domingo, 10 de novembro de 2013

Sporting 3x4 Benfica

Em jogo espetacular realizado no estádio do Benfica, o Sporting recupera na primeira parte de 1x0 para 1x1, acabando por sair em desvantagem por 3x1 ainda na 1ª parte. Porém, na 2ª parte, os Leões lutam muito e conseguem o empate 2 minutos depois do tempo regulamentar: 3x3. Poderiam ter vencido se o árbitro fosse 'limpo' e assinalasse uma grande penalidade contra o Benfica. Na prorrogação, para decisão da eliminatória da Taça, o goleiro sportinguista toma um verdadeiro galináceo de Luisão que remata já no solo. O gol valeu a classificação do Benfica para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. Ainda depois disso, nova grande penalidade a favor dos Leões poderia ter levado o jogo a 4x4 e à disputa por penalties.

Mas quem ganhou mesmo a partida foi o árbitro flamenguista, perdão, o árbitro benfiquista Duarte Gomes. Inicialmente, a Federação escalou um árbitro, aparentemente neutro, mas à última hora trocou e escalou um árbitro que já se declarou benfiquista e que prejudicou o Sporting em diversos jogos expulsando atletas leoninos sem razão - ontem foi mais um. Muito contestado pelos Leões, o árbitro foi escalado assim mesmo. Duas grandes penalidades ficaram por marcar a favor do Sporting e um gol do Benfica foi obtido em impedimento.

Errar é humano, não é normal errar só para um lado. Não acho normal. (...) O que aconteceu aqui é um forte revés para a verdade, para quem gosta de futebol e para quem acredita em fadas.” – disse Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

Comentário de um benfiquista no portal A Bola: “hahaha, sim falem do penalti por marcar, e do fora de jogo milimétrico...sim foi, mas o que interessa é que o sporting perdeu.....já não há taça de portugal, não há europa, dentro de pouco tempo já não vai haver campeonato, etc...”

Bonita declaração mesmo à 'velha' maneira flamenguista, reconhecendo os favorecimentos e gabando-se da vitória obtida pelo árbitro…


A jovem equipa do Sporting lutou até ao fim e mais uma vez a sorte não ajudou e o árbitro prejudicou. Porém, é de notar que, em 9 jogos, o Sporting defrontou as equipas portuguesas mais fortes: Porto fora de casa (D), Braga fora de casa (V), Benfica em casa (E) e fora de casa (D).

Pena foi que tão precocemente tenha havido este Sporting x Benfica para a Taça de Portugal, mas os próximos jogos são contra adversários com menos argumentos e então os Leões poderão retificar e rumar para novas vitórias.

Para um time que ficou em 7º lugar no campeonato nacional da época passada, que tem um orçamento seis vezes inferior ao do Benfica (16 milhões de euros contra 97 milhões de euros) e que joga com a garra que joga depois de se livrar dos jogadores mais caros e recorrer aos juniores, prova-se que a diretoria e a comissão técnica são muito importantes num time de futebol. Mesmo com jogadores muito mais jovens, um novo presidente e um novo treinador deram um colorido invulgar aos jogos do Sporting.

Este jogo é candidato a jogo do ano, pelo que jogaram as duas equipas, pelo número de golos, pela intensidade. O Sporting teve a infelicidade de correr sempre atrás do prejuízo. Tivemos uma alma enorme, os nossos jogadores orgulham os nossos adeptos. Estou triste por não passarmos, mas satisfeito pela atitude dos jogadores. O resultado não reflete o que aconteceu dentro de campo. Saímos daqui reforçados em termos psicológicos” – afirmou o técnico leonino, que uma vez mais fez as substituições certas para reagir e chegar ao empate por duas vezes.

É um ano para montar uma equipa que certamente estará consolidada no final da temporada se a ‘alma’ continuar sendo a mesma que foi até agora. Se o Botafogo tivesse um técnico e um presidente ao nível dos que o Sporting tem atualmente, e se os seus atletas jogassem com a alma e a concentração dos jogadores sportinguistas, seguramente que o campeonato brasileiro não nos teria escapado.

FICHA TÉCNICA
Sporting 3x4 Benfica
» Gols: Capel, aos 37’, Maurício, aos 62’ e Slimani, aos 90’+2 (Sporting); Cardozo, aos 12’, 42’ e 45’ e Luisão, aos 97’ (Benfica)
» Competição: Taça de Portugal
» Data: 09.11.2013
» Local: Estádio da Luz
» Público: 47.156 pessoas
» Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
» Disciplina: cartão amarelo – Rojo, Maurício, Carrillo, Slimani (Sporting) e Ruben Amorim, Lazar Markovic, Sílvio, André Almeida, Artur e Garay (Benfica); cartão vermelho – Rojo (Sporting)
» Sporting: Rui Patrício; Iván Piris, Maurício, Rojo e Jefferson; William Carvalho e Adrien; Wilson Eduardo (Carrillo), André Martins (Slimani), Montero e Capel (Carlos Mané). Técnico: Leonardo Jardim.
» Benfica: Artur; André Almeida, Luisão, Garay e SWílvio; Matic, Ruben Amorim (Ivan Cavaleiro) e Enzo Pérez (Lima); Lazar Markovic, Gaitán e Cardozo. Técnico: Jorge Jesus.

2 comentários:

Gil disse...

Rui,

Isso é Karma! Só pode ser!
A Grande diferença é que o Sporting continua lutando em campo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Se há alguma dúvida sobre as semelhanças entre o BFR e o SCP, aqui vai a última: ao mesmo tempo que vitinho saía do Botafogo, também o Bruma saía do Sporting - ambos criados nas bases.

O Bruma queria sair de graça, alegando ter terminado o contrato de 3 anos. Mas havia um prolongfamento de um ano. O SCP levou-o a tribunal desportivo e ganhou. Ele acabou saindo mas pelo preço que o Sporting estipulou.

Mas se tudo correr como se afigura, o SCP fará um bom ano, ao contrário do nosso Assumfogo em 2014.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...