sexta-feira, 27 de junho de 2014

Os meus prognósticos, as minhas preferências, a realidade


Terminada a 1ª fase da Copa do Mundo, e a título de curiosidade, apresento os países que a minha lógica dizia que se classificavam, em seguida as minhas preferências e, finalmente, a realidade.

MEUS PROGNÓSTICOS
MINHAS PREFERÊNCIAS
A REALIDADE
BRASIL, CROÁCIA
BRASIL, CROÁCIA
BRASIL, MÉXICO
ESPANHA, HOLANDA
CHILE, HOLANDA
CHILE, HOLANDA
COLÔMBIA, GRÉCIA
COLÔMBIA, GRÉCIA
COLÔMBIA, GRÉCIA
INGLATERRA, ITÁLIA
ITÁLIA, URUGUAI
COSTA RICA, URUGUAI
FRANÇA, SUÍÇA
FRANÇA, SUÍÇA
FRANÇA, SUÍÇA
ARGENTINA, NIGÉRIA
IRÃ, NIGÉRIA
ARGENTINA, NIGÉRIA
ALEMANHA, PORTUGAL
AMÉRICA, PORTUGAL
ALEMANHA, AMÉRICA
BÉLGICA, RÚSSIA
ARGÉLIA, BÉLGICA
ARGÉLIA, BÉLGICA
                  
Em 16 possibilidades:

10 APOSTAS FORAM TORNADAS REALIDADE
12 PREFERÊNCIAS FORAM TORNADAS REALIDADE

Quer dizer, parece que a minha emoção entende mais de futebol do que a minha razão: Emoção 12x10 Razão.

Para as oitavas-de-final o meu quadro é o seguinte:

MEUS PROGNÓSTICOS
MINHAS PREFERÊNCIAS
A REALIDADE
BRASIL
BRASIL
?
COLÔMBIA
URUGUAI
?
FRANÇA
FRANÇA
?
ALEMANHA
ARGÉLIA
?
HOLANDA
HOLANDA
?
COSTA RICA
GRÉCIA
?
ARGENTINA
SUÍÇA
?
BÉLGICA
BÉLGICA
?

Tendo em consideração que a minha final preferida – Brasil x Portugal – não se pode realizar (nem eu imaginaria tal coisa porque considero a Seleção Portuguesa bastante inferior à Seleção Holandesa no seu conjunto), eis a minha final preferida:

BRASIL x HOLANDA

Uma ‘confidência’: torci sempre contra Alemanha e Espanha. Fiquei empatado 1x1. As razões não são de natureza futebolística, mas de natureza política. Alemanha: duas guerras mundiais que arrasaram a Europa, forjaram o Nazismo e exterminaram 6 milhões de judeus; Espanha: uma guerra civil brutal contra as forças democráticas e uma ditadura que desde a década de 1930 até à década de 1970 serviu de tampão aquém Pirinéus para duas longas ditaduras na Península Ibérica a soldo do Fascismo – na própria Espanha e em Portugal. E, claro, Alemanha e Espanha são ambos países arrogantes, coisa bem visível na sua política externa. Curiosamente, sendo a Itália a pátria do Fascismo, nem de perto nem de longe os italianos se assemelham aos espanhóis ou aos alemães, pelo contrário, os italianos conhecem a beleza e procuram-na sempre. No seu conjunto é o país mais belo da Europa.

Vou continuar torcendo a favor da dupla Brasil / Holanda contra a dupla Alemanha / Argentina.

