quarta-feira, 4 de maio de 2011

Botafogo, 21 anos sem títulos?! (I)

Muitos botafoguenses referem-se, em diversos momentos, aos 21 anos do Botafogo sem títulos de futebol (1968-1989). O meu querido amigo Paulo Marcelo Sampaio até escreveu um belo livro sobre a matéria, narrando o maravilhoso título de 1989.

Porém, outros botafoguenses negam veementemente essa contagem, porque o Botafogo conquistou 11 torneios nacionais e internacionais entre 1970 e 1988. Eis essas conquistas:

¨ Torneio Triangular de Caracas [Venezuela] (1970.02.06)

¨ Torneio Independência do Brasil [Brasília] (1974.09.08)

¨ Taça Augusto Pereira da Motta [Rio de Janeiro] (1975.06.15)

¨ Taça José Wânder Rodrigues Mendes [Rio de Janeiro] (1976.07.18)

¨ Torneio Ministro Ney Braga (Manaus-Belém) (1976.11.28)

¨ Torneio Início do Campeonato Carioca [Rio de Janeiro] (1977.03.13)

¨ Torneio 23° Aniversário de Brasília (Taça Governador José Ornellas) [Brasília] (1983.04.23)

¨ Torneio Internacional da Cidade de Genebra [Suíça] (1984.08.07)

¨ Torneio Internacional de Berna - 'Phillips Cup' [Suíça] (1985.08.02)

¨ Torneio Pentagonal da Costa Rica [Costa Rica] (1986.04.29)

¨ Taça Cidade Palma de Mallorca [Espanha] (1988.08.13)


No entanto, argumenta-se que durante os 21 anos referidos não houve títulos oficiais, mas apenas oficiosos, porque o Botafogo não ganhou nem o campeonato brasileiro nem o campeonato estadual – porém, esses não são os únicos títulos oficiais a considerar.

O argumento de 21 anos não procede e revela falta de correspondência à verdade, porque houve alguns títulos de natureza oficial ganhos pelo Botafogo de Futebol e Regatas, designadamente:

¨ Taça Augusto Pereira da Motta: 2º turno do campeonato estadual [equivalente à atual Taça Rio]

¨ Taça José Wânder Rodrigues Mendes: 2º turno do campeonato estadual [equivalente à atual Taça Rio]

¨ Torneio Ministro Ney Braga: torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos.

.

Além destes, o Torneio Início do Campeonato Carioca de 1977 também é título oficial, mas admitindo considerar-se válido apenas o critério dos jogos de 90 minutos, excluiríamos este torneio das nossas considerações.

.

Assim, temos pelo menos três títulos oficiais, dois deles organizados no âmbito da Federação Carioca e um deles no âmbito da Confederação Brasileira.

.

Considerando-se a conquista oficial do Torneio Ministro Ney Braga (1976), então o período de títulos não oficiais reduz-se apenas a 13 anos, apesar de certos títulos internacionais posteriores a 1976 se revelarem de grande prestígio e desfazerem o mito das duas décadas sem títulos. Aliás, os torneios internacionais ganhos na década de 1980 na Costa Rica, na Espanha e na Suíça eram bem mais prestigiados do que certos títulos oficiais conquistados por alguns dos nossos rivais.

.

Em todo o caso, fixemo-nos no Relatório da Confederação Brasileira de Desportos que assinala o Botafogo de Futebol e Regatas como o campeão do Torneio Ministro Ney Braga, organizado em 1976.

.

Os resultados do torneio foram os seguintes:

.

07.11 – Botafogo 3x2 Paysandu
07.11 – Nacional 2x0 Remo

10.11 – Botafogo 0x2 Remo
10.11 – Nacional 0x0 Paysandu

14.11 – Paysandu 0x0 Remo
14.11 – Nacional 0x1 Botafogo

21.11 – Remo 1x0 Botafogo
21.11 – Paysandu 0x0 Nacional

24.11 – Remo 0x0 Nacional
24.11 – Paysandu 2x4 Botafogo

28.11 – Botafogo 4x2 Nacional
28.11 – Remo 0x2 Paysandu

A classificação final ficou assim ordenada: 1º Botafogo (campeão) – 10 pts; 2º Remo – 7 pts; 3º Paysandu e Nacional – 6 pts. Obs: a vitória por diferença de dois ou mais gols valeu três pontos ganhos.

Os campeões: Ubirajara da Silva Alcântara, 6 jogos; Deoclécio Manoel de Miranda, 6; José Luiz Carbone, 6; Jorge Luiz Cabral, 6; Cremílson da Penha, 6; Nílson Severino Dias, 6; Jorge Osmar Guarnelli, 5; Valdomiro Almeida ‘China’, 5; Antônio Monfrini Neto ‘Manfrini’, 5; Ricardo Neto da Silva, 5; Francisco das Chagas Marinho (Marinho Chagas), 4; Silmar Bueno ‘Mazinho’, 4; Frederico Rodrigues de Oliveira ‘Fred’, 4; Rubens Nicola Gagliardi Júnior, 4; Nílson Florindo de Andrade, 2; Marcos Aurélio Areal Tayt-Son, 1; Geraldo Moreira da Silva, 1; Técnico: Paulo Lima Amaral.

Texto de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo) e resultados de Pedro Varanda (colaborador do blogue Mundo Botafogo).

13 comentários:

Aqipossa Informativo disse...

É o que sempre digo, Rui. Até a torcida passa a acreditar no que dizem do Botafogo.

