sábado, 6 de dezembro de 2014

Sporting 3x1 Boavista

Nani sendo cuidado após saída por lesão

A primeira etapa foi relativamente morna, mas na etapa final o Sporting mostrou novamente um excelente futebol – o melhor que se pratica atualmente em Portugal – e faturou a 5ª vitória consecutiva.

Entretanto, depois de 3x0, e já no final da partida, o Sporting terá, provavelmente, estabelecido um novo recorde merecedor do Guiness Book: 5º gol contra em… 10 partidas!

A equipe tem um goleiro muito bom, Rui Patrício, titular da Seleção Portuguesa, que ontem completou 300 jogos pelo Clube, tem um meio campo fabuloso, um ataque que concretizou 19 vezes nos últimos seis jogos e uma defesa oscilante e permeável. Ora um ora outro defesa decide ser caridoso e premiar o adversário com um gol contra. É um caso muito sério a enfrentar.

Última sequência de oito jogos (com gols contra):

SCP 3x1 (1)
SCP 3x0
SCP 3x1 (1)
SCP 5x0
SCP 1x1
SCP 4x2 (1)
SCP 0x3 (1)
SCP 4x2 (1)

Nunca vi nada igual…

Mas a muito má notícia é que o craque da equipe e espinha dorsal das ações leoninas se lesionou e ainda não se sabe a gravidade da lesão. Poderá ir até três semanas, o que significa que Nani ficaria fora do jogo contra o Chelsea a meio da semana. O Sporting – que se não fosse descaradamente roubado já estaria classificado para a fase seguinte da Liga dos Campeões – necessita de empatar em Londres se o Schalke ganhar o outro jogo, ou pode mesmo perder se o Schalke não ganhar. Mas empatar em Londres, perante o líder incontestado do campeonato inglês, é difícil.

Caso não se classifique, o Sporting transita para a Liga Europa.

FICHA TÉCNICA
Sporting 3x1 Boavista
» Gols: Carrillo, aos 54’, Carlos Mané, aos 56’ e João Mário, aos 81’ (Sporting); Jonathan Silva, aos 87’ (Boavista)
» Competição: Campeonato Português
» Data: 05.12.2014
» Local: Estádio do Bessa XXI, no Porto
» Árbitro: Jorge Sousa (Porto); Assistentes: Álvaro Mesquita e Nuno Manso
» Disciplina: Julien, Ruben Gabriel e José Manuel (Boavista)
» Sporting: Rui Patrício; Miguel Lopes, Paulo oliveira, Maurício e Jonathan Silva; Carlos Mané, William Carvalho, Adrien Silva (André Martins) e Nani (Carrillo); Slimani (João Mário) e Fredy Montero. Técnico: Marco Silva. Tática: 4x4x2.
» Boavista: Mamadou; João Dias, Fábio Ervões, Carlos Santos e Julian; Idris; Ruben Gabriel (Quincy) e Anderson Carvalho; José Manuel (Leozinho), Uchebo e Brito (Bobô). Técnico: Petit. Tática: 4x1x2x3.

4 comentários:

Antonio Oswaldo Cruz disse...

O Nani é da academia do Sporting?

Ruy Moura disse...

Sim, Antonio, e é muito querida da torcida. Fizeram uma festa enorme no aeroporto quando regressou ao Sporting. Creio que foi vendido ao Manchester em 2006. Agora o Manchester comprou o Marcos Rojo ao Sporting por 20 milhões e emprestou o Nani por um ano com salários pagos pelo clube de Manchester. Um excelente negócio para os leões.

Abraços Gloriosos.

Antonio Oswaldo Cruz disse...

De fato um excelente negócio para o Sporting. Me espanta não existir mais estudos de caso da estrutura e intercâmbios de clubes brasileiros com a academia do Sporting.

Ruy Moura disse...

A verdade, Antonio, segundo me parece, é que a maioria dos brasileiros 'acha' que o ex-colonizador calça tamancos, tem barriga grande, usa bigode e as mulheres têm barba. Sei que é apenas uma imagem, e popular (a elite não partilha desse disparate nem a troco de brincadeira), mas não deixa de ser estigmatizante. Um exemplo: em um dos trabalhos que realizei para o Governo Federal do Brasil, na qualidade de perito da União Europeia, que financia projetos ao Governo brasileiro e utiliza peritos europeus, ficaram muito espantados com a - segundo eles - qualidade extraordinária do estudo realizado e fui publicamente elogiado. Normal, porque se fosse mau também teriam criticado. Menos normal foi - durante o seminário que ministrei - o comentários que ouvi de passagem, sem que os autores se tivessem apercebido disso, do tipo "português inteligente este" e "este português é muito culto". Evidentemente que se fosse um sueco o comentário não seria "sueco inteligente este" ou "sueco culto este" - porque é pressuposto que português não tem inteligência nem cultura mas sueco sim. Estigma idiota e, esse sim, de gente realmente pouco ou nada inteligente...

Portugal não sabe tanto de aeronáutica como o Brasil, mas em inúmeras áreas, embora seja escassa a sua dimensão territorial e populacional, é um país de ponta. Anualmente são realizadas inúmeras invenções premiadas internacionalmente. Os portugueses têm prêmios internacionais de topo já neste século na medicina, na neurologia, no jornalismo, na inteligência artificial, nos transportes, na pintura, na literatura, etc. No futebol, não sendo uma potência do tipo 'campeão do mundo', costuma ocupar os 10 primeiros lugares do ranking da FIFA, gera jogadores premiados como os melhores do mundo e uma escola de treinadores invejável. Basta dizer que na Copa do Brasil em julho, os treinadores portugueses (representando três países) estavam em maioria. E na Europa conduzem grandes clubes como o Chelsea, o Mônaco, o Zenit, o Olimpiakos e outros, além dos treinadores portugueses de Sporting e Benfica, também de craveira internacional. Na arbitragem elegeram Pedro Proença como o melhor árbitro do mundo em 2013 e o presidente do Porto foi premiado pela FIFA com o raríssimo prêmio de reconhecimento da grande carreira de dirigente desportivo. O Sporting tem a 2ª melhor academia do mundo (atrás do Barcelona). Tem filiais da sua Academia na Colômbia e em Angola. No entanto, nunca leio, em jornais brasileiros, a referência à Academia do SCP. Só aparecem as do Ajax, Barcelona, etc.

Pior para o futebol brasileiro não fazer benchmarking por esse mundo fora, porque estando fechado ao mundo e vivendo orgulhosamente de 5 títulos de campeão do mundo, tem um campeonato nacional de jogadores medianos, treinadores medíocres, árbitros escandalosamente ladrões e dirigentes subdesenvolvidos (CBF, FERJ, Botafogo, Flamengo, Palmeiras, etc.)

O Ceni foi há uns dois anos à Academia do Real Madrid e saiu de lá absolutamente fascinado com o desenvolvimento do futebol e da estrutura do Real. Disse que aprendera muito para quando viesse a ser treinador, mas guardou os ensinamentos para si...

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...