quarta-feira, 22 de maio de 2013

Jatahy percorrendo a Europa


Jatahy em Mostar 

Jatahy, amigo de Mundo Botafogo, viajou com sua esposa pela Europa e foi fotografado em Mostar, cidade da Bósnia e Herzegovina, famosa devido à sua ‘Stari Most’ (Ponte Velha, em português) sobre o rio Neretva, situada na zona histórica. Tanto a cidade como a ponte foram declaradas património mundial pela UNESCO, em 2005. A ‘Ponte Velha’, construída por Solimão, o Magnífico, em substituição de uma ponte suspensa de madeira, data de 1557 e permaneceu firme até ser destruída em 1993 durante a guerra da Bósnia.

Panorâmica de Mostar e sua ponte histórica

A ponte foi reconstruída em 2004 com o apoio de diversas entidades internacionais. É tradição que os jovens mais habilidosos da cidade saltem da ponte para o rio Neretva, recolhendo antes contributos monetários dos turistas. Esta prática de mergulho data de tempos muito antigos, mas o 1º registro de um mergulho para o rio é de 1664. O 1º jovem a mergulhar da ponte, após a sua reconstrução, foi Enej Kelecija, atualmente radicado na América.

Jatahy e o editor de Mundo Botafogo durante o saboroso ‘jantar à portuguesa’

Óbidos é uma vila portuguesa da região centro-oeste de Portugal, e foi lá que conheci ‘ao vivo’ o nosso amigo Jatahy durante um jantar combinado antes do início das suas férias. A designação da vila deriva do latim ‘oppidum’, que significa ‘cidadela, cidade fortificada’.

Panorâmica da vila

Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal. A vila é completamente cercada por elevadas muralhas e mantém inalterável e conservada a sua traça medieval. Atualmente é residência de 3.300 habitantes.

Panorâmica do ‘Jantar da Amizade’

Dentro das muralhas da vila, e erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira-mar, localiza-se o Castelo de Óbidos que domina a planície envolvente e o rio Arnóia. O Castelo preserva todas as suas características originais, tendo sido classificado Monumento Nacional em 2007 e eleito uma das sete maravilhas de Portugal. As outras seis maravilhas são o Castelo de Guimarães, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio da Pena e a Torre de Belém.

Panorâmico do castelo e muralhas

4 comentários:

Lorismario disse...

Parabéns aos comilões. Loris

Ruy Moura disse...

Loris, neste caso é parabéns ao Jatahy, porque se 'bateu' à mesa com um excelente bacalhau. Eu ainda estava em convalescença de uma intervenção cirurgica feita apenas há uma semana e não podia ingerir nenhuma espécie de gorduras.

Assim mesmo não podia deixar de me deslocar a Óbidos (200km ida e volta) para celebrar o Glorioso com o Jatahy, leitor do blogue desde há anos, e esposa. Foi uma noite muito bacana!

Abraços Gloriosos!

Jatahy disse...

Amigo Rui,

Eu que fiquei agradecido pelo excelente jantar e por esta homenagem.
Foi um prazer conhece-lo pessoalmente e fiquei comovido com o seu empenho em deslocar até Óbidos, apesar de ainda convalescente.
O jantar foi realmente GLORIOSO, comida excelente, ambiente agradabilíssimo, o papo nem se fala.

Quem ainda não teve o prazer de conversar com o Rui, saiba que o papo flui como neste 'post' vai de um ponto a outro com a elegância que o Didi desfilava em campo.

Fui realmente uma grande noite.

Amigo Rui so me resta dizer MUITO OBRIGADO.

Abraços Gloriosos,


Jatahy (Osmar)

Ruy Moura disse...

Amigo Jatahy, não faça isso ao Didi! (rs) A elegância dele em campo era inexcedível.

Curiosamente, esta semana ouvi um programa de futebol em que se falava que o Cruifj, nos anos setenta, defendia convictamente que os jogadores corriam demais, quando a bola é que devia correr mais do que os jogadores. O Didi já sabia isso no fim da década de 1940.

O Didi é muito menos falado do que Nilton Santos, provavelmente porque o 'Niltão' vive muitos anos, e só há relativamente pouco tempo deixou de ir aos eventos do Glorioso. Mas o Didi talvez fosse maior figura do que Nilton Santos. Não é à toa que Didi foi eleito o melhor jogador do Mundial de 1958. Correndo pouco e lançando muitas bolas perfeitas para a frente, ele era de uma elegância notabilíssima em campo.

Fico muito contente por lhe ter agradado a noite que passamos juntos. Eu gostei da sua companhia e esposa. São pessoas excelentes.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...