de 2x0 por má leitura de jogo. Se soubesse fazer leitura de jogo e montar a defesa (viste a tonta da defesa do Cruzeiro hoje?! poderíamos ter-lhes ganho por isso...), o Flamengo não teria recuperado por duas vezes e então, com 2x0, ou até mais, o árbitro já não teria motivação para anular o gol do Dodô. Portanto, é verdade que fomos roubados e o Cuca seria campeão, mas não foi porque se acovardou durante o jogo, como sempre. Foi assim também em 2008. E em 2009 esteve a ganhar 2x0 com o Flamengo e nós ainda empatámos. Só foi campeão porque tinha que ser...

A Copa do Brasil foi igual. A bandeirinha roubou-nos, é verdade, mas se não fosse as asneiras que fez no jogo da 1ª mão em casa do Figueirense - e reconheceu que as fez - teríamos ido à final da Copa e a bandeirinha já não teria também motivação para anular os gols.

Foi eliminado da Copa Sul-Americana pela mesma razão de se acovardar. Atacava muito, ganhava vantagem e colocava-se à defesa. Até tomnar gols, claro. Porque nunca soube montar boas defesas, só ataques.

Isto é, as arbitragens só puderam funcionar porque o Cuca lhes deu essa chance.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mauro, para a Libertadores temos chance, sim. Se o Jobson não se lesionar mais e nada de ruim acontecer aos outros, é possível a Libertadores, mesmo com um plantel desequilibrado por uma má defesa. O que nos vale é que o Joel monta defesas razoavelmente bem. Ele é o contrário do Cuca, falha mais no ataque e é melhor na defesa.

Vamos torcer muito.

Abraços Gloriosos!

Roma disse...

Rui,

Sua análise é perfeita. Da minha parte, fico meio feliz e meio triste com a campanha. Feliz porque não me preocupar com zona de rebaixamento é algo aliviante... e recentemente inédito! Triste porque por um punhado de competência nas contratações (e inerentes dispensas!!) poderíamos estar efetivamente almejando o título.

Entretanto, penso que o diferencial do nosso time é o Jobson (assim como é o Montillo para o Cruzeiro). Quando ele voltar, tudo se encaixa e poderemos brigar por uma vaga na Libertadores.

abs, Roma

Ruy Moura disse...

Roma, tamb+em me sinto assim. Porque acho que apesar de tudo poder+iamos estar melhor se não fossem alguns erros clamorosos ora do Leandro, ora do Fahel, ora dos atacantes que furam, ora do treinador que se engana. E estou muito inconformado com a ausência do Jobson. Se vier a Libertadores fico satisfeito, porque parece ser o que de melhor está ao alcance da equipa.

Então, se a diretoria souber aprender, corrige estes erros de contratação e em 2011 seremos um caso muito sério.

Abraços Gloriosos!

Dirley disse...

Caro Rui,
Gostaria que vc comentasse este fato vergonho que ocorreu na imprensa esportiva brasileira e também divulgasse.
VERGONHA NA IMPRENSA ESPORTIVA
Diário Lance altera coluna do jornalista Roberto Assaf (incontestável rubro-negro)porque o mesmo não viu favorecimento da arbitragem em prol do Botafogo:
http://blogdopcguima.blogspot.com/2010/09/lance-pede-desculpas-roberto-assaf-e.html
Se tentaram fazer isso com o renomado Assaf (que se rebelou, diga-se de passagem)imaginem o que não fazem com jornalistas menos cotados e free-lancers. "Inventou-se" as colunas assinadas feitas por "consenso" da maioria.
A quem será que este tipo de método favorece???????

SAN,
Dirley Santos

Ruy Moura disse...

Obrigado pela dica, Dirley. Já publiquei o meu comentário.

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...