terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Botafogo domina Prêmio Lance! 2024; confira todos os vencedores

por LANCE! (adaptado)

O Lance! promoveu uma votação de torcedores para atribuição do ‘Prêmio Lance! 2024’, que coroou diversos atletas que se destacaram no desporto na temporada de 2024.

No futebol, os jogadores do Botafogo dominaram a maioria das categorias no ano histórico em que o Clube conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América.

Eis os vencedores do Prêmio Lance! 2024:

MELHOR GOLEIRO

1º JOHN (Botafogo), 58%

2º Hugo Souza (Corinthians), 32%

3º João Ricardo (Fortaleza), 10%

MELHOR LATERAL

1º Bernabei (Internacional), 50%

2º Wesley (Flamengo), 39%

3º William (Cruzeiro), 11%

MELHOR ZAGUEIRO

1º ALEXANDER BARBOZA (Botafogo), 74%

2º Bastos (Botafogo), 16%

3º Vitão (Internacional), 10%

MELHOR VOLANTE

1º GREGORE (Botafogo), 48%

2º Aníbal Moreno (Palmeiras), 26%

3º Marlon Freitas (Botafogo), 26%

MELHOR MEIA

1º Gerson (Flamengo), 47%

2º Rodrigo Garro (Corinthians), 31%

3º Thiago Almada (Botafogo), 22%

MELHOR ATACANTE

1º LUIZ HENRIQUE (Botafogo), 57%

2º Estêvão (Palmeiras), 38%

3º Savarino (Botafogo), 5%

MELHOR MOSAICO

1º BOTAFOGO (jogo contra o Palmeiras na Libertadores), 62%

2º Flamengo (despedida de Gabigol), 23%

3º Ceará (confronto contra o América-MG), 15%

Fonte: https://www.lance.com.br/mais-esportes/botafogo-domina-premio-lance-2024-confira-todos-os-vencedores.html

7 comentários:

Sergio disse...

Não há como negar o trabalho do Artur Jorge, mas será que ele conseguiria ambos os títulos importantes de 2024 sem ter esses jogadores de qualidade? Longe de desmerecer o trabalho do treinador português, mas pelos seus relatos Ruy, como time do Braga o AJ só venceu a copa de Portugal (é esse o torneio?) derrotando o Sporting jogando por uma bola, depois de tomar duas goleadas de 5X0. Repito, o trabalho do Artur Jorge foi na minha opinião fundamental para o sucesso do Botafogo, e gostaria que tivesse continuado no clube, mas como dizia o saudoso Oto Glória: " não se faz omeletes sem ovos". Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Certamente, Sergio! Os craques são importantíssimos, tanto mais que são eles que evitam os gols na nossa baliza e marcam os gols na baliza adversária. O que quero dizer é que mesmo com a nossa muito boa equipe há treinadores que não saberiam geri-la da melhor forma, incluindo a verdadeira fortaleza mental que o inominável ex-treinador conseguiu incutir em todos os jogadores.

Sobre o Braga não há comparação possível: os jogadores à disposição são claramente inferiores aos do Botafogo. O investimento do Textor e o modesto investimento do Braga são incomparáveis. O campeonato português tem três candidatos ao título e o Braga é apenas o primeiro clube médio após os três 'grandes', mas a verdade é que apesar das goleadas que levou do Sporting por causa do seu futebol atacante, levou o Braga a dois terceiros lugares, desbancando clubes 'grandes', e classificou-o à Liga dos Campeões (embora nesta com muito pouco sucesso justamente por não ser clube 'grande').

Acrescento que,em minha opinião, a fusão entre comissão técnica e plantel ao nível da qualidade e da força mental de ambos são a base de grandes títulos na medida em que os treinadores atualmente são uma peça muito mais fundamental do que no passado. As últimas revoluções do futebol foram basicamente protagonizadas por treinadores, e os jogadores seguem-nos e ajustam a sua arte corporal segundo a arte mental.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Adenda exemplificando outro aspecto do papel fundamental do técnico: Barboza nunca foi craque e Bastos estava arrasado psicologicamente em fim de carreira, e foi o inominável que os moldou, lhes deu força mental e acabaram por constituir a melhor zaga de 2024.

Sergio disse...

Como disse anteriormente, gostaria que o Artur Jorge continuasse, pois soube extrair as melhores qualidades dos jogadores, tinha o carinho e respeito dos jogadores e da torcida e essa foi uma das razões de eu ter me decepcionado tanto com a atitude dele saindo da maneira que saiu do Botafogo. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Concordo totalmente. Gostaria que continuasse. Saiu à moda da 'porta baixa' face às diversas declarações que fez e que foram contrárias à ética. Porém, é passado e agora interessa-nos o porvir. Logo, nem vê-lo mais.

O meu receio é quem será o novo treinador face a nomes tão básicos até agora apresentados (excepção feita ao Jardine, que me agradava).

Abraços Gloriosos.

BFR Números disse...

Relativamente ao mesmo Lance! gostaria de saber se os troféus Osmar Santos e João Saldanha - respectivamente atribuídos aos campeões simbólicos do turno e returno do Brasileirão por eles - foram entregues ao Botafogo ou se eles deixaram de existir. Ainda teria um Osmar Santos de 2023, referente ao turno daquele ano.

Ruy Moura disse...

Os troféus simbólicos continuam a valer e creio que terão sido entregues. A cerimônia é informal, discreta e praticamente não divulgada ao grande público. Tenho em linha um artigo a publicar sobre o assunto.
Abraços Gloriosos.

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...