domingo, 6 de fevereiro de 2011

Botafogo na liderança visa Taça Guanabara


 
O Botafogo confirma o que já sabemos: jogos medíocres contra clubes ‘pequenos’ e jogos de raça, determinação e maior qualidade técnica contra clubes ‘grandes’. Porquê? – é pergunta cuja resposta se persegue e não se encontra.

A equipa recuada, receosa, jogando na base do chutão para a frente, apostando apenas no contra-ataque nos jogos anteriores, transformou-se numa equipa anulando as ‘vedetas’ Conca e Fred, colocando a bola no solo, saindo para o ataque, armando jogo, não receando virar o placar, criando oportunidades de gol e aproveitando as bolas paradas. Caio não entrou no segundo tempo porque o perfil do jogo não lhe era favorável.

O treinador do Botafogo era o mesmo dos jogos anteriores? Joel Santana escalou bem, substituiu bem, ‘leu’ bem o jogo; Murici Ramalho errou as substituições. Joel bateu claramente Murici.

Renato Cajá – que saiu cansado depois de um jogo em que correu quilómetros – continua subindo de produção e foi a figura do jogo ao lado de Jefferson: Renato fez dois gols (um mal anulado), fez o passe para o gol da vitória, chutou com muito perigo à baliza, armou jogo, distribui, enfim, mostrou porque é que Lúcio Flávio não devia jogar no Botafogo; Jefferson fez três defesas sensacionais e tenho a certeza que já é o segundo melhor goleiro da história do Botafogo, e se ficar mais uns anos em General Severiano arrisca-se a tomar o lugar de Manga na galeria do melhor time de todos os tempos.

Arévalo Ríos mostrou ao que veio e Márcio Azevedo também evidenciou qualidade; Herrera melhorou francamente e Antônio Carlos é uma ‘fera’ na defesa – só faltam mesmo Maicosuel e Fábio Ferreira.

Marcelo Mattos fez mais uma partida ganhadora – creio que ele ainda não perdeu nenhum jogo no Botafogo –, e foi expulso para compensar a expulsão – essa justa – do tricolor.

Loco Abreu. É louco. É endiabradamente louco. Como é que um jogador mediano consegue estar permanentemente na berlinda, dentro e fora de campo, e tornar-se ídolo incontestável da torcida?

Loco Abreu perdeu – como seria de esperar um dia – a grande penalidade de ‘cavadinha’ e colocou em risco o seu prestígio. Porém, a sua monstruosa sorte deu-lhe outra grande penalidade e o homem não tem meias medidas – ‘cavadinha’ novamente. Mais sofisticada, mas ‘cavadinha’.

O capitão do Botafogo, no final da partida, evoca Garrincha e Nilton Santos, como a torcida gosta, e liquidou novamente com a pergunta do jornalista no fim de uma breve entrevista, aproveitando ele ter-lhe dito anteriormente que era um jogador de personalidade: “Eu tenho a personalidade que tenho. Por isso estou no Botafogo.” Qual foi o último atleta tão assertivo, preciso e inteligente antes de Loco Abreu?...

Finalmente, a questão mais delicada: a arbitragem. Como é habitual, o Botafogo sai do primeiro tempo altamente prejudicado pela não validação do segundo gol de Renato Cajá. O árbitro não tem que ver se a bola entrou devido à distância, mas o que faz o assistente agachado mesmo junto à linha de meta? – Claro, não faz nada, não diz nada, a FIFA perde pontos éticos atrás de pontos éticos com a não tecnologização de alguns pontos estratégicos de jogo.

Quanto ao gol do Fluminense, aceita-se a decisão do árbitro, porque mesmo em repetição televisiva não há certeza de Fred ter tocado na bola. Nesse caso, o árbitro da meta estava lá e validou a bola dentro do gol.

A expulsão de Marcelo Mattos é claramente compensatória. Portanto, dois erros crassos da arbitragem: gol mal anulado ao Botafogo e injusta expulsão de Mattos.

