segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente…

A cultura e a elegância oral: um hino à inteligência e à sensibilidade humana
Culturalmente imperdível em https://www.youtube.com/watch?v=0rBCKrgO3vg

10 comentários:

marlon disse...

Querido Ruy,
boas tuas postagens alusivas às eleições. Infelizmente, o preconceito no Brasil nunca esteve tão forte quanto agora. A direita finalmente assumiu suas preferências e deixou de lado sua dissimulação tradicional. A Globo está tremendo com o anúncio de mais democracia...
E o Botafogo? Não dizem que está enterrado? Que é passado? Ao que parece, com 4 governadores, o Fogão continua intragável para algumas globos da vida.
grande abraço, Marlon

Daniel Pablo disse...

Grande Rui, muito legal a homenagem que fizeste a nós aqui do Nordeste. Realmente eu não consigo entender tamanha imbecilidade dos preconceituosos.

Primeiro, esteriotipam e generalizam. Os programas sociais do governo são importantes para pessoas pobres, no entanto tem gente que se acomoda e vive somente dessa renda. Outros, continuam a trabalhar e se valem do programa para realmente mudar de vida. Dizer que todos são vagabundos é exagero.

Sobre as divisões de países, a história mostra que o melhor é juntar do que separar. As colonias espanholas foram desmembradas em países menores, e isso não ajudou a desenvolve-los, pelo contrário os fragilizaram frente as potências mundiais. E por falar em potência, os EUA, nação mais poderosa, surgiram da união de 13 "países" pequenos para formar um grande.

Então se o Brasil se dividir como querem os preconceituosos seria desastroso para todos. E nessa divisão o Nordeste arrastaria o Norte (Amazônia) já que culturalmente e em termos de desenvolvimentos eles são mais semelhantes a nós do que as outras regiões.

Por fim, mando o link da versão musical do poema.

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1646955679470718856&postID=2887474441055373535

abraços !!!

Émerson disse...

Rui,

Como faço para mandar-lhe um e-mail?
Saudações Gloriosas!

Émerson.

Ruy Moura disse...

É assim a direita. Acoberta-se em qualquer partido, mas desta vez estavam convencidos que ganhavam e o verniz estalou brutalmente. O choque foi demasiado e mostram-se como são. Ressalvo muita gente que certamente votou Aécio e não é gente fascizante. Esses eu respeito. Porém, sinceramente, não respeito muito quem me vem com estigmas xenófobos, homófobos, racistas e misóginos. Essa franja de direita segregacionista que votou em Aécio não vale nada. Prefiro privar com qualquer nordestino analfabeto do que com um aecista do calibre que enunciei. Todos esses preconceitos, desejando o Ébola ao Nordeste, a morte de todos, é coladinho do hitler na sua depuração fascista dos judeus. Tal e qual.

A Dilma cometeu muitos erros, mas se fosse capaz de travar a rede Globo, já valia a pena o mandato.

O Botafogo enterrado não está, meu amigo, mas que está moribundo não tenho dúvida. Só um grande balão de oxigênio nos poderá devolver o passado no futuro. Já leu que 36 jogadores terminam contrato no final do ano? O sacana - é este o termo - do NÓDOA até nisto foi mesquinho e mau: deixar a próxima diretoria sem plantel.

É o maior sacana da história do Botafogo.

Tenho poucas esperanças na permanência de divisão, mas a esperança é a última que morre.

Ontem, o Thiago Alvim faltou ao encontro dos quatro candidatos na TV Manchete. Supostamente por estar negociando coisas para o Botafogo e ter ido tomar posse de presidente de uma coisa qualquer de Gastronomia. magine se eu acredito!

Estamos entregues à bicharada. Não vou fazer campanha por nenhuma chapa, mas acho que só há uma chapa razoável e que pode ser criativa.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Daniel, há gente assim em todo o mundo. Gente má, mesquinha e egoísta. O coletivo para eles não vai além do próprio umbigo. Cultura: ZERO!

O Bolsa Família é positivo para tirar muita gente da miséria. É uma medida de proteção passiva. Sou a favor - e isso a Dilma deveria conseguir mudar - de medidas ativas, isto é, dar formação às pessoas e um ofício obrigatoriamente para depois lhes exigir a busca de emprego sob pena de perderem a bolsa. Na Dinamarca, por exemplo, o subsídio de desemprego é limitado e tem mecanismos justamente para forçar as pessoas a encontrarem emprego e não vaguearem sem nada fazer, sem nada contribuir para a sociedade. É uma medida que tem contribuído muito para a busca ativa de emprego.

