quarta-feira, 21 de maio de 2014

Um dia de 1961...

Arte: Iram Santos


Dia 28 de dezembro de 1961. Botafogo x Flamengo. Último jogo do campeonato carioca. Botafogo já campeão com oito pontos (4 vitórias a mais) sobre Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, empatados em segundo lugar.

 

Em 4x3x3 o Botafogo dominou o jogo do início ao fim, criando sucessivas oportunidades de gol. Até aos 18 minutos China já perdera duas chances claríssimas de gol.

 

O Flamengo mudou a sua postura tática aos 20 minutos e o seu ataque melhorou, mas a defesa permanecia frágil e, aos 43 minutos, China recebeu a bola de Zagalo, livrou-se de Jadir com um toque subtil e à entrada da área fuzilou para inaugurar o marcador. Fim da 1ª parte: Botafogo 1x0.

 

No 2º tempo o Flamengo fez nova modificação tática, puxando Airton para a direita e Germano para centroavante. De nada adiantou face à defesa coesa do Glorioso. Então, ganhando mais confiança, Zagalo, que jogava recuado, adiantou-se no terreno e o time passou a jogar num 4x2x4.

 

A mudança surtiu efeito e aos 60 minutos Amarildo fez um golaço: recebeu a bola na intermediária, avançou no terreno, com um drible de corpo tirou dois adversários do caminho simultaneamente, entrou na área, escolheu o canto e ampliou: Botafogo 2x0.

 

Amarildo fechou o placar aos 68 minutos, beneficiando de uma bola dividida que, rematada pelo ‘Possesso’ à entrada da área, acabou por entrar no canto direito da baliza de uns flamenguistas vergados ao poder do Glorioso.

 

Ainda houve tempo para Babá, do Flamengo, ser expulso aos 85 minutos por reclamação e Garrincha sair de campo contundido.

 

O Botafogo alinhou com Manga; Cacá, Zé Maria, Paulistinha e Rildo; Airton e Édson; Garrincha, China, Amarildo e Zagalo.

 

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo).

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...