No que respeita às grandes penalidades, que me desculpem os botafoguenses com ideia contrária, mas são grandes penalidades, especialmente tendo em consideração os critérios típicos das arbitragens brasileiras: Loco Abreu é montado pelo zagueiro tricolor e carregado para baixo; na segunda jogada o tricolor empurra o botafoguense com a mão nas costas; a gravação a partir da câmera junto da meta parece-me clara.

Em consequência, o Fluminense de 1907 esteve no Engenhão, o Fluminense que calendarizava os campeonatos cariocas em reuniões na sua sede esteve no Engenhão, o Fluminense de 1971 esteve no Engenhão, o Fluminense acrobata que salta da 3ª para a 1ª divisão esteve no Engenhão.

No intervalo o árbitro percebeu que tinha que emendar a coisa e apitou muito melhor na segunda parte.

O melhor do jogo?... A ousadia de acreditar na virada contra o campeão brasileiro, treinado pelo melhor técnico em atividade. A certeza de que é possível montar uma boa equipa se Joel Santana se curar de doenças do passado; a alegria de saber que permanecemos vivos e estamos a caminhar para uma nova decisão estadual – espero que possamos continuar sendo o clube das decisões, e ganhador das decisões quando as arbitragens fazem o seu papel.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x2 Fluminense
» Gols: Renato Cajá 23’, Loco Abreu (pen.) 56’ e Herrera 63’ (Botafogo); Rafael Moura 30’ e 44’ (Fluminense)
» Competição: Campeonato Estadual
» Data: 07.02.2011
» Local: Estádio do Engenhão, Rio de Janerio (RJ)
» Público: 13.912 pagantes (16.759 presentes)
» Renda: R$ 389.735,00
» Arbitragem: Gutemberg de Paula Fonseca; auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
» Disciplina: cartão vermelho – Marcelo Mattos (Botafogo) e Valência (Fluminenese); cartões amarelos – Loco Abreu, Alessandro, Herrera, Márcio Azevedo (Botafogo); Gum, Valência, Rafael Moura, Edinho, Souza, Diego Cavalieri, Fred (Fluminense).
» Botafogo: Jefferson, João Filipe (Arévalo), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá (Everton) e Márcio Azevedo (Somália); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Fluminense: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Euzébio (André Luis) e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza (Araújo) e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.

32 comentários:

hangman disse...

Um jogo para lavar a alma!
Aliás o terceiro gol do Botafogo... foi mais uma cavadinha!

Clau Jambo disse...

Fogãooooooooooooooooooooooooo
Jogo de Herrera, El Louco e do Jefferson...uhuuuu

Ruy Moura disse...

Exatamente, Hangman. Clássicos é conosco. No Brasileiro de 2010 não perdemos para nenhum clube paulista, e no Rio ganhamos a maiorisa dos clássicos.

Estranho, não é? Ou é camisa pura? Continuo a pensar que no Rio só há dois times que ganham na camisa: BFR e CRF (este costuma ganhar mais na arbitragem...).

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

A dupla Loco e Herrera voltou a funcionar, Clau. Mas precisam melhorar. O Herrera ainda não está em forma e o Loco precisa não desperdiçar tantas oportunidades.

O Jefferson é à parte. Em minha opinião já faz parte do segundo melhor time de todos os tempos. Depois de Manga, o homem forte das redes é ele.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

so digo uma coisa Jefferson e o melhor goleiro brasileiro atual, e sem duvidas esta entre os melhores do mundo! foi um jogo eletrizante, quase infartei e olha que tenho 27 anos.

S.A.
Iram Santos.

Ruy Moura disse...

Iram, por conta disso uso uma estratégia de distração: faço intervalos durante o jogo nos momentos mais 'difíceis' e só vejo o jogo por inteiro em repetição. Fiz isso hoje na 2ª parte. Após o Loco perder a grande penalidade só regressei uns tempos depois com o jogo em 3x2. Então, usei a gravação para ver a segunda parte toda por inteiro.

Foi um grande jogo. Costuma ser assim entre BFRxFFC.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pedro, tem que ficar com a menina tricolor, conforme prometido...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui:

O BOTAFOGO hoje foi mais BOTAFOGO do que nunca! Escandalosamentre ROUBADO (gol do Renato Cajá não assinalado, expulsão do Marcelo Mattos e gol em absoluto impedimento deles), o BOTAFOGO foi BOTAFOGO! E para aqueles que acham que nós não somos capazes das mais puras vitórias, digo que o BOTAFOGO É A MAIS PURA VITÓRIA!

Que partidaça de Jefferson, Alessandro, Bruno Thiago e Renato Cajá! E de Loco Abreu. Sim, de Loco Abreu. Deu sorte porque houve outro pênalti? Não. De modo algum. Se não fosse outro pênalti, seria outro lance qualquer; onde ele daria a mesma cavadinha e faria o MESMO gol. Porque o Loco NÃO É PREDESTINADO. Ele faz o seu destino. E o destino dele é justiçar os imerecidos; é fazer justiça ao BOTAFOGO; é mandar para o Inferno ou para o Céu (seja lá qusl for o pior lugar)os piores inimigos do BOTAFOGO.

A vitória de hoje não teve a menor importância tecnicamente. Na verdade, preferia enfrentar a urubuzada na semifinal (com a nossa torcida a favor) do que um Rezende ou Nova Iguaçu da vida (com a nossa torcida contra). A vitória foi moral. Demos uma lição em todos. Em todas as torcidas,inclusive a nossa. Que o gigantesco BOTAFOGO, presente em 8 decisões nos últimos 10 turnos no Rio de Janeiro (onde ganhamos 6, fomos escandalosamente ROUBADOS em uma e entregamos vergonhosamente outra), deveria por justiça, e não por sorte, ser o atual pentacampeão, em busca de um verdadeiro hexa, campeão do Rio de Janeiro.

VIVA O BOTAFOGO!

Abraços,
Marcelão

PS: Por favor, censure este meu PS. O BOTA É FODA! O RESTO É PUNHETA!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Opa Rui, tudo bem?
Conseguiu ver a partida ao vivo ontem?
Meus comentários:
Sem dúvidas foi a melhor partida do Botafogo no campeonato, até agora. O time mostrou garra e não se desesperou quando esteve atrás no placar. Se no passado Lúcio Flávio era o maestro do meio de campo, parece que Renato Cajá agora assumiu este posto. Alessandro esteve impecável na lateral direita, correndo, driblando, dando chapéu e marcando bem, caindo até para o meio. Na outra ala, Márcio Azevedo mostrou velocidade e precisão nos cruzamentos, pela esquerda. A expulsão de Marcelo Mattos ao meu ver foi injusta e deve ter ocorrido para o juiz compensar o cartão vermelho do Fluminense.




Falemos agora de dois jogadores que vêm se destacando de maneira primorosa no campeonato: Primeiro Jéfferson mostrando porque é um dos melhores, senão o melhor goleiro do Brasil, com defesas primordiais em momentos-chave da partida. Já no ataque, O outro é Loco Abreu , que mostrou frieza e grande recuperação, ao bater o 2o pênalti e marcar, além de ajudar muito na defesa, tirando de cabeça várias bolas em escanteios do Fluminense. Herrera foi guerreiro como de costume, mostrando faro de atacante matador ao marcar o gol da virada.
Por fim, destaco a boa entrada de Arévalo Rios, que vem ganhando aos poucos a boa forma que demonstrou na Copa do Mundo do ano passado. Entrou e foi um monstro no meio de campo, marcando e não dando espaço para a equipe das Laranjeiras atacar. Agora o Botafogo deve confirmar a primeira colocação do grupo, derrotando o Macaé no Domingo que vem e pegará Resende ou Nova Iguaçu na semifinal.
Se o time mostrar a seriedade desta partida e o grande poder de reação que foi visto hoje no Engenhão, caso esteja em desvantagem no placar nos jogos decisivos, o torcedor alvinegro pode esperar o título.