10 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Uma pena a Hungria e a Holanda não terem sido campeãs, um castigo para o bom futebol. Nas 3 decisões em que a Holanda participou torci ardorosamente pelos holandeses, não só pelo futebol encantador, principalmente em 74, que teve a seleção de 70 como inspiração, mas porque dois dos artistas que mais gosto são um de origem holandesa e o outro holandês: Ludwig van Beethoven e Vincent van Gogh. Quanto a Itália e os Italianos, sou suspeito para comentar. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Sergio, penso exatamente o memso: se há Seleções injustiçadas que deveriam ter sido campeãs do mundo são justamente a Hungria e a Holanda. os agás não se dão bem nas copas... (rs)

Pois na música e na pintura meu amigo, eu não sabia, mas justamente os dois artistas que mais gosto são Beethovem e Vincent van Gogh. De Beethoven tenho a obra completa e de van Gogh tenho dois posters que mandei emoldurar: o 'Auto-retrato' e 'A Noite Estrelada' - tenho ambos nas paredes da casa de campo. À falta do original, as cópias até que são boas... (rs)

Sobre a Itália, como não sou suspeito, aí vai um comentário:

Paris é a cidade mais bela do mundo; Baía de Guanabara é o mais belo cenário do mundo; Itália é o mais belo país da Europa, quiçá do mundo.

Os italianos estão sempre em busca da beleza e em Itália pontifica a a arte e as cidades absolutamente extraordinárias como Roma, Florença, Gênova, Milão e Veneza. Até na Sicília, que também conheço, se pode desfrutar do ambiente italiano. Embora eu aprecie certas cidades belíssimas da Europa, tais como Paris, Estocolmo, S. Pittsburgh, Budapest, Berlim, Praga, Viena, Barcelona... onde eu prefiro estar e andar sempre a pé (e eu não gosto de andar a pé) é justamente em Amsterdam e Roma.

Já estive em Itália 4 vezes de férias. E se não vou mais vezes a Itália é porque já a conheço razovelmente bem e tenho tendência para escolher destinos turísticos onde nunca estive.

Sobre os italianos: são o povo mais barulhento que conheço, mas simultaneamente muito divertidos.

Sobre as italianas? UAUAUAUAUAUAUAUA!!!!!!!!!!!!!

Abraços Gloriosos.

Lorismario disse...

Rui. Torcemos igual.

Ruy Moura disse...

Ah... e sobre os automóveis?

UAUAUAUAUAUAUA!!!!!!!!!!!

Beleza completa nas linhas italianas, requinte nos acabamentos, ao contrário dos carros alemães que não são requintados. Eu tive um carro espetacular da Lancia luxuosíssimo, e depois disso tive um BMW e um Mercedes-Benz que, apesar de todo o prestígio que têm, ficam anos luz de distância do luxo dos carros de topo italianos.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Loris, hoje é o dia das revelações, apesar de conhecer pessoalmente o Serdio di Sabatto, só hoje descobri que os dois artistas preferidos dele coincidem com as minhas preferências (Beethoven e Van Gogh). E quanto a nós, que nos comunicamos há tantos anos, e que, creio, somos sinceros amigos um do outro,não imaginava que torcíamos pelas mesmas seleções.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Caro RUI, foi uma pena Portugal ter sido eliminado.Como sou neto de portugueses dos dois lados,torci pelos patrícios.
Infelizmente,o time é fraco e só o CR é pouco realmente.
Poderá parecer estranho ao amigo, mas torço para que o Brasil vá pelo mesmo caminho e seja eliminado o mais rápido possível, para o bem da pátria.
Nosso povo está "bestificado" e "idiotizado" pela GLOBO, às custas de muita grana do governo.Caso vençamos a copa, muitos escândalos do governo da ex terrorista e assaltante de bancos, junto com o seu mentor, o APEDEUTA, irão para baixo do tapete e eles colherão os louros da vitória.
Além do mais,recuso-me a torcer por um time em que o ataque é HULK e FRED.E o pior é que a mídia os trata como craques.
Não assisto mais jogos em família, prefiro ficar no meu escritório assistindo a "mulambada", sem som, pois os comentaristas de um modo geral são ame$$$$trados.
Nossa seleção, a meu ver, não tem um craque na acepção da palavra. Temos o Neymar, no meu modo de ver,muito bom jogador, que pela idade ainda poderá ser um craque.
Meus filhos, sobrinhos, netos,etc, dizem que sou muito rigoroso em minhas avaliações.Eu lhes respondo que não tenho culpa de ter visto jogar gênios, craques nacionais e internacionais.
Hoje à tarde, fiquei enojado ao assistir a um debate onde comparavam Neymar com outros jogadores.O foco principal não era a qualidade em campo,etc, mas a simpatia, o corte do cabelo e outras idiotices.
Venho perdendo o encanto pelo futebol, pois atualmente existem "N" interesses escusos nos bastidores.Meu amigo,este assunto "interesses empresariais" eu conheço um pouco,pois consegui sobreviver ao logo do tempo.
Por isso e outros motivos, sou contra todos esses tipos de eleições de craque da copa, craque das Américas, craque da Europa, etc.Para os meus tico e teco,é dificílimo compararmos com exatidão e perfeição dois atletas.Aí começam as paixões clubísticas, os interesses comerciais,o nacionalismo, etc.
Eu vejo da seguinte forma.Quem foi melhor,Pelé ou Garrincha? Para mim nenhum, foram gênios e pronto.Quem foi melhor Gerson, Didi, Rivelino ou Tostão, por exemplo? Para mim nenhum, todos foram craques e pronto.
E o meio de campo da seleção brasileira ? Chega a ser patético.
É por essas e outras que o meu amigo PC Caju, convidado para escrever no caderno de esportes do Globo, foi detonado logo após o jogo com a Croácia, apenas por dizer o seguinte:" o Brasil jogou mal e foi ajudado pelo juiz.Não foi penalti, o gol anulado da Croácia foi legal.O Ramires fez falta na jogada do terceiro gol.Felipão pode até ser bom motivador, mas não sabe nada, foi um beque caneludo e só sabe mandar baixar a porrada, etc, etc."
Por ter contrariado os interesses da "PODEROSA", foi desconvidado e não escreve mais.
Meu caro amigo, desculpe o texto longo,mas foi um desabafo.Quem conhece e tem amigos nos bastidores do mundo da bola, fica enojado de saber de tantas patifarias.JOTA.





































