sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vitória no Clássico dos Clássicos

.

No jogo anterior previ que desta vez Joel Santana acertaria na tática e nas substituições, porque a sua boa leitura de jogo (penúltimo jogo) parece alternar com uma má leitura (último jogo). Mas o historial é-lhe positivo devido ao 3º lugar.

Efetivamente, apesar de uma imensidão de maus passes de parte a parte, a partida esteve sempre aberta e interessante, porque a partir do momento em que o Santos se cansou devido à marcação individual do Botafogo às suas peças cruciais e ao esquema defensivo surpreendentemente consistente, os santistas perderam frescura e nós equilibramos o jogo ainda na 1ª parte.

Na 2ª parte, quando o Santos voltou a pressionar, Joel não esperou pelos habituais 75 minutos de jogo: começou as substituições aos 52 minutos: tirou Fahel, Maicosuel e Herrera – horrível o 1º e muito frágeis os outros dois –, relançou a equipa adiantando Leandro Guerreiro e atacou com Edno, Caio e Loco Abreu, pressionando a saída de bola santista e mostrando-se finalmente ousado. Foi o trio de ataque que esteve no gol espetacular de Loco Abreu.

Eu estava quase pronto a afirmar que a ‘dupla Mercosul’ servia para o campeonato carioca e não para o campeonato brasileiro, mas o golaço de Loco Abreu obriga-me a recuar – foram três toques de bola subtis para a conquista de três pontos preciosíssimos.

No conjunto, Jefferson foi fundamental na primeira meia-hora de jogo para suster a vontade santista, a defesa foi segura e a marcação forte, o meio campo foi melhor que o do Santos e Caio baralhou a defesa santista. Antônio Carlos e Fábio Ferreira cumpriram bem; Renato Cajá, Marcelo Mattos e Marcelo Cordeiro estiveram em bom nível; Leandro Guerreiro, 'entreguista' no última partida, fez um jogão.

Quatro momentos fundamentais na partida: duas defesas de Jefferson quase impossíveis; gol salvo quase em cima da nossa linha do gol; 'loco' golaço da vitória!
.
Curiosamente, ao contrário do que é costume, e depois de sentir que a partida tinha sido bem jogada por nós, ainda acreditei num gol no fim – e desta vez deu certo.

Umas perguntas sobre Fahel: Ele existe? Faz parte do plantel do Botafogo? Joel Santana escala-o?!?!?!
.
O tabu de onze anos sem vitória em casa santista foi quebrado, o 3º lugar fica para nós e… os atletas do Santos foram vaiados…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Santos
» Gols: Loco Abreu, 90’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 09.09.2010
» Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
» Público: 14.305 pagantes
» Renda: R$ 352.440,00
» Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG); auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Helberth Costa Andrade (MG)
» Cartões amarelos: Herrera, Fahel, Marcelo Mattos e Loco Abreu (Botafogo); Edu Dracena e Danilo (Santos)
» Botafogo: Jefferson, Leandro Guerreiro, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Fahel (Caio), Renato Cajá, Maicosuel (Loco Abreu) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Edno). Técnico: Joel Santana.
» Santos: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Danilo, Zezinho (Breitner) e Marquinhos (Madson); Neymar e Keirrison (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Júnior.
.

Foto: Ag. Estado / Globoesporte.com

4 comentários:

adilson disse...

Ah, eu tô "El Loco"! ahhhh....

Leia em: http://eagora-dil.blogspot.com/

Aqipossa Informativo disse...

Rui, voltamos a ficar "Locos"?

Loco estava eu que também acreditei neste gol até o fim, mas também acreditei, logo depois do gol, que o juiz queria um 1x1 no final.

Melhor que me enganei na segunda crença. Faço idéia de que Loco Abreu tenha se sentido abraçado por muito mais braços que os dos jogadores no campo. Dois deles eram meus.

Quanto a Fahel, acho que é pra enganar o adversário.

Espere! Eu só fico Loco quando Abreu marca. Entenda minha visão futurista, viajandona, etílica e entorpecente sobre Fahel:

Quando Fahel joga, entramos em campo para jogar 10 contra 12. Conseguimos segurar na maioria das vezes essa diferença que vai acomodando o adversário. Ao substituir o "cracaço" Fahel, o Adversário se vê numa sinuca de bico, pois voltamos aos 11 e eles não percebem que além de termos um jogador a mais, eles tem um a menos.

Essa é a idéia de Joel para utilizar este "grande" jogador, o qual ainda não entendo como Maurício Assumpção fez para não perde-lo na janela de transferências, para times europeus.

Ou deve ser amor ao clube, sei lá... Dizem que tudo acontece com o Botafogo, vai que o Fahel faz o gol do título na última rodada contra o Grêmio? Dizem que ser campeão jogando contra os gremistas é título na certa.

Agora me dê licença, Rui, pois tenho que tomar o remedinho azul e o amarelinho que o psiquiatra receitou.

Mas eu não estou louco.
Estou LOCO!!!

Saudações Alvinegras.

Ps. Seu blog é mil.
o meu é 2000.

http://aqipossa.blogspot.com/2010/09/2222-visitas.html

Ruy Moura disse...

Aprecio muito a pessoa de Loco Abreu, mas penso que está em fim de carreira e somente esses golpes de asa é que valem a pena. Na verdade, dois penaltis de cavadinha e o golaço d eontem foi o que o Abreu conseguiu fazer desde a final do campeonato carioca. É espetacular, mas faz pouco. Ficou fora de forma com tantas férias e é lento. Creio que com Jobson e Maicosuel em forma, assim como Caio, Edno e Somália, o Loco será banco. O que considero normal, porque o banco também joga.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Se o Fahel fizesse o gol do título eu convertia-me ao Corão e oferecia para homem-bomba!

O Loco tem sucesso porque faz poucas mas boas. E a nossa torcida precisa ardentemente d eum ídolo. O Loco é-o, certamente, mas deve ter em conta que tem 33 anos, é lento e não pode 'exigir' ser titular com uma equipa rápida baseada em Jobson, Maicosuel, Caio e até mesmo Herrera.

Sabes porque tinha uma leve esperança no gol da vitória mesmo no fim?... Porque acho que eu merecia, e que todos os botafogyuenses mereciam devido às desilusões dos últimos minutos de jogo. Já era altura de se escrever certo por 'linhas locas'. E o BFR é quase sempre assim: quando tudo parece fácil, faz jogos difíceis e perde; quando tudo parece difícil, faz jogos fáceis e ganha.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...