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Aquela bola marota ontem entrou..só o juiz não viu e o parvo inútil do árbitro de trás do gol devia ter falado:
http://tinyurl.com/4s6v33t

Leonel disse...

Placar moral: BFR 4 X 1 FFC!
Sem contar as bolas na trave e o penalty perdido!
O engraçado foi ver os "torcedores" que transmitiam o jogo na TV "líder de audiência", vendo o replay do gol que os juízes ignoraram. Eles ficaram dizendo que "tinham dúvida", quando se via claramente que a bola tinha entrado, e muito! Pareciam dois asnos, naquele silêncio, sem saber o que dizer. Só no intervalo tiveram a coragem de falar a verdade!

Anónimo disse...

Prezado Irmão
Loco como ele estou com uma camisa preta com o escudo e escrito BOTAFOGO aqui no plantão de hoje.Lógico que todos olham e calados ficam.
É impressionante a capacidade do Botafogo em crescer nos jogos de maior envergadura.Você tem razão ao afirmar isso.Por isso mesmo ontem resolvi assistir ao jogo por inteiro.
Feliz com belas atuações, belos gols, ousadias, determinação tática e as bobagens do árbitro.
Vamos lá rumo ao Bi da Taça - faltam 3 jogos
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Anónimo disse...

O DIRETOR DO UNIMED DIZER QUE VAI COLOCAR O TIME DE JUNIORES POR CAUSA DO ÁRBITRO, MOSTRA A VERDADEIRA INCAPACIDADE DO MESMO SER DIRETOR DE ALGO.
SERÁ QUE ELE SE LEMBRA DE 1971
SERÁ QUE ELE SE LEMBRA QUANDO JRW, DEU UM TÍTULO AO UNIMED ANULANDO UM GOL LEGÍTIMO DO BANGU NO FIM DO JOGO.
SERÁ QUE ELE LEMBRA QUE ELE NA TERCEIRA DIVISÃO DO BRASILEIRO FOI PARA A SEGUNDA E NÃO JOGOU A MESMA SUBINDO NA MARRA
ORA DIRETOR PASPALHO - O ÁRBITRO ROU BOU PARA VOCÊS - O GOL DO CAJÁ, A EXPULSÃO PLENAMENTE COMPENSATÓRIA DO MM, E UM GOL IRREGULAR DO FLU - BATEU NO FRED SIM.OS PENALTIS PODERIA ATÉ TER DÚVIDANO SEGUNDO - QUEREM O QUE - VÃO CHUPAR PARAFUSO ATÉ VIRAR PREGO
INCAPACIDADE É TUDO
PERDEM E NÃO SABEM ABSORVER

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Marcelão, censurar esse texto seria o mesmo que censurar os nus de Miguel Ângelo.

De entre várias espécies de arte alternativas, o corpo do texto tem a energia própria de um poema escrito ao amor de uma vida. O resto, é 'post-scriptum'...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Aurélio, há quatro tipos d eorganização: a 'desorganização desorganizada', a 'desorganização organizada', a 'organização desorganizada' e a 'organização organizada'.

Desta última não temos notícias, da primeira temos tido muitas notícias. Desta vez creio que tivemos uma espécie de 'desorganização organizada' que funcionou bem. Uma espécie d eitalianismo: quando um a fazer o que quer, mas com sentido coletivo. Era, aliás, assim, que as grandes seleções brasileiras jogavam e eram campeãs, isto é, tinham organização mas a criatividade em campo desorganizava. Aconteceu-nos ontem. De forma positiva. Loco Abreu a defender dentro da área e Alessandro a cair pela... esquerda!!!, desorganizava a típica 'organização organizada' do Murici, que é muito certinha e pouco criativa. À Murici, aliás.

E é como o Aurélio diz: Jefferson um colosso, Loco Abreu importantíssimo nas manobras 'políticas' dentro e fora de campo, Herrera está recuperando, Márcio Azevedo está crescendo.

