domingo, 29 de maio de 2011

Botafogo 1x0 Santos

Uma vitória e três pontos. Porém, aparentemente, nada de novo no horizonte. A qualidade técnica é inconsistente e creio que o treino técnico não deve estar a ser conduzido adequadamente. Apesar dos erros estratégicos da gerência, que contrata imensa gente para ornamentar a prateleira de General Severiano, a equipa que jogou ontem não é individualmente tão má assim.

Por isso, creio que há um problema técnico de comissão técnica desde há alguns anos, e que Caio Júnior ainda não mostrou resolução. Caio tem que saber tirar o máximo proveito do potencial individual de cada atleta e em seguida fazê-los saber jogar em conjunto.

Os vícios permanecem, mas, na verdade, a melhor estrutura física de futebol do Rio de Janeiro é a do Botafogo (que vem do tempo de Bebeto de Freitas). Então, como se justifica o pouco proveito obtido pelas comissões técnicas, incluindo treinador, adjuntos, médicos, fisioterapeutas, etc.?

Não tenho conseguido ver os jogos, mas as resenhas a  que assisto e o que leio ainda não me entusiasmaram para este Brasileirão. E nós precisamos de um estimulo suplementar para arrebitar as orelhas e encher o estádio do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.

Botafogo 1x0 Santos
» Gols: Fábio Ferreira 36’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 28.05.2011
» Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 6.222 pagantes (8.662 presentes)
» Renda: R$ 143.110,00
» Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR); Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Alessandro Rocha de Matos (BA)
» Disciplina: cartão amarelo: Thiago Galhardo (Botafogo); Alex Sandro, Bruno Rodrigo, Vinícius (Santos)
» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Marcelo Mattos, Everton (Cidinho) e Maicosuel; Elkeson (Thiago Galhardo) e Alex (Caio). Técnico: Caio Júnior.
» Santos: Aranha, Bruno Aguiar, Vinícius e Bruno Rodrigo; Pará, Possebon, Charles (Roger Gaúcho), Alan Patrick (Rychely) e Alex Sandro; Tiago Alves (Maikon Leite) e Keirrison. Técnico: Muricy Ramalho.

8 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Fica claro que o Botafogo precisa de dois atacantes à altura de Hererra e Loco Abreu, pois fazem muita falta dois homens de referência, na frente. Cortês jogou muito bem, o que não ocorreu com Alessandro, pela direita.
Elkesson se mostrou um jogador voluntarioso, com boas jogadas de armação e boas finalizações. A zaga precisa ser ajustada, pois algumas falhas quase comprometeram o resultado final.
Caio certamente não é o grande atacante que pode dar conta do recado na ausência de Loco Abreu e isto precisa mudar.
Maicosuel mostra que voltou bem da contusão, armando e finalizando sempre com qualidade, com sua costumeira caraterística do drible "ensaboado", passando pelos adversários.

Anónimo disse...

Ok, ok, Mundo Botafogo.

Saímos do vermelho contra o Santos FC.

BOTAFOGO F.R. x SANTOS F.C.
Total de jogos – 95
Vitórias do Botafogo – 34
Vitórias do Santos – 34
Empates – 27
Gols do Botafogo – 147
Gols do Santos – 163

1° Jogo – 14 / 04 / 1918 – Santos 8 a 2 (Amistoso), Vila Belmiro.
Gols do Botafogo: Luiz Menezes e Petiot.
Gols do Santos: Ary Patuska (3), Millon (2), Haroldo, Marba e Arnaldo Silveira.

SANTOS 8 x 2 BOTAFOGO
Data: 14 / 04 / 1918
Local: Vila Belmiro, Santos
Árbitro: Godinho Cerqueira
Competição: Amistoso
Gols: Ary Patuska (3), Millon (2), Haroldo, Marba e Arnaldo Silveira p/o Santos; Luiz Menezes e Petiot p/o Botafogo
Santos: Costa & Silva, Américo e Arthur; Pereira, Jarbas e Ricardo; Millon, Marba, Ary Patuska, Haroldo e Arnaldo Silveira
Botafogo: Cazuza (Abreu), Americano e Osny; Franco, Adherbal e Pino; Léo, Petiot, Santinho, Luiz Menezes e Celso
Fontes: ‘A Tribuna’ (de Santos) e ‘O Futebol no Botafogo’

Último – 28 / 05 / 2011 – Botafogo 1 a 0 (Camp. Brasileiro), Engenhão.
Gol: Fábio Ferreira.

Maiores goleadas:
14 / 04 / 1918 – Santos 8 a 2 (Amistoso), Vila Belmiro.
Gols do Botafogo: Luiz Menezes e Petiot.

03 / 08 / 1935 – Botafogo 9 a 2 (Amistoso), General Severiano.
Gols do Botafogo: Carvalho Leite (3), Russinho (2), Leônidas da Silva (2), Patesko e Álvaro.