Assim é, que fazem-nos pensar em baboseiras como esse jejum. Jejuns maiores tiveram seus protegidos. (que eu não quero falar o nome) Vejamos os títulos principais do Brasil, os quais se orgulham de serem os melhores:

17 anos sem brasileiro.
16 anos sem Copa do Brasil
30 anos sem Libertadores.
30 anos sem amistoso no Japão.

E se levar em conta que as competições nacionais começaram em 59 com a Taça Brasil, teremos ainda:

1980 - 1959 = 21 anos!!!

Que coincidência!!! Olha o 21 aí!!

Talvez agora eu entenda melhor esse lance de dizer que temos inveja...

E mais: O Torneio Rio-São Paulo também foi o mais importante durante um determinado período. Nesse quesito damos um banho neles:

Botafogo é tetra e eles tem apenas um.

O que a propaganda enganosa não faz, não é?

Ruy Moura disse...

Vamos combater isso aqui no blogue, Mauro. Aderi à ideia (certa) de que não houve 21 anos sem títulos. Houve títulos nacionais e internacionais, oficiais e oficiosos. Porque há vida para lá do Camp. Brasileiro e dos Estaduais...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

E quando a urubuzada publica as conquistas do CRF contam até troféu de partida única como título.

Saudações Botafoguenses.
Nasci em Botafogo e gosto do clube de General Severiano.

FLAVIO SILVEIRA disse...

Me lembro de jogos contra o Remo no Pará, na decada de 70 , e a gente não conseguia ganhar deles de jeito nenhum.Tinha um goleiro lá de nome Dico, baixinho, parecia uma anão, mas a gente não conseguia fazer gol nele...rsss...
Na verdade fizeram uma lavagem cerebral na torcida do Botafogo, em geral em todas as torcidas.Esse pessoal q está ai, nas agencias de noticias, nas redações de jornais, e na TV, acham q o futebol começou a partir do time do Zico,no fim dos anos70.Semana passada o PVC , da ESPN, disse q os jornalistas rubro negros, q dominam a imprensa esportiva de hj, não gostam do Botafogo, pois cresceram vendo, inconformados, a supremacia do Botafogo sobre o Flamengo nos anos 60 e metade dos 70 e por mais q essa supremacia tenha acabado, eles não se conformam.Palavras do PVC, não minhas.criaram um mito em cima do time da gavea, q hj, infelizmente, até quem joga no Botafogo, com rarissimas exceções, acredita.Se pegarmos o titulo desse jornaleco de nome o globo, segunda feria, a manchete dizia:Fla penta campeão.Isso é um absurdo, mas vejo, da maneira q comemoram esse titulo, do pior estadual dos ultimos anos, nem eles acreditam mais nessas coisas.A minha revolta contra essa gente, é de querer apagar a historia do Botafogo, no futebol brasileiro.E essa turma q dirige o Botafogo, o q me deixa mais revoltado ainda, os ajuda.

Ruy Moura disse...

A urubuzada não tem eticamente onde cair morta, Pedro. Também pudera... se o estado orgânico dos alimentos ingeridos pelos urubus é o que é...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É verdade, Flavio. O Zico confessou essas frustrações no ano passado. E muitos outros raivosos andaram ou andam por aí ainda, como o Henfil que inventou o Cri-cri para nos menorizar, ou o Ruy Castro que fez aquele livro horrendo sobre o Garrincha. É uma gente de arrepiar. O desprezo é a nossa arma mais forte.

Abraços Gloriosos!

Mikael disse...

Rui, por acaso procede esta informação retirada do Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Triangular_de_Caracas

Caso seja procedente, podemos dizer que temos três títulos de nível mundial?

Repare nos adversários enfrentados no referido torneio. Se puder escreva algo mais sobre esse torneio interclubes.

Abraço!

ali reslan disse...

caro RUY, esse torneio ministro ney Braga de 1976, foi oficial mesmo? já tentei pesquisar na internet sobre esse torneio mas não consegui muitas informações , já ouvi falar na internet que foi organizado pela antiga cbd se não me engano, essa informação é verdadeira mesmo? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sim, Ali, foi um torneio oficial organizado pela CBD. Isso reforça a contestação de alguns sobre a 'falsidade' de estarmos 21 anos sem títulos. Estivemos foi 21 sem sermos campeões cariocas, mas conquistamos torneios importantes, designadamente no exterior.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

valeu RUY, obrigado pela informaçao.abraços gloriosos!

Felipe Cerquize disse...

Em 1969, o Botafogo foi campeão da Taça Brasil contra o Fortaleza. Cadê?

Ruy Moura disse...

Caro Felipe, efetivamente conquistamos a Taça Brasil em 1969, mas tratava.se da Taça Brasil 1968, que por determinadas razões foi disputada já em 1969. Há outros títulos assim: no tetracampeonato 1932-35 um dos títulos foi já conquistado no ano seguinte. Desse modo a Taça Brasil não está contabilizada em 1969, mas em 1968, perfazendo assim os tais 21 anos.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Saiba, meu caro Odival, que não frequento espaços do Clube de Regatas Flamenguesa, e se você não gosta de ouvir verdades dos meus companheiros sobre o clube mais tinhoso do país, não frequente este glorioso blogue porque não faz cá falta alguma. Mas achei piada que batesse com o nariz no título: esperava algo ruim para zoar e tomou ensinamentos Gloriosos pela frente. Vá lá para os seus espaços vermelhos e pretos, vá...

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...