Agora importa termos, sobretudo, algo que eu gosto antes das vitórias: a humildade de não haver soberba contra o adversário, seja ele o Macaé, o Resende ou o Boavista. Porque como sabemos, o Botafogo é de temer quando todos esperamos que ganhe...

Cabeça no sítio no próximo domingo e cabeça no sítio na semifinal - depois é discutir o título.

Como não é costume perder contra os 'pequenos' no Rio de Janeiro, acredito que estamos próximos d emais uma final.

Abraços Gloriosos!

solito disse...

Rui Moura.Valeu muito.

Ruy Moura disse...

Boa imagem, Aurélio. Vou publicar.

Que o árbitro não tenha visto ainda posso admitir, mas o árbitro extra está a a fazer o quê? A marcar o ponto para o Fluminense? O árbitro estáq agachado junto à linha... Devia ter vergonha na cara...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, eu desligo o som do televisor. Fui ao psiquiatra contar o meu problema crónico com os cathartiformes e o dito cujo receitou-me uma coisa infalível: colocar o volume do som a zero e ligar música de fundo. E o futebol agradeceu-me tal despoluição sonora.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah, irmão, eu hoje queria ficar doente só para ser tratado por esse médico preto-e-branco de plantão!

O Bot6afogo sempre foi assim: quando os adversários afinam o dente com o seu absoluto favoritismo, pumba!, dá Botafogo!

O Vasco da Gama soube-o em 1948, o Fluminense em 1957, o Flamengo em 1961, 1976, etc. O ano passado o Vasco da Gama soube-o na final da Taça Guanabara e o Flamengo na final da Taça Rio. Porque havia d eser diferente agora?

O problema é que depois do jogo d eontem já não há favoritos para a final da Taça Guanabara...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Bem, itmão, acho que s eeles chuparem parafuso até virar prego estão a fazer um grande favor ao futebol. Enquanto chupam, o futebol não os ouve... Ridículo...

Parece o Kleber Leite a reclamar de um penalty (inexistente) não assinalado ao Flamengo, que até deu reunião com o presidente da CBF e... afinal calou-se depressa face à evidência das imagens.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Se valeu, Solito. Como diz o Marcelão: foi mais um lavar de alma. Os tricolores estão d eolhos em bico...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigos, é curioso como falando de futebol a imbecilidade raia as mentes mesmo quando não são imbecis na maior parte do tempo. Venho de um blogue tricolor, de uma pessoa geralmente não imbecil, e eis a avaliação:

- Tricolor injustamente expulso.
- Alvinegro justamente expulso.
- Gol legítimo do Fluminense na virada.
- Dois penalties inventados contra o Fluminense.
- o Gol de Renato Cajá dentro da baliza tricolor, que não foi validado, não é mencionado pelo escrivão ao serviço da imbecilidade tricolor.

Interrogo-me como a nossa mente é tão estranha... Conheço sujeitos interessantes que são uma espécie de 'serial killer' quando discutem com o adversário. Lamentável...

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Repito aqui o que disse no blog do Federman:

Loco é craque, um virtuose legítimo e o centroavante que qualquer time no continente gostaria de contar.
Estou exagerando? Nem ligo. Podem me chamar de "Loco", pois hoje todo botafoguense é/está "loco" e só o BFR tem Loco Abreu!
Obrigado, Loco!

Francisco Costa disse...

E o Jefferson???
Quanta classe embaixo das traves. Quanta elasticidade. Quantos braços e pernas ele tem?
Sem dúvida, é o melhor goleiro do Brasil, sem exagero nenhum. Talvez ainda não seja melhor que o JCesar, mas está no mesmo patamar.
Obrigado, Jefferson!

Ruy Moura disse...

