quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Avante, Botafogo!

.

O Vasco da Gama é o rival com o qual o Botafogo possui o saldo mais negativo entre vitórias e derrotas. Porém, não obstante o Vasco da Gama nos ter vencido mais 50 vezes do que nós a eles, apenas nos ganhou a decisão da Taça Guanabara de 1965 – e nós ganhamos-lhe em decisão 4 campeonatos cariocas, 2 taças Guanabara, 1 Torneio Rio-São Paulo e 1 Torneio Municipal!

Em consequência, a atitude para hoje é simples, caros atletas botafoguenses: encarem o jogo contra o Vasco da Gama como mais uma decisão!

Eis as decisões ganhas:

BOTAFOGO 3x1 VASCO DA GAMA
» Gols: Paraguaio, Braguinha e Octávio (Botafogo); Ávila (contra) (Vasco da Gama)
» Competição: decisão do Campeonato Carioca 1948
» Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octávio e Braguinha. Técnico: Zezé Moreira.

BOTAFOGO 3x0 VASCO DA GAMA
» Gols: Geraldo, Baduca e Dino
» Competição: decisão da Taça Prefeitura do Distrito Federal 1951
» Botafogo: Arízio, Haroldo e Nílton Santos; Araty, Richarde (Carlito) e Bob; Joel, Geraldo, Dino, Baduca e Jayme. Técnicos: Carvalho Leite e Newton Cardoso.

BOTAFOGO 3x0 VASCO DA GAMA
» Gols: Jairzinho 43’ e 57’ e Parada 62’
» Competição: decisão do Torneio Rio-São Paulo 1966
» Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Élton e Gérson; Jairzinho, Bianchini (Zélio), Parada (Sicupira) e Roberto (Afonsinho). Técnico: Admildo Chirol.

BOTAFOGO 4x0 VASCO DA GAMA
» Gols: Roberto, Rogério, Jairzinho e Gérson
» Competição: decisão do Campeonato Carioca 1968
» Botafogo: Cao, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo.

BOTAFOGO 1x0 VASCO DA GAMA
» Gol: Carlos Alberto Dias 79'
» Competição: decisão do Campeonato Carioca 1990
» Botafogo: Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Wilson Gottardo, Gonçalves e Renato Martins; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Djair (Gustavo); Donizete, Valdeir e Carlos Alberto Dias. Técnico: Joel Martins.

BOTAFOGO 1x0 VASCO
» Gol: Gonçalves 77'
» Competição: decisão da Taça Guanabara 1997
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Sorato (Dimba). Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO 1x0 VASCO
» Gol: Dimba 78'
» Competição: decisão do Campeonato Carioca 1997
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton (Marcelo Alves); Bentinho e Dimba (Róbson). Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO 2x0 VASCO DA GAMA
» Gols: Fábio Ferreira 25’ e Loco Abreu 83’
» Competição: decisão da Taça Guanabara 2010
» Botafogo: Jefferson, Wellington, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lúcio Flávio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Referências:
Pesquisa de Pedro Varanda e Rui Moura
Publicações do Blogue Mundo Botafogo

9 comentários:

Francisco Costa disse...

Já que cada jogo em um campeonato de pontos corridos é uma decisão, não tenho razões para me preocupar com o jogo de hoje. Minha única preocupação será a quantidade de bolinhos de bacalhau que vou saborear após o jogo.
Será 3x0 fácil, “forante” o baile.

Ruy Moura disse...

Rsrsrs... Bolinhos de bacalhau é bom. Não faço questão de placar, apenas de vitória. E que não seja com o sofrimento habitual.

Abraços Gloriosos!

Saulo disse...

Esse jogo é muito importante pra nós e uma vitória nos coloca bem na fita.

Lorismario disse...

Rui. Ainda bem que no futebol não existe lógica. Se assim fosse perderíamos o jogo de hoje pois não é decisão. Como creio que um jogo se ganha por um conjunto de variáveis tais como, melhores jogadores (habilidade), melhor tática, melhor técnica, melhor preparo físico,maior entrosamento, melhor aproveitamento de chutes a gol, maior posse de bola, mais poder ofensivo-chutes a gol-,maior incisão - busca do gol-, etc... fico a pensar quem tem mais chances. Elimino o fator sorte/azar pois do meu ponto de vista azar é falta de controle de variáveis. Abração. Loris

Ruy Moura disse...

Exatamente, Saulo. Podemos ganhar os dois jogos que se seguem. Podemos e devemos. Então, a mídia começará a ficar com os cabelos em pé connosco.
E os adversários bem temeroso.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Globalmente de acordo, Loris. Apenas um porém: a vida não é apenas ciência e certos imponderáveis fazem parte dela. Na curva da normal, eu diria que os azares ficam num extremo e as sortes noutro. Porque também há azar, infelizmente. Na vida e no futebol. Mas concordo que dificilmente uma equipa perde apenas por azar. Muito dificilmente.

Há treinadores que gostam muito de atribuir o azar às derrotas...

Abraços Gloriosos!

google disse...

Grande Rui!

Dá uma olhada neste vídeo q postei no youtube!
Como diz o glorioso jornalista alvinegro Roberto Porto, "glórias irrefutáveis"!

http://www.youtube.com/watch?v=gbnv56N_svQ (sala de troféus do Botafogo de Fr).

Ruy Moura disse...

Grande Sérgio! Aí estão todas as Glórias!!! Valeu!

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Que toda a indignação contra as arbitragens desfavoráveis sejam baseadas nas atitudes de Loco Abreu.

O Uruguaio honrou o time do Botafogo nesta partida injusta onde jogamos mais contra o juiz do que contra os vascaínos.

Perseguição cruel e constante com o uso da violência acima do comum e uma desfaçatez, um cinismo do senhor juiz em fingir que não via.

Pior pra quem viu o jogo pelo PFC como eu, que teve que ouvir nossos narradores e comentaristas de sempre pormenorizarem as reclamações alvinegras.

Raça! Indignidade como estímulo para se mostrar capaz.

Dos males o menor. Sei que tivemos culpa nos descontroles, mas devido ao evidente desfecho que se tramava, perdôo a todos.

Pelo menos assim eu penso.

Mauro.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...