quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ressuscitar aflitos: uma vocação botafoguense

.
Do melhor ao pior em quatro dias. Ao céu sucede o inferno. Saiu tudo ao contrário. A premonitória escalação de Lúcio Flávio confirmou os piores temores iniciais.

A tática, a serenidade de ‘campeão’, a matreirice numa equipa desfalcada de metade dos titulares, sem marcação como no último jogo, com Edno e Renato Cajá perdidos, atacando atabalhoadamente após sofrer o 1º gol, evidencia o que se tem dito, mas que os últimos jogos esconderam e a nossa esperança ocultou: ainda não é time para campeão, desde o treinador até jogadores titulares que falharam ontem clamorosamente: Fahel, Jefferson, Leandro Guerreiro.

Com Lúcio Flávio esperava-se o pior, mas o pior foi de Leandro Guerreiro que entregou pateticamente os pontos no 1º gol, de Fahel que se confirmou uma vez mais incapaz, de Alessandro que continua igual a si próprio.

A defesa mostrou, uma vez mais, a 'leviandade' da diretoria e do treinador ao não reforçarem esse setor, deixando-o em desequilíbrio em relação ao meio campo e ao ataque.

E… o Mago continua sem fazer magia, Caio já entrou numa equipa meio desfigurada funcionalmente, Jefferson bobeou por diversas vezes na baliza e… Loco Abreu toma amarelo infantil para não jogar contra o Cruzeiro.

E por hoje chega, que melhores dias de futebol virão quando Marcelo Mattos e Jobson regressarem.
.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x4 Goiás
» Gols: Loco Abreu 43' (Botafogo); Wellington Monteiro 15', Rafael Moura, 31' e 81’ e Bernardo 90'+1 (Goiás)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 15/09/2010
» Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
» Público: 12.480 pagantes
» Renda: R$ 161.797,50
» Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL); Carlos Berkenbrock (SC) e Pedro Jorge Santos de Araujo (AL)
» Cartões amarelos: Fahel e Loco Abreu (Botafogo); Júnior e Marcão (Goiás)
» Botafogo: Jefferson, Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro e Antônio Carlos; Alessandro, Fahel (Tulio Souza), Lúcio Flávio (Caio), Renato Cajá (Bruno), Maicosuel e Edno; Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Goiás: Harlei, Valmir Lucas, Rafael Tolói e Marcão (Rithelly); Wendel Santos, Amaral (Carlos Alberto), Wellington Monteiro, Bernardo e Júnior (Douglas); Rafael Moura e Felipe. Técnico: Jorginho.

4 comentários:

Guilherme disse...

Rui, minha análise:
Sem 5 titulares, vimos que a coisa ficou bem complicada. No entanto, vencemos o São Paulo praticamente nas mesma condições. O que aconteceu de diferente?

Em primeiro lugar, a postura do adversário. Com a corda no pescoço e em casa, o Goiás jogou com raça e aplicação tática, exercendo marcação eficiente e valendo-se do recurso de parar as jogadas com faltas. O juiz, que de resto foi bem, foi conivente com o abuso de faltas dos goianos.

Em segundo lugar, Joel escolheu entrar com LF e deixar o Caio no banco. O pantufa, mais uma vez, foi peça nula em campo. Péssima movimentação, nenhuma raça, nenhum passe certo, nenhuma fata ou escanteio bem batido e uma aura passiva que contamina o time. É impressionante!

Em terceiro lugar, o Botafogo não entrou com aquela "fome" do jogo contra o São Paulo. Não fizemos marcação pressão na saída de bola adversária, não aproveitamos a posse de bola com troca de passes rápidos e fomos totalmente dispersos no setor defensivo (inclusive o Jefferson).

Em quarto lugar, um festival de falhas individuais e atuações horríveis de Maicossuel, Leandro Guerreiro, Fahel e LF. Pra completar, o Alessandro fez um pênalti besta e até o Jefferson parecia dormir.

Falando dos destaques positivos, gostei muito do Edno (melhor em campo), do Caio e do Cajá. Não entendi a razão pela qual este último foi sacado. Gostei da postura do garoto que entrou (Bruno Thiago): não se escondeu, a bola não queimou nos pés nem nada.

De algum modo, já "sentia" que hoje não seria uma noite feliz. Porém, acredito que faremos uma boa partida contra o Cruzeiro (e não pode ser diferente, pois a rodada foi péssima!).

P.S.: Loco não levou amarelo e joga contra o Cruzeiro.

Um grande abraço!

Gil disse...

Joel jogou no ralo o que fez contra o peixe e bambis paulistas!
Será que o Joel vai aprender que a enceradeira do lento flavio não pode jogar mais nesse time? Em todos os jogos ele se esconde. Observa que até na cobrança de um lateral ele procura ficar próximo de um adversário.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Estou muito de acordo, Guilherme.

O 1º mde todos os erros foi a escalação de LF. Se o Joel já tinha tão pouca matéria-prima, guarda a melhor - Caio - só para o 2º tempo? Na ideia de dar uma eventual volta ao jogo? Deu no que deu...

Também acho que os três últimos refugos do Cuca já deviam ter ido embora: LF, LG e Alessandro. O espírito de Joel, Loco, Herrera, Jobson, Maicosuel, Caio, Jeferson é bem diferente daquele trio.

Ao qual se devia juntar Fahel.

Jogo aparentemente fácil o BFR desleixa e toma derrota. É assim muitas vezes. Que fazer?... Falta o espírito dos campeões, daqueles que querem vencer sempre!

É preciso outra gente ao lado de Jeferson, Somália, Edno, Renato Cajá, Maicosuel, Jobson, Caio, Herrera e Loco Abreu.

Desejo muito que a diretoria aprenda este ano com os erros para que possa organizar outro time com espírito de campeão em 2011. Isso é possível face à miséria dos atletas que compõem os onzes brasileiros. As equipas são fracas porque os bons atletas vão para a Europa; logo, o diferencial pode ser feito no domínio da boa gestão de um plantel.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sem comentários, Gil. Sem comentários...

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...