Chackal, meu amigo, isso é conversa de botafoguense parcial, como eu próprio... (rs)

Vamos aos fatos imparciais: no programa de análise da rodada de ontem no PFC, os comentadores cathartiformes disseram estas duas 'pérolas':

- Jefferson já é o melhor goleiro em atividade no Brasil.
- Loco Abreu é a grande figura do campeonato estadual.

Incrível!!! Na boca dos cathertiformes nem o Gauchito escapou ao cilindro do Loco Abreu!

Rsrsrsrsrsrsrsrss...

Abraços Gloriosos!

Francisco Costa disse...

Rui, imagino que os responsáveis pelas pautas nos programas esportivos ficaram revoltadas com o Glorioso ontem, pois:

- "Loco perde pênalti no estilo cavadinha e BFR perde o clássico."
- "Após derrota no clássico 'vovô', BFR encara RG na semifinal."

Entretanto, após a virada, os abutres ficaram com as calças arreadas enquanto Loco Abreu orgulhava-se de seus culhões.
Cajá com sal grosso para os abutres!

Ruy Moura disse...

É, Chackal. O Botafogo consegue virar tudo ao contrário num lapso ínfimo de tempop. Foi sempre assim. por isso é que somos a torcida que somos: sofridos e pessimistas, e ao mesmo tempo exuberantes, às vezes exagerados e intensamente felizes no inesperado da vida alvinegra.

Estamos sempre sofrendo e a seguir lavando a alma. O nosso destino é o que é... predestinação!...

Eu pergunto: quem tem, em todo o Brasil de tantos Estados e de tantos clubes, um... Loco Abreu?!

Só podia ser mesmo atleta do Glorioso! - assertivo, orgulhoso, às vezes arrogante, sempre no vanguardismo.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Rui. Sempre as melhores análises. Divido o Loco em dois. 1- Como jogador: mediano. 2- Como analista crítico dando aula aos reporteres e comentaristas da Flapres : espetacular. Rui, o Jeff, está chegando ao Manga. Seria questão de tempo?
Penaltis claríssimos. Ah! botafoguenses. Sempre com medo da FlaPress. Comparação perfeita ao Fluminense de 1907,cujo papel atual está sendo feito pelos Catartídeos + FlaPress. Herrera falando: " Jogo que gostamos de jogar. Contra time grande". Este ó Botafogo que conheço. Mude o mote "Queremos o nosso Botafogo de volta". "O Botafogo está voltando". Sensacional a galáxia de Sombrero com a estrela solitária. Viu como este "símbolo" junto à Sombrero como é real e lindo? Forte abraço botafoguense. Loris

Anónimo disse...

Grande Ruy, um abraço do JOTA.Já disse em outros blogs que,se o JEFFERSON treinar saídas do gol, em breve estará no mesmo patamar do MANGA. Parece que finalmente a LENDA enxergou o Bruno Thiago.Muito jovem ainda, é raçudo, rápido e tem bola.Caso seja bem trabalhado, pode dar caldo.Espero que o Joel prossiga sem grandes invenções e esqueça do Somália e do Fahell.SA.

Lorismario disse...

Rui e Marcelão. Vocês foram fantásticos. Um por expor e outro por não censurar. Poesia pura não rejeitada pelo consultor ad hoc. Só os botafoguenses são assim. Disse-o Nelson Rodrigues. Abraços. Loris

Ruy Moura disse...

Lindo o seu comentário, Loris.

A galáxia é o máximo, o Herrera e o Loco acompanham, o Jefferson só precisa sair melhor do gol e repor melhor a bola em jogo. Aí será Manga.

Também penso que foram penalties. Mas também penso que a expulsão do Valência é duvidosa, a do Mattos absurda e o segundo gol tricolor parece-me que o Fred não consegue tocar na bola, embora pareça. Mesmo assim o resultado seria 4x2 com dois gols do Renato Cajá.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Jota, acrescentaria ao Jefferson uma melhor reposição de bola. Pode vir a ser melhor que o Manga se ficar uns anos no clube.

Esperemos que a 'lenda' abra os olhos e deixe de fazer o que os empresários querem que ele faça...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...