Os brasileiros bem podem dever à filosofia da colonização portuguesa de agregar em vez de dividir. os espanhóis foram colonizadores brutais, dividiram para reinar, esquartejaram o território e distribuíram pequenas partes aos locais depois de chacinarem a maioria. Ao contrário, a colonização portuguesa e os bandeirantes tinham a lógica de ampliar o país. Um ilustríssimo desconhecido - Pedro Teixeira - foi um dos grandes desbravadpres que estendeu o país quase até ao outro oceano. Foi notável. E quando a independência chegou havia uma nação lusófona, e não dezenas de nações hispânicas.

A diferença entre EUA e Brasil é que os americanos têm consciência que a sua força advém da unificação das subculturas, da unidade da sua língua, da defesa da sua bandeira, do fortalecimento das instituições. No Brasil é o inverso: uns querem dividir o país (São Paulo já o tentou fazer há décadas, mas não foi avante), outros queimam a bandeira e a maioria esmagadora não acredita nas instituições...

O Norte e o Nordeste, sem a exploração de que têm sido alvo, seriam uma grande nação, podes crer. Há um passado não muito 'famoso' porque os coronéis e outras forças dominadoras tomaram conta dos territórios e submeteram os povos locais sob o fogo das espingardas dos 'coronéis', mas há uma cultura forte e uma identidade absolutamente coesa. Um Norte-Nordeste com vontade, determinação, sentido de nação e criação de instituições fortes mostraria que o Brasil dividido seria mais fraco e o Norte-Nordeste independente mais forte...

Felizmente o país continuará como está em termos de fronteiras e esta histeria vai passar. E o Nordeste precisa da esquerda para viver melhor, porque à direita todo o seu passado já mostrou o que ela faz à população pobre e desprotegida.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Obrigado pelo link, Daniel.

Ruy Moura disse...

Aí vai Émerson: mundobotafogo@gmail.com

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Daniel, o link que me enviou vem dar aos comentários do blogue. O link deve ser outro.

Abs. Gloriosos.

Carlos L. disse...

Rui, post excelente, comentários seus e dos demais sempre de alto nível, como sempre. Estas lições da história e de visão humanista é que faltam a todos os cabeças fracas que se deixam influenciar pelo ódio entre classes disseminado pelos oligopólios midiáticos ainda existentes por aqui. Mas tenho muita esperança que a Dilma e a boa internet deverão mandá-los para os ares, ainda neste segundo mandato.

Abraço,

Carlos L.

Ruy Moura disse...

Carlos, obrigado pelos elogios e apoio. Então convido-o a ler os comentários que fiz aos comentários do JOTA ontem no blogue:

http://mundobotafogo.blogspot.pt/2014/10/carta-do-toy-meu-fiel-companheiro.html

No blogue não faço publicações político-partidárias porque julgo não ser o espaço para o efeito, mas como nunca me furtei a olhar as coisas de frente e as minhas ações são sempre enformadas por opções políticas seja no que for - porque o homem é um animal político -, e então respondo a questões políticas por consideração aos muitos amigos de grande nível que frequentam o blogue. Porque na verdade este blogue é um espaço que soube atrair as pessoas 'adequadas' e repelir as 'desadequadas'.

É um blogue feito da inteligencia de todos nós contra o obscurantismo a que as direções do nosso Clube nos têm levado, e com o apoio de milhares de torcedores que estiveram ao lado de Assumpção durante todos estes anos sem perceber que ele nos ia destruir. Combato-o desde abril de 2009 após o caso do almoço com a direção do flamengo e avisei que poderíamos estar a caminho da insolvência desde o início do mandato 2012-2014 quando me apercebi da política financeira, dos desmanches do time e de contratações absurdas que fizeram.

Nota final: Não conte muito com a liberdade total da Internet dentro de alguns anos, porque os governos bloquearão determinados domínios que lhes sejam desafetos. Os exemplos dos levantamentos populares na Líbia e no Egito trouxeram o assunto à discussão dos poderosos nos seus meios fechados onde planeiam sistematicamente o controle do planeta.

À medida que a democracia se expande os poderosos precisam de apertar o controle para manterem os seus privilégios. Então, tal como se faz na China de hoje, certos endereços e domínios da Internet foram interditados aos chineses. A onda vai crescer.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...