quarta-feira, 4 de junho de 2014

Um dia de 1964…


Dia 16 de Julho de 1964. Botafogo x Barcelona (Espanha). Decisão da Copa Iberoamericana a decorrer na Argentina, dois dias depois de o Glorioso abater o poderoso River Plate por 4x2 e ter ganho direito a presença na final com o não menos poderoso Barcelona.

 

Realizando uma partida sensacional, o Botafogo bateu, sem apelo nem agravo, o vice-campeão espanhol com base num sistema defensivo extremamente organizado, disciplinado e concentrado. Se a defesa garantia a inviolabilidade das nossas redes, o ataque, protagonizado por mais uma fabulosa exibição de Garrincha, que fez de Grazia o seu ‘joão’ do dia, não perdoava e faturava.

 

Superior durante todos os 90 minutos de jogo, o Botafogo só não goleou porque o jovem Jairzinho, acabado de ser integrado no plantel principal perdeu gols frente a frente com o goleiro espanhol.

 

Apesar do domínio alvinegro, o placar só foi inaugurado aos 44 minutos. Garrincha cobrou uma falta com uma invulgar violência e o goleiro Sadurni teve que soltar a bola. O Canhotinha de Ouro não perdoou e com novo chute violento fez 1xo para o Botafogo.

 

No segundo tempo o Botafogo ampliou por Joel, que fez um disparo do meio campo campo espanhol, e os nossos atletas fizeram uma vez mais algo que irritava profundamente os nossos adversários mas fazia as delícias da torcida: um olé que desesperou os espanhóis e pôs os argentinos delirando de prazer.

 

O Botaogo alinhou com Manga; Joel, Paulistinha, Nilton Santos e Rildo; Elton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Sicupira e Zagallo.

 

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...