domingo, 20 de fevereiro de 2011

Maria Magdalena Pinto Veloso

No dia 17 de fevereiro de 2011, Maria Magdalena Pinto Veloso, 88 anos, secretária do Conselho Deliberativo do Botafogo de Futebol e Regatas, partiu de uma vida inteira dedicada ao Glorioso.

Representante histórica do nosso clube, Maria Magdalena era a nossa funcionária mais antiga, tendo dedicado espantosos 69 anos da sua existência ao Glorioso. Ela chegou a General Severiano em 1942, uns meses antes da fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club.

Paulo Marcelo Sampaio testemunha que “nunca houve em General Severiano pessoa mais prestativa do que Maria Magdalena Pinto Veloso. Discreta, [era] a funcionária mais antiga do clube. Não usava esse prestígio para nada. Servia o Glorioso desde 1942.”

Memória viva botafoguense e ciosa do seu destino, Maria Magdalena foi a responsável pela preservação de atas e albuns históricos, documentos fundamentais que o clube nunca soube realçar devidamente. Mas, felizmente, existia Maria Magdalena para salvaguardar a nossa memória escrita.

Luís Eduardo Miranda reitera que Maria Magdalena “era uma funcionária muito querida e parte da história do Botafogo. Tinha guardado as atas de todas as reuniões do conselho do clube.”

Antônio Carlos Mantuano realça que Maria Magdalena “era um símbolo do Botafogo, uma senhora que sempre se dedicou muito ao clube. Vai nos deixar muitas saudades por todo seu empenho e dedicação. (…) Ela era a memória viva do clube. Só tenho que dizer um muito obrigado por ela ter existido e ter vivido tanto para o Botafogo”.

OBRIGADO, MARIA MAGDALENA!

6 comentários:

hangman disse...

Lastimável perda para a história!
É uma pena que foi embora sem deixar por escrito, para nós botafoguenses, algumas de suas memórias. Pelo seu caráter, revelado por amigos e admiradores, lógico que apenas as boas histórias seriam reveladas. Mas, só o fato de ter guardado tudo o que foi possível, já foi muito!

Ruy Moura disse...

Eu pensei o mesmo, Hangman. Mas a responsabilidade não era dela, mas de quem escreve sobre o Botafogo. Em todo o caso, creio que, embora anonimamente, ela participou na narração de acontecimetos. Por exemplo, faz parte dos agradecimentos inseridos no livro 'Nunca Houve um Homem como Heleno'.

Abraços Gloriosos!
Abraços Gloriosos!

Solange disse...

Nossa, que notícia triste, só agor fiquei sabendo, lamento muito o ocorrido, fui nora dela e sei o quanto ela ajudava a todos da família e o quanto levava à sério os assuntos do Botafogo...que Deus lhe dê o descanso eterno...Solange.

Ruy Moura disse...

Solange, foi uma vida inteira de alegria a servir o Glorioso. Comnpreendo a sua comoção, mas não temos que lamentar que ela tenha sido feliz com as cores alvinegras. Tal como diz, Solange, ela ajudou a todos e serviu intensamente o Glorioso. A sua missão foi cumprida e partiu certamente em paz. Um exemplo.

Abraços Gloriosos!

brunomelo disse...

Eu acabei descobrindo esse blog hoje por acaso, e gostaria de agradecer a todos por esse carinho tão grande dado a minha avó. Sou neto de Maria Magdalena e fiquei muito comovido. Ela foi tão importante para mim e sempre sinto muita falta dela, de sua sabedoria, se sua calma, de seu carinho e da segurança que não importa o que acontecia ela sempre estava lá. Especialmente ela que já passou por tantas cedes do Botafogo. Eu sempre me lembro dela torcendo para o Botafogo na sala e meu avô no quarto torcendo para o Flamengo. Quando os dois times jogavam a casa pegava fogo!!! Obrigado mais uma vez por essa homenagem (mesmo com um agradecimento chegando tão tarde). ♥️

Ruy Moura disse...

Todo o tempo é tempo de chegar ao blogue, caro Bruno Melo! E agradecimento nunca é tardio! Seja bem vindo!!!

E a história dos avós torcendo em quartos separados é o máximo! (rsrsrs)

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...