BOTAFOGO 9 x 2 SANTOS
Data: 03 / 08 / 1935
Local: General Severiano, Rio de Janeiro
Árbitro: Thomaz Cicarelli
Competição: Amistoso
Gols: Russinho, Junqueirinha, Carvalho Leite, de cabeça, Leônidas da Silva e Patesko (1° tempo); Leônidas da Silva, Álvaro, Russinho, Junqueirinha, C. Leite e C. Leite, de cabeça (2° tempo)
Botafogo: Alberto, Albino e Nariz; Affonso, Martim e Canalli; Álvaro, Leônidas da Silva (Arthur), Carvalho Leite, Russinho e Patesko
Santos: Cyro (Bilu), Neves e Badu; Marteletti (Sandro), Ferreira e Jango; Victor Gonçalves, Mário Pereira, Délson, Araken e Junqueirinha
Fontes: A Noite e Jornal dos Sports

As decisões:
1ª) 21 / 06 / 1959 – Santos 4 a 1 (Taça Teresa Herrera), Estádio Riazor – La Coruña.
Gols: Pepe (de pênalti), aos 39’ (1° tempo); Pelé, aos 14’, Coutinho, aos 22’, Zagallo, aos 24’ (p/o Botafogo) e Pepe, aos 32’ (2° tempo)

2ª) 02 / 04 / 1963 – Santos 5 a 0 (Campeonato Brasileiro, Taça Brasil de 1962), Maracanã.
Gols: Dorval, aos 24’ e Pepe, aos 39’ (1° tempo); Coutinho, aos 9’, Pelé, aos 30’ e 35’ (2° tempo).

3ª) 10 / 01 / 1965 – Botafogo 3 a 2 (Torneio Rio-São Paulo de 1964), Maracanã.
Gols: Jairzinho, aos 20’ e Roberto (2), aos 40’ e 43’ (1° tempo) p/o Botafogo; Coutinho (2), aos 4’ e 25’ (2° tempo) p/o Santos. Obs: Não houve o segundo jogo por falta de datas, já que ambos foram excursionar (os dólares são irresistíveis) e foram declarados campeões.

4ª) 22 / 01 / 1966 – Botafogo 3 a 0 (Taça Círculo de Periódicos Esportivos), Caracas.
Gols: Roberto, aos 40’ (do 1° tempo) e Bianchini (2), aos 4’ e 32’ (do 2° tempo).

5ª) 17 / 12 / 1995 – Empate 1 a 1 (Camp. Brasileiro), Pacaembu.
Gol do Botafogo: Túlio Maravilha, aos 24’ do 1° tempo.
Gol do Santos: Marcelo Passos, ao 1° minuto do 2° tempo.
Botafogo, campeão Brasileiro de 1995.

Saudações Botafoguenses,
Pedro Varanda.

Émerson disse...

Rui,

Eu já achei que,ontem, houve um nítido progresso. Apesar de jogar contra o time reserva do Santos (que é muito bom, vide o empate com o Internacional), o time tocou melhor a bola, e senti um entusiasmo maior por parte dos jogadores. A prova disso é que granjearam o apoio da torcida presente.
Como o nosso time está recheado de jovens, acho que o que está faltando é confiança, posto que eles são, em sua maioria, talentosos.
Agora, realmente, há jogadores que não disseram ainda a que vieram, como Éverton. Eu não o via jogar pelo "Simpaticíssimo" (plagiando Roberto Porto), mas não acho provável que ele jogasse tão mal. Acho que ele, principalmente, precisa de confiança em seu futebol.
Alex também foi muito mal.
Mas gostaria de destacar o futebol apresentado por Fábio Ferreira, que marcou um lindo gol de voleio e defendeu muito bem; Cortês, que apoio com muita consistência; Maicosuel, que, embora ainda fora da sua melhor forma, demonstrou muito empenho; Elkson, que, apesar do pouco entrosamento, mostrou que tem bom potencial; e, principalmente, Lucas Zen, que foi o dono do jogo, muito bom na contenção e ainda armando algumas jogadas, com lançamentos primorosos. Esse garoto, em minha opinião, tem muito futuro.
No mais, estou com esperança de que dias melhores virão.
Saudações gloriosas.

Ruy Moura disse...

Boas notas as suas, Aurélio, mas eu acho que devíamos ter um atacante 'acima de Loco e Herrera. Eu acho que Herrera é realmente fraco, embora brigão, e o Loco não é jogador para time veloz. Era importante um atacante veloz e com mais técnica do que o Herrera e o Loco. Quanto à zaga, digo há anos que o problema do BFR reside na defesa.

Paasemos a Espanha: O Rela Madrid foi o clube mais produtivo em gols, mas o campeão foi o Barcelona. Porquê?.... Porque a defes afoi muito pouco vazada.... Um campeão começa no seu goleiro e na sua linha de defesa. Como o goleiro é o melhor do Brasil, fica faltando a linha de defesa...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro.
Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Acredito em si, Émerson, porque eu realmente não vi o jogo. Mas também li que houve empenho, e isso é muito importante, mas também muito desentrosamento. O Caio já teria obrigação de entrosar melhor a equipa. Afinal, já lá está há um tempinho...

Quantos aos jovens, acho que sim, que temos que ter um pouco mais de paciência. Relativamente ao ´verton, digo-lhe que ele também jogou mal no clube dos cathartiformes. Tenho um amigo flamenguista que nem o suporta ver jogar. Espero enganar-me.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Concordo. Precisamos de dois atacantes rápidos, que possam ser titulares incontestáveis já.
Acho que apesar das recentes contratações e as vindouras deste ano, já é querer demais da diretoria.

Júlio disse...

Estava pensando em ir a esse jogo, mas o frio que faz no Rj (19ºC pro carioca é frio) e a final da Champions League não me deixaram sair de casa. Não vi o jogo, mas pelo que eu ouvi o Santos criou muitas chances.

Acho que essa vitória veio para dar um pouco de "tranquilidade" para o grupo trabalhar durante a semana.
Não foi uma vitória "maiúscula" mas valeu 3 pontos.

Hoje a tarde vi botafoguenses sentindo saudades do Jobson...

Boa semana meu amigo Rui.

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...