terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fragmentos ‘futebol do botafogo 1951-60’: o politizado Garrincha [35]

por CARLOS VILARINHO
especialmente para o Mundo Botafogo
sócio-proprietário e historiador do Botafogo de Futebol e Regatas

Na eleição para o governo da Guanabara, ocorreu uma tragédia. Lacerda (UDN-PDC-PR) obteve ínfima vantagem (2,3%) sobre Sérgio Magalhães (PTB-PSB, que lançara o repto ao eleitorado: “Se você é reacinário e entreguista, vote em Lacerda!” produto da conjura pessedista (JK e Amaral Peixoto), Mendes de Moraes (4º lugar) retirou preciosos votos da chapa nacional-democrática, dando a vitória às forças que jamais haviam vencido uma eleição no Brasil.

Genivaldo e Garrincha votaram na chapa Lott-Goulart. Garrincha era filiado ao PTB (diretório de Pau Grande) há muitos anos. Na última semana de Abril, ele havia declarado seu voto ao órgão nacionalista O Semanário: “Vem aí o 3 de outubro e essa gente que ainda faz alarde da nossa incapacidade não perde por esperar. Vamos escalar Lott, ponteiro mais calmo e mais certeiro do que eu, para atirar pelotaço em entreguista na cancha de Brasília”.

[O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias do Rio de Janeiro e a partir do sítio www.ofuteboldobotafogo.com]

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...