Na senda da desmistificação de 21 anos sem títulos publica-se as considerações jornalísticas acerca da vitória do Botafogo sobre o Vitória por 1x0, conquistando, em Brasília, o Torneio Independência do Brasil.
A imprensa realçou que “o time carioca mostrou agressividade, bom entrosamento e uma cadência de jogo envolvente” e “a vitória do Botafogo foi bonita e justa.” Foi o primeiro título do clube desde que Zagalo assumiu a direção técnica, há dois meses”. Eis a notícia publicada em 09.09.1970 no Jornal do Brasil:
Botafogo ganha o seu 1º título com Zagalo
“Brasília (Sucursal) – Com um bonito gol de Nilson logo aos oito minutos do primeiro tempo, o Botafogo derrotou o Vitória por 1 a 0, ontem no Estádio Presidente Médici, e conquistou o Troféu Independência, primeiro título do clube desde que Zagalo assumiu a direção técnica, há dois meses.
A atuação do Botafogo surpreendeu o público de Brasília pela tática ofensiva da equipe, que marcou um gol e perdeu pelo menos cinco, a maioria por Fischer, a figura destoante do ataque. O Vitória lutou muito mas foi sempre inferior, só mostrando de bom o jogador Mário Sérgio. Na preliminar, Ceub e Corinthians empataram de 2 a 2, mas o clube paulista ficou com o terceiro lugar, na decisão por pênaltis.
Filosofia aprovada
O Botafogo foi uma agradável surpresa para o público, especialmente porque seu técnico é Zagalo, um adepto do futebol defensivo. Desta vez o time carioca mostrou agressividade, bom entrosamento e uma cadência de jogo envolvente, em que o ataque, bem auxiliado por Marinho e tendo em Nilson seu maior destaque, criou diversas chances de gol.
A vitória do Botafogo foi bonita e justa, lamentando-se apenas que não fosse presenciada por um bom público, fato normal numa cidade onde a televisão tira o torcedor do estádio.
O gol do Botafogo surgiu aos oito minutos, por intermédio de Nilson, após ótima jogada de Marco Aurélio, que deixou o companheiro frente a frente com Aguinaldo.
Depois disso, a equipe criou outras chances; duas delas perdidas bisonhamente por Fischer, sozinho dentro da pequena área. O Vitória se esforçou, mas sua equipe é bastante jovem e está muito aquém daquela que chegou a uma boa situação no último Nacional.
O Botafogo formou com Wendell, Valtencir, Mauro Cruz, Osmar e Marinho; Nei e Marco Aurélio; Puruca, Fischer (Jorge Luís), Nilson e Dirceu. O Vitória teve Aguinaldo, Roberto Oliveira, Vavá (Robson), Válter e Valença; Roberto Meneses, Osni e Mário Sérgio; Gibira, Davi e André.”
Texto de enquadramento de Rui Moura (Mundo Botafogo); notícia digitalizada e gentilmente cedida por Mauro Axlace, colaborador do Mundo Botafogo e editor do blogue Aqipossa.
7 comentários:
Rui, se vc me permite, esse torneio não foi disputado em 73 ou 74?.Pergunto, porque Fischer chegou ao Botafogo em 72 e Puruca só estreiou no time de cima em setembro de 73, num jogo contra o Galo , no maracanã.Digo isso, pois vi esse jogo e vencemos com gols de Puruca, pois Jairzinho estava machucado,e Ferreti e foi a estreia do rapaz.abs.
Claro que é 1974, Flavio! Já emendei o lapso. Muito obrigado.
Abraços Gloriosos!
Ahhh...Puruca!! Me lembrei do famoso e poderoso ataque do Botafog: Cremilson, Puruca e Tiquinho!!
Informa-se que os problemas ocorridos no Blogger suprimiram os comentários que existiam nas publicações que se perderam e que foram repostas pelo editor do blogue.
Abraços Gloriosos!
Rui, os problemas afetaram também a correção da data que você havia feito. No momento, ainda está descrito como tendo sido em 1970, ao invés de 1974.
Qualquer comentário e correção no Mundo Botafogo foi descartado pelos (ir)responsáveis pelo blogger.
O Vitória da Bahia foi finalista ao passar pelo CEUB por 2x1.
o Vitória havia vencido o Campeonato Bahiano de 1972.
O Botafogo ao disputar o Torneio Independência, estava no meio do Carioca de 74. O torneio Independência está no meio de uma série de 9 jogos invictos. Com 15 gols a favor e apenas 6 contra, essa série invicta foi pequena, e teve 4 empates e 5 vitórias.
A curiosidade é que logo após ser derrotado pelo Vasco da Gama, o mesmo time que derrotou o Botafogo no início da série de 9 jogos, (início e fim da série) o alvinegro já estava com mais 4 jogos sem perder quando fez mais um jogo contra o Vitória da Bahia. Dessa vez em Itabuna, num amistoso que foi vencido pelo Vitória por 1x0 em 30 de Outubro. O Vitória teve enfim, a sua vitória.
Obrigado por todas as informações, Mauro.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário