quarta-feira, 16 de março de 2011

China: ascensão e queda de um artilheiro

Brasil Olímpico em 1960: quinteto de ataque composto por (agachados da esquerda para a direita): Vanderlei, China, Manoelzinho, Gérson Canhotinha de Ouro e Germano.

José Ricardo da Silva, o ‘China’, nasceu a 11 de Setembro de 1939, em Fortaleza, e faleceu em finais da década de 1990, na cidade de Rapallo, em Itália, aproximadamente aos 60 anos de idade. Foi o primeiro cearense a disputar os Jogos Olímpicos, na modalidade de futebol, em 1960, em Roma, na época em que integrava o ataque do Botafogo de Futebol e Regatas.

Integrando o plantel do Glorioso entre 1959 e 1962, China tinha 1,80m. e 78 quilos, sendo medalha de prata no Pan-Americano de 1959, em Chicago. Entretanto, a CBD convocou-o para as Olimpíadas de Roma, mas a equipa comandada por Vicente Feola foi eliminada pela Itália logo na 1ª fase da Copa. O atleta atuou 17 vezes pela seleção olímpica e assinalou 18 gols.

Nessa época China atuava no Botafogo ao lado de Didi, Garrincha e Nilton Santos, mas, apesar do seu oportunismo a marcar gols, China não tinha lugar no formidável ataque tecnicista botafoguense do início dos anos sessenta: Didi, Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagallo. À exceção de Quarentinha, que não foi convocado para a Copa devido a lesão, aquele viria a ser o ataque bicampeão mundial de futebol…

Sem lugar no Botafogo entre 1960 e 1962, China rumou à Europa após ter despertado a atenção dos italianos nas Olimpíadas, onde permaneceu durante vários anos (1962-1968), marcando 37 gols em 101 partidas pelo campeonato italiano. Entre 1962 e 1965 foi jogador da Sampdoria, em Itália, marcando 29 gols em 70 jogos. O bom desempenho do atleta levou-o até à Roma, tendo permanecido um ano na capital italiana entre 1965-1966, onde marcou apenas 3 gols em 12 jogos. Entre 1966-1967 China jogou no Vicenza, marcando 4 gols em 12 jogos e em 1967-1968 passou pelo Mantova, jogando apenas dois jogos sem marcar gols.

Em queda de desempenho após a saída da Sampdoria, China regressou ao Brasil em 1969, integrando o plantel do Bangu, no qual permaneceu até 1972. Porém, o atleta não foi feliz no seu regresso: em 1969 jogou cinco partidas e não assinalou nenhum gol (perdendo por 6x0 para o Botafogo), e não tornou a jogar pelo Bangu até à sua saída em 1972.

Então, com 33 anos, China decidiu rumar ao futebol suíço e perdeu-se completamente o rasto deste promissor atacante olímpico como jogador de futebol. Sabe-se que após a aposentadoria fixou residência na região metropolitana genovesa até falecer em Rappalo.

China obteve conquistas apenas pelo Botafogo de Futebol e Regatas: bicampeão carioca em 1961 e 1962; bicampeão do Torneio Início 1961 e 1962; campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo). Fontes: Calciopédia; http://en.wikipedia.org; http://portoroberto.blog.uol.com.br; http://www.bangu.net.

9 comentários:

Ze Neto Marcos disse...

Tenho uma revista placar de 1972 que registra a passagem de china pelo futebol europeu.
Vou dar uma olhada para saber qual o time.

Ruy Moura disse...

Zé Neto,o China jogou em várias equipes italianas, mas depois perdeu-se o rasto dele. Será possível sabermos mais?

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Conheci familiares dele, na década de sessenta, em Brasília-Df. Perdi o contato.

Unknown disse...

Também gostaria de saber que fim levou, pois, sou botafoguense desde meados da década de 1950.

Ruy Moura disse...

Caro amigo, como a publicação já tem 10 anos foi em busca de mais informaçãoes e, entretanto, descobri a cidade e o ano aproximado do falecimento de China. Já acrescentei ao blogue breves informações no início e no fim da publicação.

Abraços Gloriosos.

Chichano Goncalvez disse...

Será que não se poderá contatar , com alguem da cidade de Rappallo, na Italia, para pesquisar os registros de obitos nesa cidade ?

Ruy Moura disse...

Muito difícil, meu amigo. Já vasculhei arquivos (por internet) na cidade e nada encontrei sobre morte de China. Tenho amigos italianos, mas não conheço ninguém em Rappallo.
Abraços Gloriosos.

Chichano Goncalvez disse...

Eu estou fazendo um fichario (cadernos) com o perfil de alguns jogadores ( tirados da Revista do Esporte) . Non saberiam me dizer o nome dos pais do China, sua esposa, sei que tem um filho na Italia de nome: Allessandro David da Silva, e mais nada. Muito obrigado.

Ruy Moura disse...

Eu não sei, meu amigo. Normalmente não procuro esse tipo de dados, a não ser em casos especiais de certas publicações que exigem esse tipo de pesquisa, mas não no caso de jogadores. Abraços Gloriosos.

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...