sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Probabilidade de ser campeão? Isso não Existe.

por Luciano Clarimundo
11.09.2013
Facebook

Ontem foi publicado no jornal “Lance!” matéria em que o matemático Tristão Garcia divulga uma tabela com as chances de resultados no campeonato brasileiro. Nessa tabela aparecem as probabilidades de cada time tem para ser campeão, ficar no grupo que vai à Libertadores ou ficar no grupo dos que serão rebaixados. (…)

Como professor de matemática posso dar uma breve explicação sobre a besteira que são esses cálculos. (…) Não existe probabilidade de ocorrência de resultados no futebol, pois este não é um jogo de azar, mas existe fé, existe transmissão de uma corrente positiva através da nossa torcida. Isso existe. E a torcida pelo Botafogo é cada vez maior. (…)

As explicações que Tristão Garcia dá para justificar seus números são ridículas, veja algumas [TG = Tristão Garcia; LC = Luciano Clarimundo]:

TG: Tem favorito sim ao título. É o Cruzeiro. Aos outros clubes, resta secar o Cruzeiro no segundo turno, mas, ao mesmo tempo, eles têm que melhorar o desempenho.
LC: Quem não sabe disso? É lógico que todos vão torcer por uma queda do Cruzeiro, pois ele é o líder do campeonato e, logicamente, todos os times pensam em querer melhorar seus resultados.

TG: Está desenhado que a Libertadores vai ser consequência da briga pelo título.
LC: Claro demais. Quem estiver disputando até o fim para ser campeão obviamente estará entre os primeiros.

TG: O time que emplacar três ou quatro vitórias seguidas aumenta consideravelmente as suas chances de ser campeão.
LC: Essa, acho que nem merece comentários.

TG: Lá embaixo, a chance do Náutico escapar do descenso é quase zero.
LC: A não ser que ele contrate o Barcelona para jogar o 2° turno em seu lugar.

TG: A cada rodada diminui a probabilidade de salvação para quem acompanha o Timbu no Z4.
LC: Precisa ser matemático para enxergar essa lógica?

TG: Cada jogo é decisivo negativamente para quem não soma pontos.
LC: Nessa, ele se superou.

Tristão Garcia costuma justificar seus cálculos baseado no histórico dos times na competição, só que probabilidade não é isso. Probabilidade nada mais é do que enxergar todas as possibilidades de resultados de um determinado evento ocorrer dentro de um espaço amostral previamente definido. Posso determinar a chance de sair quatro coroas no lançamento de quatro moedas, por exemplo, agora saber se o cruzeiro vai vencer ou perder os quatro próximos jogos, isso ainda é impossível.

10 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Esse Tristão Garcia faz jus ao nome. É uma pessoa ranhenta, amargurada, que não deve ver a luz do sol e fica falando sozinho com sua calculadora. É o mesmo que dava a certeza do rebaixamento do Fluminense em 2009 e dizia que o título já era do Atlético-MG em 2010.
Veja:
http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2012/08/27/eles-voltaram-matematicos-ja-estipulam-chances-de-titulo-e-risco-de-rebaixamento/

Os jornalistas deviam ignorar este tipo de coisa. Se não me engano, em 1966, cientistas fizeram cálculos nos computadores da época, que davam certeza que a União Soviética venceria a Copa daquele ano.
O que agrega este tipo de matéria? Todos sabemos que o futebol não é ciência, tampouco um esporte exato.
Isto é coisa de desocupado. Probabilidade existe no mundo financeiro e talvez em outros esportes com menos variáveis, mas no futebol não.

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Aliás, diziam que o Atlético com certeza seria campeão no ano passado.

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Para a piada ficar maior, vejam o que diziam em 2009
http://esporte.band.uol.com.br/futebol/brasileirao-serie-a/2013/noticia/100000628644/matematico-aponta-cruzeiro-favorito-e-diz-que-sao-paulo-nao-cai.html

Utilizar uma ciência desta forma é tão picareta quanto astrólogos que, sempre antes do campeonato, fazem suas previsões sobre quem será ou não o campeão. Chega de charlatanismo com cara de "previsão" na imprensa.

MAM disse...

Ridículo, acho que esse tipo de matéria é apenas para justificar que não seremos campeões.
Portanto uma matéria para dizer: Botafoguenses esqueçam, O BOTAFOGO NÃO SERÁ CAMPEÃO!

PATÉTICO!

Marcos Celso disse...

Esse Tristão Garcia deve ter um caso com um cara muito importante da mídia. Só existe ele de matemático no Brasil? Todo ano consultam as previsões "matemáticas" imbecis desse cara ... mídia global burra.

Ruy Moura disse...

Inteiramente de acordo, Aurélio. Lembro-me que os soviéticos eram conhecidos por prepararem o seu 'futebol científico' que seria invencível na Copa do Mundo. Chegou o Garrincha e estraçalhou tudo em três minutos. Agora há o Hyuri...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Concordo, Marco. Além da charlatanice referida pelo Aurélio, também penso que é uma previsão apontada ao Botafogo. Aliás, foi a 1ª vez que foram buscar o 'matemático' (?) antes do fim do 1º turno, justamente quando o Botafogo era líder. Isto é, a imprensa é que alimenta tudo isso porque lhe interessa.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Agora, a parte divertida: previsões de videntes, astrólogos e similares pra os clubes brasileiros:

Vejamos o que dizia um astrólogo no começo do ano, sobre o São Paulo:

"O time pode até não brilhar tanto pode não jogar bem, mas a sorte vai estar ao lado do São Paulo, principalmente nas competições internacionais”, completou".



Fatos: O São Paulo perdeu todos os torneios que disputou em 2013 e está na zona de rebaixamento.


Previa a famosa Mãe Dinah:

"A Copa Libertadores, segundo Mãe Dinah, já tem dono. Atual campeão nacional, o Fluminense será o próximo campeão das Américas. Para o Atlético-MG, grande favorito, falta fé: Cuca precisa se reforçar com artifícios que tragam sorte para poder ser campeão. "


Resultado: Fluminense eliminado no Paraguai pelo Olimpia e Atlético-MG campeão.

Não vejo diferença entre esses matemáticos de matérias picaretas e esses outros pseudo-adivinhos!
Ao menos os "adivinhos" não tentam usar uma ciência para justificar suas picaretagens. Dizem que assim foi revelado pelos astros ou pelo oculto e pronto.

Ruy Moura disse...

Marcos Celso, se pensarmos nas 'encomendas' feitas anualmente, a mídia convoca esse tristão justamente porque é 'inteligente' para os seus interesses... e o tristãozito lá vai fazendo figuras tristonhas...

A burrice deles é sobretudo uma falta genética de neurônios, mas quem tem culpa que a natureza siga caminhos ínvios?... (rs)

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Há uma agravante, Aurélio. É que enquanto os 'videntes' dizem se sustentar em fenómenos paranormais, ou algo parecido, e não precisam de nenhum curso para exercerem, já esses matemáticos de meia tigela têm um curso superior e colocam em causa a ciência e o método científico. É bastante grave!

Mas isso interessa muito a certa imprensa...

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...