sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um dia de 1938…

28 de Agosto de 1938. Botafogo x Fluminense, amistoso de inauguração do Estádio de General Severiano, “o estádio mais bonito do Brasil”, que acomodava 25.000 pessoas.

 

“Construção moderníssima, (…) o campo foi edificado em plano superior aos degraus iniciais das arquibancadas, cercado por um pequeno ‘alhambrado’, mudando, também sua antiga direção, para ficar com os gols colocados ao lado do Asilo e da Saúde Pública, respectivamente, ao contrário de outr’ora quando estavam fincados dos lados de General Severiano e da Avenida Wenceslau Braz. No centro do gramado foi colocado um grande mapa do Brasil, com pequenos furos para receber terra de todos os Estados, cerimônia que provocou o entusiasmo da enorme assistência.” (Castro, 1951: 460).

 

O Botafogo venceu o Fluminense por 3x2, gols de Patesko (2) e Perácio, alinhando com Aymoré, Bibi e Nariz; Zezé Moreira, Martin (Del Popolo) e Canali; Théo, Paschoal (Nelson), Carvalho Leite, Perácio e Patesko.

 

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); fonte: Alceu Mendes de Oliveira Castro: O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, 1951.

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...