domingo, 17 de novembro de 2013

Portanto, ovos nele, no presidente!


O Sporting Clube de Portugal fez a pior época de sempre em 2012/2013. Os Leões ficaram em 7º lugar no campeonato nacional e jamais haviam ficado abaixo do 5º lugar (e uma única vez). A descredibilidade era total, a dívida quase absurda, a presidência coisa de ‘brincadeira’ e os corpos diretivos idem idem aspas aspas.

Em Março, o presidente demitiu-se e houve eleições. Foi eleito Bruno de Carvalho, um jovem empresário de 41 anos, que foi cognominado, pela sua falange de apoio, o ‘presidente do povo’.

E em oito meses o novo presidente, ao qual foi atribuído um salário para se poder dedicar integralmente ao clube, reestruturou a enorme dívida que herdou; ‘limpou’ a folha salarial, que tinha gente a ganhar muito e a jogar pouco, contratando outros atletas por valores mais baixos, mas com potencial futebolístico; promoveu um conjunto de juniores provenientes da Academia do Sporting; aumentou as cláusulas de rescisão de todos os atletas; travou a saída do jogador ‘bruma’ (versão portuguesa do caso ‘vitinho’), uma jovem revelação que queria sair a preço zero, respaldado pelo seu guloso empresário, apesar de ter sido criado pelo Sporting, ganhando a causa em tribunal desportivo, negociando a saída do atleta por um valor considerável e, sobretudo, mostrando que com o ‘novo’ Sporting não se brinca; enfrentou publicamente o todo-poderoso presidente do FC Porto, que tinha o hábito de contratar os melhores sportinguistas com o beneplácito de presidências anteriores, cortando quaisquer relações com ele; mudou o staff sportinguista, contratou um novo diretor de futebol e um novo treinador.

Em nove jogos o Sporting mostrou a sua força e credibilizou-se mediante uma equipa que mostra consistência competitiva, ocupa o 2º lugar da tabela classificativa a dois pontos do Porto, tendo já defrontado o próprio Porto, o Benfica e o Braga – as três melhores equipas nacionais.

Bem, não me alongo mais. Só quero evidenciar que até o diretor de futebol do AC Milan reconhece o surpreendente Sporting de 2013/2014 e a subida em flecha dos valores de mercado dos seus atletas. Na verdade, só quero sublinhar que a simples mudança de um presidente incompetente para um presidente competente pode operar milagres.

O FC Porto mudou radicalmente o seu posicionamento provinciano de há 30 anos para ser uma das maiores potências mundiais de futebol; o Sporting parece querer mudar radicalmente com o seu novo presidente.

Só quero realçar que se uma torcida decide atirar ovos em cima de alguém do clube, deve ser, em primeiro lugar, sobre o responsável máximo do próprio clube, que, por exemplo, em vez de credibilizar o clube e o reforçar, decide, ano após ano, efetuar desmanches no plantel que descaracterizam completamente o seu futebol e o afastam da disputa de títulos importantes – PORTANTO, OVOS NELE, NO PRESIDENTE!

6 comentários:

Émerson disse...

Rui, perfeito!
Se houver que atirar ovos em alguém, que seja no maior culpado: o presidente do clube!
Se os jogadores se deixaram levar pelo marasmo e pela acomodação, é porque houve tapinhas nas costas vindas do alto, como no caso do "estou orgulhoso deste grupo", após a humilhação contra o "co-irmão", conforme apregoa o presidente banana.
De acordo com seu relato, o novo presidente do Sporting é exatamente o oposto do nosso atual.
Necessitamos, com urgência, de um novo presidente assim, tal qual o do Sporting!

Gil disse...

Rui,

Como o Botafogo e Sporting são irmãos siameses, separados por um oceano! Torço como um louco que o irmão Brasileiro copie o irmão Português nessa reestruturação politica do clube!

Estou de saco cheio da mesmice, que não nos leva a lugar nenhum!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É o oposto, Émerson. Completamente o oposto!

Em vez de estar na tribuna de honra assistindo ao jogo, o Bruno de Carvalho está no banco dos reservas, torcendo e estimulando a equipa. E mesmo quando elogia pede ainda mais aplicação e devoção!

Perdeu o jogo com o Benfica devido a artes da arbitragem, depois de um desempenho formidável, e por isso elogiou a equipa, mas não deixou de acrescentar que ainda podem fazer melhor!

Isto sim é um presidente!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Também, eu, Gil. Estou saturadíssimo da mediocridade a reinar no topo da Botafogo. Desde Emil Pinheiro escaparam os seis anos de Bebeto de Freitas (mesmo assim bastante amadores), porque todos os demais presidentes foram uma nódoa.

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

Se forem jogar ovos no presidente MA pela sua incompetência na direção do Botafogo, então vai faltar ovos no mercado. Parabéns ao co-irmão português Sporting de Lisboa (esse pode ser chamado de co-irmão) pela sua atual administração e, se não fosse tão parecido com o nosso Botafogo no que diz respeito as arbitragens, com certeza poderia ser campeão português. Estou torcendo para isso. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Nos últimos dez anos roubaram descaradamente dois títulos ao Sporting. Um foi o Benfica quando o árbitro validou um gol de Luisão que empurrou o goleiro e o tirou da jogada; um foi o Porto quando o árbitro validou um gol feito com a mão - em ambos os casos estava-se na penúltima rodada do campeonato... Decisões cirúrgicas...

Espero que no Rio não faltem ovos...

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...