Ruy Moura disse...

JOTA, eu sei bem quais são os seus sentimentos, porque eu também sou rigoroso nas minhas apreciações. Em boa verdade, eu deveria estar torcendo contra o Brasil e Portugal, porque a realidade de ambos é um desastre para quem, como eu, fez parte da Revolução de Abril e acreditou. Fiz parte de governos porque acreditei. Não acredito mais. Deveria estar torcendo para a Austrália, Holanda e Inglaterra, onde a realidade ética e política atingiu patamares interessantes. Gostava que na Copa estivessem o Canadá, a Noruega, a Dinamarca, a Suécia...

Porém...

Porém, nasci na Europa numa terra que fala português, cresci na América do Sul noutra terra que fala português, trabalho predominantemente em África em terras que falam português. E a língua é a primeira identidade de um povo. E para ser coerente com a grande frase de Fernando Pessoa, a qual partilho - "a minha pátria é a língua portuguesa -, defendo com unhas e dentes o triângulo da língua portuguesa que une o Brasil 'americano', os países de língua portuguesa 'africanos' e o país de língua portuguesa 'europeu'. Para não falar de outros sítios do continente asiático onde se fala português: Goa, Timor e alguns outros sítios asiáticos que falam português. Isto é, o português está nos quatro continentes (não considero 'continente' a Austrália e a Nova Zelândia, que não passa de um arranjo político) e constitui hoje, graças à população brasileira, 244 milhões de pessoas, e ainda está em crescimento. Tornou-se a 3ª língua mais falada no mundo inteiro.

Eu tenho que defender esse patrimônio. Não posso deixar de me solidarizar com povos que falam a minha língua.

Então, por solidariedade, torço por todos os países que falam português,embora compreenda os seus argumentos. Depois de eu ter participado em acontecimentos públicos importantes em Portugal, desacreditei e nem sequer voto. Voto apenas nas eleições municipais, cujos municípios estão mais próximos dos problemasd concretos das pessoas.

Sobre comparações de craques: de acordo. É difícil escolher entre Pelé e Garrincha devido à abismal diferença dos seus estilos de futebol; é difícil escolher entre CR7 e Messi devido à mesma questão. Portanto, a haver escolha - e eu assumo que no limite faço escolha - , provavelmente será uma escolha sempre mais emocional do que realmente racional.

É talvez por isso que debatem essas baboseiras acerca de Neynar. Aliás, o jornalismo tornou-se completamente estúpido. Gosto da resposta de um jogador a quem o repórter perguntou porque é que os jogadores dão sempre as mesmas respostas - "é porque vocês jornalistas fazem sempre as mesmas perguntas". É cada vez mais horrível ser jornalista. A minha filha, que era louca por jornalismo, dirigiu uma revista e ficou vacinada para sempre: deixou a revista e foi fazer outras coisas mais interessantes.

Quanto ao PC Caju, só podia acontecer isso. Mesmo que fosse noutro sítio que não a Globo, o modo como o PC Caju faz comentários é realmente desagradável.

Também não tenho culpa d eter visto tantos craques jogar e agora não haver praticamente nada disso no Brasil. O celeiro de craques parece que se esgotou , e realmente só o Neymar poderá quebrar esse círculo e vir a ser um dos melhores do mundo. Mas acho isso bem difícil no Barcelona, porque tem que se sujeitar às imposições do Messi, que manda verdadeiramente no Barcelona e obriga os demais acompanheiros a jogarem para ele...

Em minha opinião fez um erro crasso em ir para o Barcelona e sujeitar-se a ser sombra do Neymar. Noutro grande clube ele poderia ser a estrela principal e evoluir. Veremos o que o futuro lhe reserva.

Pronto, terminei o testamento!

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Eu escrevi no final: "Em minha opinião fez um erro crasso em ir para o Barcelona e sujeitar-se a ser sombra do Neymar".

O que eu devia ter escrito "...e sujeitar-se a ser sombra do Messi".

Abs.

Anónimo disse...

RUI, já que você falou em Itália,minha mulher morou em Roma na década de 60, quando jovem.Ela e eu adoramos a Itália e quase sempre voltamos por lá.
Agora, já que o amigo citou, eu concordo e vou além, nada supera Florença.Sou apaixonado por tudo que há de bom e bonito por aquelas bandas.
Nesta minha viagem antes da Copa,resolvi conhecer parte de Portugal que eu não conhecia.Fiquei encantado com Lisboa, Cascais, Sintra,Coimbra etc.Faltou-me ir até o Porto.
Agora, em termos de paisagens,os Alpes Suíços, Italianos e Austríacos são insuperáveis.
Quando houver uma chance, no Brasil ou na Europa, conversaremos sobre a Monarquia e a Igreja.Tenho sobre elas algumas observações, como dizem, não politicamente corretas.Um abraço do JOTA.

Ruy Moura disse...

JOTA, não é à toa que existe a expressão 'La Bella Italia"...

Não falei das cidades de Portugal porque, como diz o Sergio ao falar da Itália - ele é cidadão italiano -, sou suspeito.

Porém, falando pela boca dos turistas, Lisboa é das mais belas cidades médias do mundo, a sua luz é inigualável e o 'Mar da Palha' (rio Tejo) dá à cidade uma convivência única. Há dois anos foi considerado o melhor destino turístico pelas agências de viagem e no ano passado o 2º melhor destino. No que respeita a cascais e Sintra, cuja população rejeitou a subida da categoria de Vila à categoria de Cidade, justamente para manter as características de ambas, considero o melhor lugar de Portugal para viver. Já vivi em Cascais, mas quando tive responsabilidades no governo português era complicado lá viver, porque quando havia um acidente na auto-estrada eram duas horas de viagem e as pessoas à minha espera para reuniões.

Outras cidades que gosto, além de Lisboa e Coimbra, são Évora e Aveiro - uma no interior e outra com costa atlântica.

Também há um sítio surpreendente na Europa, que muita gente não conhece, que é Bergen, na Noruega. A capital do país não é muito interessante, mas Bergen, situada entre fiordes, faz lembrar a morfologia do Rio de Janeiro em miniatura. Adorei lá estar.

Sobre Monarquia e Igreja?... O JOTA só tem algumas observações politicamente incorretas?... Eu tenho muitas... (rs)

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...