sábado, 21 de junho de 2014

Torcedoras Gloriosas (46)


6 comentários:

Anónimo disse...

Grande RUI,de torcedoras gloriosas nós entendemos e jamais discordaremos.
Não vamos para esse lado de acharmos lamentável achar A ou B craque ou não.
Primeiro que eu não idolatro ninguém,muito menos o Messi. Segundo que meu único ídolo no futebol foi e sempre será o MESTRE NILTON SANTOS.Tinha todas as qualidades que a maioria hoje não possui.
Tudo é uma questão de escala de valores, e cada um tem a sua.
Não vejo vergonha ou desonra considerar um jogador muito bom.
Em minha escala existem gênios( Garrincha,Pelé e Maradona),craques(algo mais que os MB), MB jogadores,bons e a maioria.
Eu não consigo entender a sua fixação por eu não concordar em achar o CR craque.Eu o acho MB jogador, para você não basta? Será que só entende de futebol quem o acha craque?
Assisto as partidas dos principais torneios europeus,vejo MB jogos e alguns padrão CB.Lamento, mas não consigo enxergar tudo isso no CR.
Não tenho a menor vergonha de voltar atrás e mudar de opinião,caso ele me convença.
Meu amigo,não façamos disso um cavalo de batalha.Será tão ruim e difícil para você eu só achar o CR MB jogador?
Um forte abraço,para mim este tema está esgotado,nem eu,nem você somos os donos da verdade.JOTA.




Ruy Moura disse...

Ele não precisa convencer mais ninguém. Nem eu a si.

Garrincha é Garrincha, o único verdadeiro responsável pela fantástica projeção do Botafogo no mundo. Não obstante, e embora tenha sido absolutamente notável, o meu (não único) maior ídolo botafoguense foi o Manga. A elegância do toque com as pontas dos dedos com todo o corpo na vertival, ou a elasticidade de ir buscar a bola na 'gaveta' superior da baliza com as pontas dos dedos, jamais me sairão da memória.

Porque não queria usar luvas que lhe prejudicavam os movimentos, os dedos de Manga estão semi-mutilados por tais defesas inacreditáveis.

A minha admiração pela elegância e elasticidade do Manga era tão grande que quer no futebol quer no futsal, eu fui sempre goleiro nos campeonatos intercolegiais e no exército, quando cumpri o serviço militar obrigatório.

PS: Para secundar Garrincha ponho o Heleno de Freitas, depois o Didi, depois talvez o Nilton Santos e finalmente o Jairzinho, embora a preferência 'emocional' tenha sido sempre o Manga. Todos craques, evidentemente - de Garrincha a Manga.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

RUI,concordo plenamente sobre o MANGUINHA.Foi o maior goleiro que vi atuar até hoje.
Eu ficava estarrecido de ver ele desafiando os jogadores após os treinos.Era porrada atrás de porrada e o cara defendia quase tudo e ainda sacaneava os caras.
Não usava luvas, camisas acolchoadas e raramente colocava joelheiras.Um monstro debaixo dos paus.
HELENO vi muito pouco, mas segundo meu pai, jogava muita bola.JOTA.

Ruy Moura disse...

Eu usava joelheiras e luvas desde o tempo das peladas, porque como chegava a casa todo esfolado, o meu pai presenteou-me com luvas e joelheiras. E a bola da pelada era minha. Bola oficial oferecida pelo meu saudoso tio.

Não vi jogar o Heleno, porque eu ainda não tinha nascido, mas li atentamente todos os relatos e o cara era genial. Ruim de tratamento e mau colega para muitos, porque egoisticamente exigia tudo para si, e quando a coisa não lhe corria de feição fazia a 'vida negra' aos colegas com quem embirrava. Mas com a bola parece-me que não houve outro tão genial antes de Garrincha e de Pelé, JOTA. Nem memso Leônidas da Silva ou Friendereich.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

TEMPOS GLORIOSOS RUI.O Manga só respeitava o Nilo, um ponta esquerda que começou no Bonsucesso e foi parar no América.Não jogava nada, mas tinha um canhão no pé esquerdo.
O respeito começou em pleno maraca.A falta na intermediária e o Manguinha não quis barreira.Nilo soltou uma porrada que entrou na gaveta.Os jornais da época mostraram a foto do nosso goleirão, todo esticado, quase tocando na bola, foto digna de um prêmio.
Segundo tempo,outra falta, sem barreira, e novamente saco.A partir de então,em jogos contra o mequinha, com Nilo em campo, a barreira era armada.JOTA.

Ruy Moura disse...

Não me lembro desse Nilo, JOTA. De quem me lembro, com um chute tipo canhão, também do América, era um jogador chamado 'Alemão'. Verdadeira bomba.

Abraçosn Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...